Energia

Celpe permite que o próprio usuário faça a leitura do medidor de energia

A leitura do contador pode ser enviada pelo morador residencial através do site da Celpe para que a companhia faça o cálculo do valor da conta de energia

Edilson Vieira
Cadastrado por
Edilson Vieira
Publicado em 15/06/2020 às 19:00 | Atualizado em 15/06/2020 às 19:00
Divulgação/Celpe
Segundo a companhia a autoleitura também contribui para evitar a disseminação do coronavírus já que evita a presença do leiturista nas residências - FOTO: Divulgação/Celpe

A partir desta segunda-feira (15) a Celpe vai permitir que o próprio usuário faça a leitura de seu contador e envie para a empresa o resultado da aferição para cálculo da conta de energia. A empresa informa que a ideia é permitir que, principalmente, donos imóveis residenciais fechados ou casas de veraneio possam informar a leitura real de seus contadores. Quando o leiturista não pode fazer a leitura, o cálculo é feito pela média de consumo dos últimos 12 meses. Em residências ocupadas os moradores também podem adotar a autoleitura.

“Basta informar a leitura na área de serviços do site de cada uma das nossas distribuidoras no dia que antecede a data prevista a próxima visita do leiturista em sua residência, descrita na fatura de energia do mês anterior”, diz Rosane Patarra, gerente de Leitura da Neoenergia. A Celpe informa que a autoleitura é uma forma ainda de colaborar para evitar a propagação do coronavírus, já que evita a presença do leiturista nas residências. Caso o consumidor informe uma leitura diferente da real esse valor poderá ser conferido e cobrado posteriormente, pelo histórico de consumo médio do cliente.

Como medir o consumo de energia

Para enviar os dados, o cliente deverá acessar o site da Celpe e, no espaço de serviços, acessar a opção Consumo e Fornecimento. Na sequência, clicar em "informação de leitura". Será preciso digitar o número da conta-contrato, informar a data que visualizou a leitura do medidor, e digitar os números apresentados no visor do medidor. Em seguida, só clicar em “solicitar”, e receber o seu protocolo.

 

Comentários

Últimas notícias