legislação

Lei que veta corte de água e luz às sextas, fins de semana e feriados é sancionada

O texto, que tem origem em projeto aprovado no Congresso Nacional, está publicado no Diário Oficial da União

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 16/06/2020 às 9:56 | Atualizado em 16/06/2020 às 9:56
Foto: Arquivo/Agência Brasil
A lei foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) - FOTO: Foto: Arquivo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que proíbe o desligamento de serviços públicos como água e energia elétrica nas sextas-feiras, fins de semana e feriados. O texto, que tem origem em projeto aprovado no Congresso Nacional, está publicado no Diário Oficial da União (DOU).

"Esta lei aplica-se aos serviços públicos prestados pelas administrações diretas e indiretas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como aos serviços públicos concedidos ou permitidos por esses entes da Federação", cita a norma sancionada.

>>Celpe permite que o próprio usuário faça a leitura do medidor de energia

>>Cliente da Celpe pode doar até R$ 5 para Legião da Boa Vontade (LBV) sem desembolsar nenhum valor

O texto estabelece ainda que, nos casos de falta de pagamento, o prestador do serviço deverá fazer uma comunicação prévia ao consumidor de que o serviço será desligado, devendo informá-lo sobre o dia a partir do qual será realizado o desligamento, que precisa ser, necessariamente, durante horário comercial. Para isso, haverá uma taxa de religação, que só não poderá ser cobrada se a concessionária não fizer a notificação prévia ao cliente. A ausência da comunicação prévia ensejará aplicação de multa à empresa.

Comentários

Últimas notícias