Eleições 2020

Prefeituráveis mudam rotina por causa do coronavírus e divergem sobre possibilidade de adiar as eleições municipais

Com as medidas restritivas, pré-candidatos a prefeito intensificam o uso das redes sociais, mas sobre possibilidade de mudanças no calendário eleitoral, há divergências

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 22/03/2020 às 7:01 | Atualizado em 22/03/2020 às 8:34
Fotos: Leo Motta / JC Imagem
João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT), candidatos a Prefeitura do Recife - FOTO: Fotos: Leo Motta / JC Imagem

As medidas restritivas determinadas pelos governos estaduais e municipais, para conter a disseminação do coronavírus, não tem mudado apenas a rotina da população, mas dos políticos, principalmente os pré-candidatos a prefeito. De acordo com a cientista política Priscila Lapa, mesmo neste cenário de pandemia, o eleitor não deixa de estar atento aos posicionamentos destes candidatos.

» Com o coronavírus, eleições municipais deste ano podem ser adiadas

» Em sessão virtual, Senado aprova decreto de calamidade pública no Brasil por conta do coronavírus

» TSE diz que não pode alterar calendário eleitoral

“Com o aumento da circulação de informações, as pessoas têm parâmetros de comparação para saber o que foi feito e funcionou, e aquilo que foi inócuo. Dessa forma, quem tentar simplesmente tirar proveito da situação, pode ter sua imagem arranhada”, pontua. A especialista afirma que a hora é de serenidade. “Não há muito espaço para a demagogia, porque os efeitos das ações precisam ser imediato”, alerta Priscila.

Sem o contato “olho no olho” com o eleitor, as redes sociais se tornaram a principal ponte entre os candidatos e a população. O cientista político Arthur Leandro, os nomes que estão colocados na mesa do xadrez político precisam deixar claros os seus posicionamentos, neste momento. “Todos os pré-candidatos devem posicionar-se em favor das medidas de prevenção, buscando informar das pessoas. Qualquer outra abordagem ficará fora de contexto - afinal, a pandemia atinge eleitores do governo, da oposição, e a grande maioria de pessoas que ainda não decidiu o voto”, afirma.

» Coronavírus: Pernambuco anuncia 1º caso de cura em mulher que foi infectada

No Recife, os pré-candidatos estão em consenso sobre o uso das redes sociais para tratar do coronavírus e informar aos seus eleitores sobre as medidas que estão sendo tomadas. No entanto, quando o assunto é sobre o possível adiamento das eleições, sendo cogitada a realização de um pleito único em 2022, há divergências.

» Eleições 2020: Você sabe o que um prefeito faz?

Pré-candidato pelo DEM, o ex-ministro da Educação Mendonça Filho acredita que poderá haver o adiamento do pleito, que seria realizado em outubro, mas passaria para o mês de novembro. “Quem possa ler a Constituição Federal sabe que existe uma cláusula pétrea, que não pode ser modificada por emenda constitucional e nem por PEC, que diz que todo poder emana do povo e, em seu nome é exercido”, declara.

Isso significa, segundo o democrata, que “nenhum mandatário poderia exercer o poder como representante da população, seja como prefeito, governador, ou vereador, se não for por voto popular”. “Isso está expresso na constituição, quem propõe essa mudança não está fazendo a leitura correta”, crítica o ex-ministro.

Já a delegada Patrícia Domingos, pré-candidata do Podemos, afirma que é preciso aguardar a evolução desse cenário, diante da pandemia da covid-19. “Acredito que devemos aguardar para que possamos ter uma opinião. Não temos elementos para falar em adiamento. Se houver necessidade, todas as medidas possíveis devem ser tomadas. A prioridade é o combate do coronavírus”, afirma.

Para o deputado federal e pré-candidato, Daniel Coelho (Cidadania), o que deveria ser proposto neste primeiro momento, é a prorrogação dos prazos de filiação partidária, que termina dia 4 de abril, para que seja prorrogado por mais dois meses. “É uma forma dos partidos se organizarem e do próprio Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), que não tem condição de fazer esse atendimento”, pontua Coelho.

“Não podemos colocar nenhum tipo de projeto partidário acima dessa situação, temos que priorizar a população. Essa questão de alterar a data da eleição, é algo que precisa ser discutido mais lá na frente”, declara.

Colocado como o nome mais indicado para a sucessão do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), o deputado federal João Campos (PSB), preferiu não entrar neste debate sobre os rumos eleitorais após efeito do coronavírus. “Agora não dá para pensar em eleição, a prioridade é salvar vidas e como poderemos amenizar a crise social. Infelizmente, essa é uma doença que de início é importada por quem é rico, mas quem vai sofrer são os mais pobres. O que temos que garantir, é que a democracia continue a existir, e depois discutiremos o que vai ser”, declara Campos.

A pré-candidata pelo PT, Marília Arraes, também afirmou que as mudanças no calendário eleitoral não é a pauta, mesmo que haja essa discussão no Congresso Nacional. “A prioridade, neste momento, é preservar vidas, tanto da doença, quanto do impacto negativo na economia, que vem com a pandemia. Essa deve ser nossa conduta no momento, pensar na proteção das pessoas”, defende a deputada federal.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Comentários

Últimas notícias