A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) - e mais de 100 instituições promovem a Marcha Virtual pela Ciência no Brasil nesta quinta-feira (07). "Queremos mostrar a situação da ciência brasileira - que perdeu muitos recursos -, discutir a pandemia do coronavírus e reafirmar que a ciência e tecnologia são um dos instrumentos para sair dessa crise econômica, social e sanitária", resume o presidente do Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira.
O evento terá dois paineis. O primeiro será dedicado a discutir a pandemia do coronavírus. E outro que vai debater as condições do financiamento da ciência no Brasil. "Os recursos para a ciência vem diminuindo desde 2014. Se ocorressem mais investimentos no setor, teríamos mais condições de enfrentar a pandemia", argumenta Ildeu. Como exemplo, ele cita o contingenciamento dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) que "está com mais de 90% dos recursos contingenciados". Isso significa que essa verba não vai ser liberada pelo governo federal.
Uma das hastags do evento é # fique em casa com a ciência. "Estamos vivendo riscos autoritários no Brasil. Questões como a saúde e a democracia são fundamentais para o País", argumenta.A SBPC foi criada em 1948 e, ao longo da sua história, defendeu os direitos individuais e coletivos e foi uma das instituições que defendeu a redemocratização do Brasil na década de 70.
Todas as atividades da Marcha Virtual pela Ciência serão transmitidas pelas redes sociais da SBPC no Facebook e no YouTube. Mais informações podem ser obtidas no site (https://portal.sbpcnet.org.br/noticias/veja-como-voce-pode-participar-da-marcha-virtual-pela-ciencia-no-brasil/)
Covid-19
Nesta quinta (07), a TV Abrasco realiza, das 16h30 às 18h30, o "Colóquio Virtual Abrasco, com o tema "Covid-19: distanciamento social e enfrentamento do colapso do sistema de saúde". O programa contará com a participação dos pesquisadores da Fiocruz, Rivaldo Venâncio (RJ) e Ana Brito (IAM). Para assistir é só acessar o canal da Abrasco no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCZsVg7kvQGv7-fuoGsWKyuw
Comentários