eleições 2020

Pré-candidatura de Marco Aurélio é oficializada por Levy Fidelix e espera apoio de Bolsonaro

O presidente nacional do PRTB declarou que a sigla é a única "direita pura" e, por isso, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve apoiar não apenas o partido, como a candidatura de Marco Aurélio

Alice Albuquerque
Cadastrado por
Alice Albuquerque
Publicado em 10/08/2020 às 15:34 | Atualizado em 22/09/2020 às 15:24
REPRODUÇÃO/COLETIVA ONLINE
O presidente nacional do PRTB Levy Fidelix espera ter o apoio do presidente Bolsonaro para a campanha do pré-candidato à Prefeitura do Recife e deputado estadual Marco Aurélio - FOTO: REPRODUÇÃO/COLETIVA ONLINE

O presidente nacional do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) Levy Fidelix oficializou, nesta segunda-feira (10), na sede do partido, em São Paulo, a pré-candidatura do deputado estadual Marco Aurélio à Prefeitura do Recife com o slogan "Vamos endireitar Recife". Com o discurso de o PRTB ser a "única direita conservadora", Fidelix associou os outros partidos da direita com uma melancia "são verde por fora e vermelha por dentro".

>> Marco Aurélio anuncia pré-candidatura à Prefeitura do Recife

O pré-candidato no Recife da sigla que pretende colocar 18 candidaturas majoritárias nas capitais dos Estados já havia feito uma coletiva na última quinta-feira (6), informando a oficialização da pré-candidatura com o presidente nacional do partido. Na ocasião, Marco Aurélio comentou as propostas da sua campanha e afirmou que a fragmentação da direita no município não atrapalhará a corrida para um possível segundo turno.

>> Em solenidade na Câmara, Mourão recebe título de cidadão recifense

Com a pré-candidatura oficializada e a garantia do apoio do vice-presidente Mourão, na esperança que o presidente Bolsonaro também faça o mesmo na capital pernambucana, o slogan da pré-campanha já conta com a imagem do chefe de Estado ao lado de Marco Aurélio, Levy Fidelix e o vice-presidente.

O presidente nacional disse esperar reciprocidade de Bolsonaro com relação ao apoio à campanha, já que "o PRTB participou da chapa vitoriosa Bolsonaro/Mourão em 2018". "Fizemos aliança em prol de Jair Bolsonaro e Mourão, proporcionamos os oito segundos além dos oito que o PSL tinha na TV, foram 16. O que se espera é essa reciprocidade, já que somos o partido da direita, o partido que fez e aconteceu em todos os ângulos, em matéria e discussão dos temas e questões de ideologia de gênero, de defender Deus, pai de família. Temos uma ampla gama de entendimento que se farão doravante, porém não podemos esquecer do passado. Se estivemos juntos, é natural que permaneçamos".

>> Apoiado pelo vice-presidente Mourão, Marco Aurélio trata sobre pré-candidatura no Recife 

Fidelix criticou que outros partidos de direita que estão se declarando bolsonaristas são "fakes", se fazendo valer de que esteve na campanha presidencial ao lado do presidente desde o início. "Vimos até uma pesquisa recente negando a participação de Marco Aurélio como candidato. É uma pesquisa fake. Parece que o Democratas encomendou essa pesquisa não colocando Marco Aurélio, o nosso candidato. Além de ser deselegante, o que a realidade se impõe é que Marco Aurélio é pré-candidato hoje e a partir do dia 31 de agosto será candidato definitivo".

Em live no Instagram antes da coletiva, o pré-candidato Marco Aurélio, ao lado de Levy Fidelix, comentou sobre a pesquisa feita e disse estar indignado. "Eu não poderia (deixar de falar), diante da minha tristeza e decepção com o candidato Mendoncinha. Que coisa feia. Tudo tem jeito, que coisa mais feia. Fazer uma pesquisa, você sabendo que eu sou candidato e não bota meu nome na pesquisa, isso é muito feio para você. É por isso que você é tão desagregador e conseguiu, sentado na cadeira de governador de Pernambuco, perder para o cara do escândalo do vampiro e do precatório. No Ministério da Saúde, não conseguiu se eleger senador porque você menosprezou o presidente Bolsonaro, meu presidente Bolsonaro. Você é elitista, por isso tirou meu nome da campanha".

Levy disse que vai recomendar a todos os postulantes do PRTB oficializem a candidatura já no primeiro dia das convenções partidárias, em 31 de agosto, e vão até 16 de setembro e também informou que entre os dias 5 e 6 de setembro, Mourão vai fazer uma gravação com Marco Aurélio, em Brasília. "Depois, estando no decorrer da campanha, ele participará efetivamente, enquanto Jair Bolsonaro eu creio que é natural que ele vá nos proporcionar reciprocidade. Como sou pré-candidato em São Paulo, espero que isso também ocorra".

Oposição no Recife

Perguntado se a sigla conversa com o grupo de oposição para que Marco Aurélio saia candidato da congregação no Recife, Levy ressaltou que o deputado é líder da oposição e espera unificar uma mesma linguagem de grupo "para que possamos contrapor a situação".

"Marco Aurélio é o candidato da oposição e incorpora também a plataforma dessa oposição focada na direita conservadora, mas nem por isso esses conversadores que já estão nessa capitania hereditária que querem excluir Marco Aurélio do pleito há muito tempo e fazem um jogo errático. Temos casos conhecidíssimos desses que querem oportunizar-se. Neste caso, Marco Aurélio também não estará com eles, temos o candidato que nitidamente repetirá o que fizemos no passado", afirmou.

>> Com discurso contra corrupção, Patrícia Domingos anuncia pré-candidatura à Prefeitura do Recife

Fidelix também declarou que Marco Aurélio é um candidato irreversível. "Não só é, como está com a candidatura posta há muito tempo. Pedi a ele ainda quando era vereador para se preparar e disse 'você tem talento e todas as pré-condições do enfrentamento futuro para ganharmos a Prefeitura do Recife. Você conhece a cidade feito poucos e tem alta sensibilidade nas demandas sociais, na saúde, na educação, se prepare para ser o nosso candidato'", e falou sobre as questões do fundo partidário que o partido não receberá.

"No ambiente que vivemos hoje as redes sociais funcionarão muito mais. O dinheiro dessa campanha vai ser criminalizado. Quem tem fundão é ladrão, é o que o povo vai dizer e é verdade. Nosso partido está despojado de qualquer tipo de recurso público, mas se sente muito honrado com isso, já que Mourão está aqui", garantiu.

Comentários

Últimas notícias