2ª instância

Ex-prefeito de Gameleira é condenado por improbidade administrativa pelo TRF-5

A Quarta Turna do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), porém, reduziu pena de suspensão dos direitos políticos de cinco para três anos e afastou outras sanções aplicadas pela Justiça Federal, como a proibição de contratar com o poder público e o pagamento de honorário advocatício para as partes

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 06/08/2020 às 12:14 | Atualizado em 06/08/2020 às 12:14
Foto: Reprodução
O TRF5 receberá 134 placas solares, com a potência de potência de 445Wp/cada, no teto do prédio anexo, que tem uma área de 290m² - FOTO: Foto: Reprodução

Por unanimidade, a Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) decidiu manter a condenação do ex-prefeito de Gameleira José Severino Ramos de Souza por improbidade administrativa. Ele havia sido condenado pela pela 26ª Vara Federal de Pernambuco e a sua defesa entrou com uma apelação no tribunal.  

O colegiado, porém, reduziu a pena de suspensão dos direitos políticos de cinco para três anos e afastou outras sanções aplicadas pela Justiça Federal, como a proibição de contratar com o poder público e o pagamento de honorário advocatício para as partes. A Quarta Turma também reduziu a multa civil de 10 para 5 vezes o valor do último salário do prefeito antes de deixar o cargo. 

>> Donos do Pernambuco Dá Sorte são absolvidos pelo TRF-5

>> TRF-5 nega habeas corpus a secretário de Saúde do Recife. E primeira instância da Justiça Federal desce investigação dos respiradores para o Estado na esfera cível

A ação contra o ex-prefeito, conhecido como "Major Ramos", foi ajuizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que apontou omissão na prestação de contas de recursos na ordem de R$ 202 mil do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e do Projeto de Melhoria da Escola (PME), no exercício de 2010. A ausência da prestação de contas vai de encontro aos princípios da administração pública, previstos na Constituição Federal.

Segundo o relator do processo, o desembargador federal Edilson Nobre, o atraso no dever de prestar contas foi "longo e injustificado" e sequer feito por ele, mas sim pela então prefeita do município "o que somente corrobora para o reconhecimento da ocorrência da improbidade prevista no art. 11, VI, da Lei 8.429/92". 

A Quarta Turma atendeu em parte o recurso do ex-prefeito para afastar a hipótese dos crimes de dano ao erário ou enriquecimento ilícito. Por isso, as penas determinadas Justiça Federal acabaram sendo reduzidas. No caso da proibição de contratar com o poder público, a sanção não foi considerada por se aplica a quem se beneficia do ato de improbidade, e não pelo agente público (o prefeito). Já a imposição de ressarcimento dos valores ao FNDE foi suspensa pois ao final foi verificada a "correta aplicação dos recursos". 

"Tem-se que os documentos apresentados pela então prefeita de Gameleira - PE - o que demonstra que o apelante não prestou contas - evidencia que houve a aplicação dos recursos, inexistindo dano em detrimento do erário. Dessa maneira, a sentença há que ser reformada, com o propósito, inicialmente, de afastar a imposição de reparação do dano, conforme sugerido pelo parecer da Procuradoria Regional da República", diz trecho do acórdão. 

Sobre a multa civil, Edilson Nobre ressaltou que, pelo fato do ex-prefeito ter sido condenado pelo mesmo motivo no âmbito administrativo, também com cobrança de multa, o valor que já tenha sido pago pode ser abatido. Isso ocorre por conta do princípio da proibição de dupla condenação pelo mesmo fato. "Especialmente quanto à exigibilidade da multa civil, é de se observar que deve ser abatido o montante porventura já quitado a título da multa do art. 58, I, da Lei 8.443/92, aplicada pelo mesmo fato, de sorte que o valor a ser cobrado a título de sanção em pecúnia não supere o fixado para a mais elevada de tais penas", disse o desembargador. 

Gameleira

A atual prefeita do município de Gameleira é Verônica do Major (PSB), eleita em 2016 para o seu primeiro mandato. Ela se candidatou após Major Ramos ter sua candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por ter sido processado por fraude em licitação de merenda escolar.

Comentários

Últimas notícias