Eleições 2020

Ex- líder do governo Geraldo Julio deixa o PSD para se filiar ao Republicanos

O vereador Gilberto Alves, que está em seu terceiro mandato, anunciou nesta segunda-feira, sua filiação ao partido Republicanos

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 06/04/2020 às 16:12 | Atualizado em 30/04/2020 às 10:44
JC Imagem
O vereador Gilberto Alves era filiado do PSD e chegou a ser convidado para ingressar ao PSB. O parlamentar foi líder do governo do prefeito Geraldo Julio na Câmara Municipal do Recife - FOTO: JC Imagem

O vereador Gilberto Alves, confirmou sua filiação ao Republicanos, nesta segunda-feira (06). O parlamentar, que chegou a receber convite para ingressar ao PSB, no ano passado, e já foi líder do governo do prefeito Geraldo Júlio em 2012, era filiado ao PSD e único representante do partido na Câmara Municipal do Recife. Com o anúncio, o Republicanos - cujo o presidente é o deputado federal Silvio Costa Filho - conta agora com dois vereadores.  

>>Isabella de Roldão é exonerada da Secretaria de Habitação do Recife

>> Eleições 2020: o novo quebra-cabeça para eleger vereadores

>>TSE diz que não pode alterar calendário eleitoral

>>Prefeituráveis mudam rotina por causa do coronavírus e divergem sobre possibilidade de adiar as eleições municipais

"Nós viemos para o Republicanos para fortalecer a presença de um partido que vem sendo bem conduzido sob a liderança do deputado Silvio Costa Filho, que é uma liderança conhecida nacionalmente e vem desempenhando um ótimo trabalho. Tem uma preocupação em relação a causa municipalista, é presidente da Frente Parlamentar do Novo Pacto Federativo, em um momento que estamos lutando por mais recursos para os municípios", declara Alves, que é presidente da Comissão Especial de Mobilidade Urbana e Acessibilidad

"Queremos dar a nossa contribuição e participar junto com a vereadora Ana Lúcia, que vem fazendo um belo trabalho defendendo a pauta da educação, das mulheres e de vários segmentos da sociedade. Vamos trabalhar para ampliar a presença do Republicanos no Recife, dando uma dimensão mais ampla em vários segmentos. Vamos alcançar outros setores da população e agregar ainda mais as pessoas que estão chegando para compor nossa chapa”, disse o recém filiado. 

Para o presidente estadual do Republicanos, a ideia é que o partido tenha uma chapa competitiva para as eleições proporcionais deste ano. 

“Não tenho dúvida que ele vai, ao lado da vereadora Ana Lúcia, continuar defendendo pautas importantes para os recifenses, como a mobilidade urbana, a segurança pública, a educação, entre outros. Estou confiante no fortalecimento do Republicanos no Recife. Vamos sair com a chapa completa e vamos eleger de 3 a 4 vereadores”, destacou Silvio Costa Filho, que chegou a ser cotado como pré-candidato a prefeito na capital pernambucana.

JANELA PARTIDÁRIA

O prazo para os vereadores trocarem de partido para se candidatarem à reeleição ou disputarem o pleito majoritário, foi encerrado no dia 3 de abril, segundo o calendário eleitoral. Na chamada "janela partidária", o partido que mais se beneficiou dessa troca para aumentar a bancada, foi o PSB. 

A bancada socialista passou de 12 vereadores para 20 parlamentares. Entre as mais recentes filiações ao PSB, está a do vereador Benjamim da Saúde, que antes era do partido Patriotas. O parlamentar Marcos Di Bria, que era filiado ao PSDC, agora também integra o ninho socialista. Na ocasião, os dois haviam sido recepcionados pelo deputado João Campos, no ato de filiação, cotado para ser o sucesso do prefeito Geraldo Julio pelo PSB.

O Cidadania, do deputado federal e também pré-candidato a Prefeitura do Recife, Daniel Coelho, somou uma perda, com o vereador Ricardo Cruz, que se filiou ao PP - que também recebeu o atual líder do governo Eriberto Rafael, que deixou o PTC. Por outro lado, o Cidadania não ficou sem representante, pois agora passa a contar com o vereador Junior Bocão.

Como fica a representação dos partidos na Câmara do Recife

Vereadores / Legislatura 2017-2020

Aderaldo Pinto - PSB

Aerto Luna - PSB

Aimée Carvalho - PSB

Alcides Teixeira Neto - PSB

Aline Mariano - PP

Almir Fernando - PCdoB

Amaro Cipriano - PSB

Ana Lúcia - Republicanos

André Régis - PSDB

Antonio Luiz Neto - PSB

Augusto Carreras - PSB

Benjamim da Saúde - PSB

Chico Kiko - PP

Davi Muniz - PSB

Eduardo Chera - PSB

Eduardo Marques - PSB

Eriberto Rafael - PP

Felipe Francismar - PSB

Fred Ferreira - PSC

Gilberto Alves - Republicanos

Goretti Queiroz - PSB

Hélio Guabiraba - PSB

Ivan Moraes - PSOL

Jairo Brito - PT

Jayme Asfora - sem partido

João da Costa - PT

Júnior Bocão - Cidadania

Luiz Eustáquio - PSB

Marcos di Bria - PSB

Michele Collins - PP

Natália de Menudo - PSB

Renato Antunes - PSC

Ricardo Cruz - PP

Rinaldo Júnior - PSB

Rodrigo Coutinho - SD

Rogério de Lucca - PSL

Romerinho Jatobá - PSB

Samuel Salazar - MDB

Wilton Brito - PSB

Comentários

Últimas notícias