fake news

Frase atribuída a Churchill e compartilhada por filhos de Bolsonaro para atacar manifestantes é falsa

Eduardo e Flávio Bolsonaro publicaram uma frase creditada pelo ex-primeiro-ministro britânico, Winston Churchill. A instituição que cuida do legado de Churchill já havia desmentido que a frase não é de autoria dele

Alice Albuquerque
Cadastrado por
Alice Albuquerque
Publicado em 01/06/2020 às 14:38 | Atualizado em 01/06/2020 às 15:02
REPRODUÇÃO
O benefício foi concedido a Flávio (à dir) nesta quinta-feira (25). O comentário foi feito por Eduardo em abril de 2017 - FOTO: REPRODUÇÃO

Na tentativa de atacar os manifestantes pró-democracia, que também enfrentaram os apoiadores bolsonaristas nesse domingo (31), os filhos do presidente da República, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) e o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos), acabaram publicando nas redes sociais uma frase incorretamente atribuída ao ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill.

Até a publicação desta matéria, as publicações dos filhos de Bolsonaro estavam no ar. 

» 'Tem de ter algum tipo de diálogo', diz Eduardo Bolsonaro sobre cargos ao Centrão

No tuíte, Eduardo ainda colocou Churchill como "mais profético, impossível", com relação às manifestações antifascistas que aconteceram.

 

O senador se apropriou, ainda, da hashtag contra a democracia "#Somos157MILHOES" para se utilizar da frase falsa. 

 

A frase atribuída ao ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill diz que "os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas".

» Após manifestação, Bolsonaro diz que o Brasil 'não vai se tornar aquilo que as outras pessoas querem'

De acordo com a Internacional Churchill Society (ICS), que cuida do legado do ex-primeiro-ministro, ele nunca chegou a fazer essa declaração. "A citação nunca foi documentada como tendo sido dita ou escrita por Churchill", disse o editor do Churchill Culletin, David Freeman.

» De Bolsonaro montado em cavalo ao ato de torcidas organizadas; veja a repercussão de protestos do fim de semana

Freeman também alegou que Churchill "criticou os dois extremos do espectro político" e deu o exemplo de um artigo publicado em 1937, quando Churchill colocou o comunismo e fascismo como "Polo Norte e Polo Sul". "Eles estão em extremos opostos da Terra, mas se você acordou em um dos Pólos amanhã de manhã, não sabia qual era. Talvez possa haver mais pinguins em um ou mais ursos polares no outro; mas por toda parte haveria gelo, neve e a rajada de um vento cortante" diz o texto.

» Ato na Avenida Paulista foi dispersado após pedras serem jogadas em policiais, diz PM

A mesma frase já havia sido publicada no Twitter em agosto de 2018 pelo governador do Texas, Greg Abbott. A ICS chegou a corrigir, alegando que a frase não estava entre as documentadas sendo de Churchill. O governador até deletou o tuíte, mas defendeu a tese contida na frase no seu discurso. Algumas agências internacionais de checagem como a Snopes e Politifact também já desmentiram a origem da citação.

 

Comentários

Últimas notícias