RODÍZIO

Aliado de Bolsonaro aciona Justiça para suspender lockdown em Pernambuco

De acordo com o Coronel Meira, a suspensão do lockdown é para evitar aglomerações no transporte público

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 14/05/2020 às 19:47 | Atualizado em 14/05/2020 às 20:02
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Ação Popular pede que o Governo do Estado apresente estudos que sustentem a legalidade do decreto que intensifica as medidas do isolamento social - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

O coordenador do Aliança pelo Brasil, organização política criada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido),  e pré-candidato a vereador do Recife pelo PSC, Coronel Meira, ajuizou uma ação popular contra o “lockdown” em Pernambuco, nesta quinta-feira (14). A ação corre na 3º Vara da Fazenda Pública da Capital, e tem como justificativa evitar aglomerações no sistema público de transporte.

O Governo do Estado anunciou que cinco cidades do Grande Recife devem adotar medidas de isolamento social mais rígidas em virtude do aumento no número de casos do novo coroanvírus (covid-19). A quarentena começa oficialmente neste sábado (16) e vai até o dia 31 de maio e entre as ações restritivas está a implementação do rodízio de carros.

>> Alepe aprova apreensão de veículo de quem descumprir rodízio na quarentena

"Não existe proibir as pessoas de usarem seus veículos, até mesmo porque seus carros e motos servem como escudo de proteção contra o coronavírus. Essa proibição vai ampliar o número de usuários nos ônibus e metrô do Recife, o que, consequentemente, aumentará a disseminação no vírus rapidamente, o que, por sua vez, abarrotará os hospitais que hoje já não tem vagas", argumentou Coronel Meira.

>> Com quarentena rígida, Pernambuco pode poupar mais de 4 mil vidas até 30 de junho

"Além disso, precisamos nos organizar para manter a economia do Brasil viva e ativa; devemos tomar os devidos cuidados com a saúde pública, proteger os idosos e as pessoas dos grupos de risco: não podemos matar de fome, aqueles que precisam trabalhar e levar o pão para a boca de seus filhos. Diante desta arbitrariedade promovida pelo Governo do PSB, de Paulo Câmara e Geraldo Júlio, não poderíamos deixar que a coisa piore em Pernambuco, com isso, recorremos ao Estado de Direito que interceda em favor de quem mais Precisa", completou.A ação popular pede a suspensão do decreto estadual e que o Estado forneça “estudo ou pareceres jurídicos, anteriores à edição do decreto, que sustentem a legalidade do decreto”.

 

ABAIXO ASSINADO

A deputada estadual Clarissa Tercio (PSC) usou as suas redes sociais para declarar apoio a um abaixo assinado que pede a suspensão do lockdown no Estado. Segundo a parlamentar, o documento pede que o rodízio de veículos nas cidades de Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço, sejam suspensos.

“O povo já entendeu que é uma medida ineficaz e que vai aumentar a disseminação do vírus diante da sobrecarga do transporte público”, disse a parlamentar. “Eu me comprometo a representar estes pernambucanos contrários à essa medida absurda!! O abaixo assinado ainda encontra-se disponível para quem quiser assinar e se manifestar”, afirma. O abaixo assinado tem mais de três mil assinaturas, mas a meta é alcançar cinco mil. 

Comentários

Últimas notícias