AFRONTA

Bolsonaro ignora decisão do STF e critica governadores por não acatarem decreto de serviços essenciais

O presidente da República afirmou que os governadores que não concordam podem entrar com um Projeto de Decreto Legislativo ou ajuizar ações na Justiça

Alice Albuquerque
Cadastrado por
Alice Albuquerque
Publicado em 12/05/2020 às 15:17 | Atualizado em 12/05/2020 às 15:48
Bolsonaro falou sobre o Enem ao chegar no Palácio da Alvorada, nesta terça-feira. Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil
Não é a primeira vez que o presidente troca farpas com governadores - FOTO: Bolsonaro falou sobre o Enem ao chegar no Palácio da Alvorada, nesta terça-feira. Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

Após publicação de decreto que inclui academias, salões de beleza e barbearia como serviços essenciais em meio à pandemia do coronavírus e repercussão negativa por, pelo menos, 12 governadores, nesta terça-feira (12), o presidente da República ignorou a decisão do STF que dá autonomia aos governadores e prefeitos para decidir sobre o que abre o que fecha durante a crise, e afirmou que a negação do decreto é uma afronta ao estado democrático de direito e a atitude "aflora o indesejável autoritarismo no Brasil".

» Em novo decreto, Bolsonaro inclui academias como serviço essencial

A publicação do decreto foi na última segunda-feira (11), dia que Brasil bateu 11.519 óbitos por coronavírus e 168.331 casos confirmados. 

O presidente escreveu que "os governadores que não concordam com o Decreto podem ajuizar ações na justiça ou, via congressista, entrar com Projeto de Decreto Legislativo". E ressaltou, ainda, que a intenção é atender os profissionais "a maioria humildes" que desejam voltar ao trabalho e levar renda à população.

No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu em abril, por unanimidade, que governadores e prefeitos podem decidir o que abre e fecha no Estado e na cidade que cada um governa. Por isso também o confronto com o chefe de Estado, que quer ter o autoritarismo em todos os Estados e vez ou outra troca farpas com governadores. 

Assim como em outros Estados, em Pernambuco não foi diferente. O governador Paulo Câmara (PSB) afirmou que academias, salões e barbearias continuarão fechados "até que superemos esta fase e seja possível iniciar a retomada gradual".

» "Academias, salões e barbearias continuarão fechados", diz governador de Pernambuco

De acordo com Fernando Castilho, da Coluna Jc Negócios, o Brasil é o 3º País do mundo a se destacar no cenário mundial de beleza e "dono de um negócio de R$ 50 bilhões em 2019, o setor de beleza não viu a crise nos anos de 2015 e 2016, quando o PIB do Brasil caiu 3,8% e 3,6% respectivamente". Por isso, o interesse de Bolsonaro em reabrir os setores. Não é a primeira vez que o presidente mostra que a sua preocupação com a quebra da economia é maior do que com a vida dos brasileiros. 

» 'E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê?’, diz Bolsonaro sobre aumento de mortes por coronavírus

» Bolsonaro não mira só seus seguidores sarados e com cabelos bem cortados

A inclusão destes serviços também não foi consultada pelo ministro da Saúde, Nelson Teich, que ficou sabendo por jornalistas enquanto concedia entrevista coletiva. Por sua vez, Teich justificou que "não é atribuição nossa". O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Eduardo Pazuello, estava com o ministro e também fez sinal de que não estava sabendo do decreto.

» Ministro da Saúde soube pela imprensa, na coletiva, que Bolsonaro abriu academias e salões


"Saúde não é vida?"

Na mesma semana que o editorial de uma das revistas médicas mais prestigiadas no mundo, a "Lancet", foi "Bolsonaro é maior ameaça no Brasil", no começo do mês, na saída do Palácio da Alvorada, o chefe de Estado ridicularizou o fechamento do comércio. Ele destacou as academias de ginástica.

» 'Bolsonaro é maior ameaça no Brasil', alerta revista Lancet

» Bolsonaro ironiza fechamento das academias, 'saúde não é vida?'

Na ocasião, ele ainda hostilizou a imprensa mais uma vez, "a imprensa iria gostar", da resposta, quando questionado sobre o fechamento dos estabelecimentos. "Saúde não é vida? Por que as academias estão fechadas?".

» Bolsonaro quer confundir brasileiros ao citar saúde e questionar fechamento de academias

Em seguida, um apoiador sustentou a colocação do presidente e afirmou "eu vejo as academias de musculação como um lugar onde previne doenças, melhor do que você pagar um plano de saúde, é fazer atividade física", e o presidente concordou.

Estados


Incluindo Pernambuco, 13 estados e o Distrito Federal, que já estavam com as atividades de salão de beleza, barbearia e academias fechadas e permanecerão, obedecendo decretos estaduais são:

- Alagoas
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Goiás
- Pará
- Paraíba
- Paraná
- Pernambuco
- Piauí
- Rio de Janeiro
- São Paulo
- Sergipe

 

Comentários

Últimas notícias