Demissão

Veja o que Nelson Teich conseguiu ou não implementar durante sua passagem pelo Ministério da Saúde

Ex-ministro da Saúde pediu demissão do cargo nesta sexta-feira (15)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 15/05/2020 às 15:09 | Atualizado em 15/05/2020 às 15:48
MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL
"Ter divergência não é ter conflito, por isso que a saída foi confortável', disse - FOTO: MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL

Durante a sua rápida passagem pelo Ministério da Saúde, o médico oncologista Nelson Teich, que pediu demissão do cargo de ministro nesta sexta-feira (15) devido a divergências com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), tentou criar medidas para ajudar o Brasil no combate ao coronavírus. No entanto, algumas ele conseguiu implementar e outras não funcionaram. No caso do lockdown, por exemplo, Teich não se colocou a favor ou contra, mas disse que diferentes medidas devem ser adotadas por estados e municípios a depender do avanço do novo coronavírus em cada local.

O que conseguiu implementar

Ajuda a estados e municípios

O Ministério da Saúde divulgou, no dia 9 de abril, que liberou R$ 4 bilhões extras para estados e municípios reforçarem suas ações de combate ao coronavírus. Os recursos foram liberados com o objetivo de dar mais fôlego financeiro em caixa para aquisição de materiais e insumos, abertura de leitos, além do custeio de profissionais de saúde, ações e procedimentos, de acordo com a necessidade local, para enfrentamento específico ao coronavírus.

O valor destinado foi correspondente a uma parcela mensal do que cada estado ou município já recebe para ações de média e alta complexidade ou atenção primária. De acordo com a portaria, municípios que recebem recursos para média e alta complexidade terão direito a uma parcela mensal extra, em igual valor. Os que não recebem, terão direito ao valor repassado para a atenção primária, também em igual quantia.

Reforço de profissionais no Amazonas

No dia 30 de abril, o Ministério da Saúde convidou profissionais de saúde de todo país a reforçarem o combate ao coronavírus no estado do Amazonas. A iniciativa fezz parte da ação estratégica “O Brasil Conta Comigo” que está cadastrando e capacitando profissionais, residentes e estudantes da área de saúde com o intuito de auxiliar estados e municípios nas ações de enfrentamento ao coronavírus.

No dia 3 de maio Teich desembarcou em Manaus com 267 profissionais já contratados.

O que não conseguiu implementar

Testagem em massa

O Ministério da Saúde divulgou no dia 6 de maio a criação do 'Programa Diagnosticar Para Cuidar', que tem o objetivo de realizar 46 milhões de testes, o que representa 22% da população brasileira, para conhecer melhor a doença e, assim, elaborar medidas mais eficazes de proteção da sociedade.

A estratégia é dividida em duas ações: uma é a “Confirma COVID-19”, que identifica o vírus até sete dias do início dos sintomas e que só vai testar quem apresenta sintomas da doença; e a outra é a “Testa Brasil”, que identifica o vírus a partir do oitavo dia dos sintomas mas vai examinar, também, quem não apresenta sinais do coronavírus.

No entanto, Teich saiu do cargo de ministro da Saúde sem conseguir cumprir a distribuição dessa quantidade de testes. 

Matriz de isolamento

Na segunda-feira (11), o até então ministro da Saúde, Nelson Teich, apresentou o esboço de uma matriz de diretrizes que ajudariam a entender melhor os impactos da epidemia de covid-19 nas diferentes regiões do Brasil e afirmou que na quarta (13) faria um detalhamento sobre ela.

No entanto, na quarta-feira Teich cancelou a coletiva de imprensa que detalharia a matriz de isolamento proposta pelo governo para estados e municípios após não conseguir consenso com estados e municípios em relação à diretriz.

 

Uso da cloroquina

Ao ser pressionado nesta semana por Bolsonaro para ampliar o uso da cloroquina para pacientes com quadros leves da covid-19, apesar da falta de evidências científicas do medicamento no tratamento do novo coronavírus, Teich informou que não irá mudar o protocolo atual do ministério que diz que "as evidências identificadas ainda são incipientes para definir uma recomendação. A literatura apresenta três estudos clínicos, com resultados divergentes, sobre o uso de hidroxicloroquina. Os três estudos apresentam um pequeno número de participantes e apresentam vieses importantes".

A resistência de Teich em não querer fazer a mudança no protocolo é vista como o principal motivo para a sua renúncia.

Substituição de Mandetta

Nelson Teich assumiu o Ministério da Saúde no dia 17 de maio para substituir Luiz Henrique Mandetta, que mesmo durante a crise da pandemia de coronavírus pela qual o Brasil passa atualmente foi demitido por Bolsonaro. Até essa quinta-feira (14), o país contabilizou 202.918 casos confirmados e 13.993 vidas perdidas em decorrência da covid-19 desde o início da pandemia.

Em seu discurso de posse, Teich defendeu a integração de medidas econômicas com ações do ministério da Saúde durante a pandemia do novo coronavírus. "Levar o Brasil para uma situação melhor tanto na saúde, quanto na economia", disse na época.

 

Comentários

Últimas notícias