Contrários ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que defende o isolamento vertical, ou seja, apenas para idosos e pessoas com problemas de saúde e tem a intenção de autorizar o retorno do trabalho formal e informal em todo o País e critica as ações que os prefeitos e governadores têm tomado em relação ao combate do novo coronavírus (covid-19). Autoridades como o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, defenderam, nesta segunda-feira (30), a necessidade isolamento social para o combate a pandemia coronavírus.
Dias Toffoli, que está em isolamento em casa desde que teve contato com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que está com coronavírus, ressaltou a importância do isolamento social para reduzir as contaminações do covid-19 neste período e deu declarações em transmissão ao vivo feita pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz e afirmou que "tudo leva a crer a necessidade do isolamento". "É para puxar a diminuição de uma curva e ter atendimento de saúde para a população em geral. Momento de solidariedade no País e no mundo todo".
O ministro do STF, Gilmar Mendes, sublinhou que os prefeitos e governadores estão tomando decisões alinhadas às determinações de isolamento social do Ministério da Saúde. Na ocasião, Gilmar defendeu a atuação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. "Temos essas disputas mas, a mim, parece que a orientação do Ministério da Saúde é inconfundível com as posições que estados e municípios vem defendendo", e completou que surgiram "problemas políticos" após a critica de Bolsonaro ao isolamento social.
Manifesto Pelo Isolamento Social
Os líderes dos partidos no Senado aprovaram, na manhã desta segunda-feira (30), um manifesto em defesa do isolamento social "Pelo Isolamento Social". Contrariando seu líder, o líder do governo Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho, também foi favorável ao isolamento "para minimizar os efeitos da pandemia".
>> Líder do governo Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho, defende isolamento social
O presidente da Casa, Davi Alcolumbre, que teve coronavírus, declarou no Twitter que sabe, por experiência própria, a importância de seguir as recomendações da OMS.
Nesta segunda (30), o @SenadoFederal divulgou manifesto em apoio ao isolamento social e a permanência das pessoas em casa durante a epidemia do Covid-19. O documento é assinado pelos líderes. Sei, por experiência própria, como é importante seguir as orientações da OMS #ficaemcasa
— Davi Alcolumbre (@davialcolumbre) March 30, 2020
Comentários