Consórcio Nordeste

Governadores do Nordeste criam Comitê Científico para auxiliar no combate ao coronavírus

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste tem o intuito de auxiliar os governadores da região na tomada de decisão sobre as ações de enfrentamento à covid-19

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 30/03/2020 às 20:25 | Atualizado em 30/03/2020 às 21:18
Heudes Regis/SEI
Governadores do Nordeste - FOTO: Heudes Regis/SEI

O Consórcio Nordeste, formado pelos nove chefes do executivo estadual da região, formalizou nesta segunda-feira (30), o seu Comitê Científico com objetivo de auxiliar os governadores a tomarem decisões em conjunto sobre as ações de enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus.

>> Coronavírus: Prefeitos do País perguntam se Bolsonaro irá se responsabilizar pelas consequências da reabertura social e ameaçam ir à Justiça

A primeira reunião do Comitê Científico do Consórcio Nordeste será realizada nesta terça-feira (31) e contará com profissionais da área de pesquisa, como o cientista Miguel Nicolelis, e o físico e ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. “É uma guerra. Precisamos de apoio científico para vencê-la”, afirmou o governador Rui Costa (PT), presidente do Consórcio.

A comissão fará reuniões periódicas com autoridades científicas brasileiras e de outros países, a exemplo da Itália, da Alemanha e da China, para discutir soluções na tentativa de frear a disseminação de casos da Covid-19. Além disso, o Comitê emitirá boletins com todos os números da região relativos à doença e divulgará orientações baseadas nas pesquisas realizadas pelo grupo.

O Comitê ainda está em formação, mas já conta 13 membros, incluindo um indicado por cada estado, e deve permanecer ativo até o final da pandemia.

Governadores mantém medidas restritivas 

Os governadores do Nordeste divulgaram uma nova carta, nesta sexta-feira (28), após reunião por videoconferência,  manifestando indignação com a postura do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em contrariar recomendações de entidades reconhecidas na área da saúde em relação ao novo coronavírus (covidd-19), ao defender a flexibilização do isolamento social.

Os governadores também criticam a campanha lançada pelo governo federal intitulada "Brasil não pode parar", que incentivava a população a voltar a circular nas ruas. "(O governo federal) promove campanha de comunicação no sentido contrário, estimulando, inclusive, carreatas por todo o país contra a quarentena. Este tipo de iniciativa representa um verdadeiro atentado à vida", diz trecho da carta.

Eles garantiram que permanecerão agindo de acordo com a "ciência e pela experiência nacional", na tomada de decisões contra o coronavírus, através principalmente da Organização Mundial da Saúde

Comentários

Últimas notícias