Coronavírus

Catende pede reconhecimento de Estado de Calamidade Pública para a Alepe

Município era o único em Pernambuco que ainda não havia enviado pedido para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe)

Luisa Farias
Cadastrado por
Luisa Farias
Publicado em 20/05/2020 às 22:42 | Atualizado em 14/07/2020 às 11:51
Divulgação
Decreto municipal estabelecendo Estado de Calamidade Pública em Catende foi publicado no dia 5 de maio. Agora, Alepe precisa reconhecê-lo - FOTO: Divulgação

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) apresentou um projeto de decreto legislativo para reconhecer Estado de Calamidade Pública em Catende, na Zona da Mata pernambucana. Ela atende a um pedido enviado na última sexta-feira (15) pela prefeitura do município, único de Pernambuco que ainda não havia feito a solicitação, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (covid-19). 

No pedido, o prefeito Josibias Cavalcante (PSD), afirma que o crescimento do número de casos e a alta taxa de mortalidade do município "apontam para a necessidade de medidas mais enérgicas". 

>> Entenda o que Pernambuco e Recife podem fazer após Alepe aprovar estado de calamidade pública devido ao coronavírus

>> Veja os números de casos e mortes por coronavírus na sua cidade em Pernambuco

De acordo com dados do boletim desta quarta-feira (20), o município já registrou 39 casos confirmados e seis óbitos pela doença. Por isso, a tava de letalidade (relação entre casos e óbitos) é de 15,38%. Desses, 27 estão recuperados, três estão internadas e as outras três em isolamento domiciliar. 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 

Atualizando o nosso boletim dia?rio, temos a confirmac?a?o de 10 (dez) casos de contaminac?a?o por Covid-19. Mesmo com esse expressivo aumento, temos mais 08 (oito) recuperações de pessoas que estão livres da Covid-19. O anúncio de aumento de casos e ao mesmo tempo a informação da cura, se dá devido à demora na conclusão dos resultados de exames colhidos pela Secretaria Estadual de Saúde, bem como a realização de testes rápidos em profissionais de saúde e segurança que são feitos no município. Continuamos com o quantitativo de 06 (seis) casos suspeitos, que ainda aguardam resultados de exames por parte da Secretaria de Sau?de do Estado. Os casos esta?o distribui?dos da seguinte maneira por bairros do munici?pio: Centro (12), Nova Catende (06), Mendo Sampaio (04), Alto da Jaqueira (03), Zona rural (03, Laje Grande (03), Aero Clube (03), Canaa? (01), Jardim Diamante (03). >> MAIS UMA VEZ PEDIMOS A? TODOS QUE FIQUEM EM CASA, PRECISAMOS INTENSIFICAR O ISOLAMENTO SOCIAL. TEMOS QUE PENSAR NA NOSSA FAMI?LIA E NOS NOSSOS AMIGOS. SO? SAIA A? RUA SE FOR EXTREMAMENTE NECESSA?RIO, E SE FOR, USE MA?SCARA. << O governo municipal reafirma o compromisso com a populac?a?o em manter a atualizac?a?o quanto ao avanc?o da pandemia neste munici?pio e pede que a populac?a?o permanec?a em casa. •Nota: Todos os casos confirmados e/ou descartados que sa?o informados neste boletim, esta?o de acordo com o Banco de Dados Cov-19/SES e consequentemente tendo a emissa?o dos respectivos laudos pelo Laborato?rio Central de Pernambuco (LACEN PE). Bem como o Banco de Dados E-sus VE, com resultados obtidos atrave?s de testes ra?pidos. #FicaEmCasaCatende #UseMa?scara #PrefeituraDeCatende #NossaTerraNossoOrgulho

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Catende (@prefeituradecatende) em

Na justificativa do pedido, o prefeito Josibias Cavalcante afirma que o município - com população estimada de 42.892 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - está localizado em uma "região desprovida de um polo médico capaz de atender a pandemia decorrente do COVID-19". 

"Infelizmente, como em todo estado, os casos estão aumentando e diante dessa evolução dos casos, houve essa decisão de tomarmos ações mais eficazes e a decretação do estado de calamidade", afirmou o procurador-geral de Catende, Carlos Kley. 

O município publicou decreto estabelecendo Estado de Calamidade Pública no dia 5 de maio. Esse decreto, que diz respeito apenas à questões sanitárias, possibilita a desburocratização de compras emergenciais de equipamentos e insumos e de contratação de pessoal.

Após o decreto municipal, o prefeito deve enviar um pedido para que a Alepe reconheça o Estado de Calamidade, que neste caso trata das questões fiscais. Com o reconhecimento, o município fica desobrigado de cumprir uma série de determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) até o final do ano fiscal, em 31 de dezembro de 2020.

O gestor poderá criar cargos, nomear servidores, reajustar a remuneração, entre outras medidas, mesmo que extrapole o limite de comprometimento da Receita Corrente Líquida (RCL) com despesa de pessoal, que no caso do Poder Executivo Municipal é de 54%.

O município permanece apto a receber transferências voluntárias, obter garantias de outro ente federativo e contratar operações de crédito. Em situações normais, a LRF veda tais ações no caso de descumprimento do limite. O Poder Executivo municipal também pode não atingir os resultados fiscais previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2020, que fixa as receitas e despesas para este ano. 

"Diante do quadro crescente de casos o que demanda ações mais enérgicas no combate a Pandemia decorrente do COVID-19 e a queda na arrecadação, é provável um desequilíbrio nas contas públicas com impacto no orçamento municipal, com sério risco de impossibilidade fática de cumprimento das estimativas fixadas para o presente Exercício", diz trecho da mensagem enviada à Alepe.

Ações

No pedido, o prefeito ressalta que vem seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) focando na prevenção, com ações como a contratação de mais servidores para acompanhar pessoas com os sintomas indicativos da doença e que, por meio de decreto, suspendeu as férias dos servidores do município que atuam em serviços essenciais.

Comentários

Últimas notícias