Operação da PF

'Inquérito político e ideológico', diz Carlos Bolsonaro sobre operação de fake news da PF

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro são alvos da operação de fake news

Gabriela Carvalho
Cadastrado por
Gabriela Carvalho
Publicado em 27/05/2020 às 9:54 | Atualizado em 27/05/2020 às 10:17
Foto: Agência Brasil
Carlos Bolsonaro - FOTO: Foto: Agência Brasil

Em publicação nas redes sociais, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) criticou operação feita pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (27) que apura produção de notícias falsas e ameaças à Corte. Roberto Jefferson, Carla Zambelli e Luciano Hang são alguns nomes investigados. 

» Luciano Hang, dono da Havan, e Roberto Jefferson são alvos de operação da Polícia Federal em investigação sobre fake news

No Twitter, Carlos alegou que "qualquer um desconfie que seja proposital". O parlamentar ainda considerou que o inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) é inconstitucional.

Operação

A operação é parte de investigações abertas pelo STF, que analisam ameaças e difamação contra os ministros da Corte e suas famílias. O inquérito foi aberto em março de 2019, pelo presidente do Tribunal, ministro Dias Toffoli.

» Após crítica de Carlos Bolsonaro, Banco do Brasil libera anúncio em site acusado de fake news

Toffoli nomeou Alexandre de Moraes como instrutor do processo – não houve sorteio como é norma regimental no caso dos inquéritos comuns.

Na época que o inquérito foi aberto, a então procuradora-geral da República Raquel Dodge criticou a medida e pediu o arquivamento do processo. Ela argumentava que o STF não pode acumular as funções de acusador e julgador –esta seria uma função exclusiva do Ministério Público. Moraes negou o pedido.

Segundo a Folha de S. Paulo, o segundo filho do presidente Jair Bolsonaro foi identificado pela PF como um dos articuladores da suposta rede de fake news. O vereador nega a informação. 

Comentários

Últimas notícias