prevenção

Câmara do Recife aprova testes rápidos para detectar coronavírus em funcionários de bancos e lotéricas

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 12/05/2020 às 16:41
Divulgação/Câmara do Municipal do Recife
A Câmara Municipal do Recife é composta por 39 parlamentares - FOTO: Divulgação/Câmara do Municipal do Recife

A Câmara Municipal do Recife aprovou o requerimento que libera os testes rápidos de coronavírus nas instituições financeiras. De autoria do vereador Samuel Salazar (MDB), justifica a exposição diária de contaminação pelo funcionários dos bancos e casas lotéricas do Recife. A matéria foi aprovada na sessão remota desta terça-feira (12).

>> Vereadora quer shows virtuais para contemplar artistas locais no São João do Recife

O autor do requerimento ressaltou a preocupação com a disseminação do vírus e o contágio nos funcionários. "Muitos têm se solidarizado e ido para as filas ajudar a solucionar dúvidas com o aplicativo do auxílio emergencial. O requerimento visa garantir a saúde deles".

De acordo com o Sindicato dos Bancários de Pernambuco (Bancários PE), na última segunda-feira (11), 98 funcionários testaram positivo para o coronavírus no Estado; outros 98 estão com suspeitas da doença. Pernambuco conta com 8 mil bancários e cerca de 70% estão em agências e departamentos do Recife.

>> Bolsonaro ignora decisão do STF e critica governadores por não acatarem decreto de serviços essenciais

A categoria argumenta que os funcionários estão expostos a alto risco de contaminação e disseminação do covid-19 em razão do trabalho e as características dos locais com ambientes fechados, ventilação por ar-condicionado e grande circulação de pessoas por dia, além da alta circulação por meio do papel moeda.

O diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, João Rufino, afirmou que com os testes rápidos, é possível, de imediato "trocar equipes e higienizar a agência". "Quando isso não acontece, eventualmente ocorre o que temos visto: um adoecimento e a maior propagação da doença".

>> Secretários do Recife presos pela PF tiveram prisões temporárias convertidas em domiciliares

Ainda segundo o sindicato, na última semana, 80% das agências do Banco Itaú estavam fechadas no Recife e 60% das do Santander tinha casos positivos, mas seguem abertas. “Sabendo do teste positivo, poderíamos afastar as pessoas que estão com a doença muito antes que contamine colegas e clientes. Um bancário contaminado e que não manifesta os sintomas é um risco para todo e só tende a somar ao crescimento exponencial da pandemia na cidade”, lamenta.

HISTÓRICO

Na quarta-feira (6), a agência da Caixa da Avenida Caxangá foi fechada depois que um dos funcionários foi testado positivo para a doença. Na última quinta-feira (7), a agência da Caixa Econômica Federal da Rua Padre Lemos, em Casa Amarela, Zona Norte da cidade, também foi fechada após dois funcionários serem diagnosticados com coronavírus.

Na segunda-feira (11), a agência da Caixa Econômica Federal localizada na Boa Vista, área central do Recife, amanheceu fechada após registro de um caso suspeito com o coronavírus. Próxima ao local, a agência Bradesco também foi fechada após caso confirmado.

As unidades passarão por processo de higienização antes da reabertura com nova equipe. O Sindicato acompanhou a suspensão do expediente e fechamento do autoatendimento. De acordo com o órgão, “o local vai passar pelo processo de higienização, reabrindo nesta terça-feira (12) com nova equipe”.

Comentários

Últimas notícias