Em live pelo Instagram, a delegada Patrícia Domingos (Podemos) oficializou, nesta terça-feira (4), sua pré-candidatura à prefeitura do Recife. Com ênfase em seu discurso de combate à corrupção e críticas à gestão PSB no Recife, Patrícia disse que Geraldo Júlio transformou a prefeitura em um “caso de polícia” e que “se é caso de polícia, é uma delegada que vai resolver o problema”.
>> Patrícia Domingos vai se tornar cidadã recifense
"Hoje, a gente acompanha Recife mergulhada em escândalos, a prefeitura já foi alvo de cinco operações policiais. A Capital do Nordeste virou a Capital dos Escândalos. O prefeito transformou a prefeitura num caso de polícia. Se é um caso de política, a delegada vai resolver o problema. A cidade precisa se libertar dessas famílias imperiais", disse Patrícia.
A pré-candidata contou que a vontade de se envolver na política veio após a extinção da Delegacia de Combate à Corrupção em que trabalhava, a Decasp.
“Hoje eu tenho a honra de estar no Podemos, porque após o fechamento da delegacia, eu compreendi que no posso País ainda não é possível combater a corrupção de fora para dentro, então eu resolvi combater a corrupção de dentro para fora. Se fecharam a minha arena, eu vou lutar na arena deles e vencê-los na arena deles. Se é no campo da política, então é para lá que eu vou para derrubá-los. Eu provarei para Pernambuco e para o Recife que é possível ter uma gestão transparente e limpa, onde os recursos públicos não são desviados e são transformados em políticas públicas para ajudar as pessoas.”
- ''Somos radicalmente contra 'familiocracias''', diz Patrícia Domingos sobre João Campos e Marília Arraes
- 'Seria um prazer', afirma Patrícia Domingos sobre apoio de Moro em sua candidatura no Recife
- Daniel Coelho afirma que delegada Patrícia Domingos está 'se alinhando com a oposição'
- 'É hora de abrir espaço para o novo', diz Patrícia Domingos, pré-candidata a prefeita do Recife
- Podemos vai oficializar Patrícia Domingos porque "cenário da oposição mudou"
"Você sofreu tanto com o fechamento da delegacia, você poderia ficar reclamando das pessoas e dos políticos, mas entendeu que é preciso dar um passo para dentro do sistema para mudar de dentro para fora. A luta não vai ser fácil, sabemos disso", disse a presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu (SP), que participou por videoconferência.
Aliança
O lançamento da pré-candidatura acontece diante da diminuição das chances de união dos pré-candidatos de direita e centro-direita nas eleições para prefeito do Recife.
“Passamos quatro meses em tratativa com a oposição. E esses diálogos não avançaram. Não podemos esperar já que está faltando alguns meses para a eleição. Aceitamos todo o apoio, será bem vindo, mas Patrícia Domingos na cabeça da chapa já está definido", comentou.
Havia uma expectativa que o grupo pudesse enfrentar a disputa majoritária com uma chapa única, porém, até o momento, Alberto Feitosa (PSC), Daniel Coelho (Cidadania), Marco Aurélio (PRTB) e Mendonça Filho (DEM) ainda não sinalizaram desistência das respectivas pré-candidaturas em apoio a uma outra.
Questionado sobre como estavam as discussões com possíveis partidos de apoio, Patrícia disse ainda não há certeza sobre quais partidos vão apoiar sua candidatura, mas que o diálogo permanece “amistoso”.
Patrícia também comentou que ainda não foi definido um possível vice-candidato a prefeitura. “Por enquanto, a única confirmação é Patricia Domingos como futura candidata a prefeita".
Planos para o Recife
A pré-candidata explicou o seu planejamento para caso seja eleita prefeita do Recife. Com um discurso ficado na segurança pública, Patrícia falou sobre algumas medidas que seriam tomadas na Guarda Municipal.
>> Delegada Patrícia Domingos defende que guardas municipais do Recife passem a usar armas
“A prioridade da guarda municipal é uma guarda treinada e armada e que seja um modelo para o Brasil. Na nossa gestão, a prioridade da guarda será promover o cidadão e não apenas multar o cidadão. Ano passado, foram 431 estrupros na cidade, mais de 20 mil crimes contra o patrimônio como roubos e furtos. Queremos uma cidade segura, com câmeras, para promover a segurança do cidadão, e não para multar”, explicou.
Patrícia frisou que todo o seu secretariado seria escolhido com base em critérios técnicos. “Meu secretariado será técnico, a nossa ideia é apresentar quadros técnicos que possam compor um time vencedor. Não podemos ter na segurança alguém que nunca trabalhou com segurança publica, como acontece hoje. Por isso, a segurança do Recife está abandonada".
Questionada sobre qual seria a primeira coisa que faria como prefeita, a delegada afirmou que iria auditar todos os contratos feitos na gestão Geraldo Júlio e ajudaria a mandar para a cadeia caso encontrasse irregularidades.
“Se eu achar algum crime ou criminoso vou ajudar a mandar para a cadeia porque é lá o lugar de quem desvia o dinheiro público, de merenda, de remédio e de hospital. Será a minha primeira providência (a auditoria). E na qualidade de prefeita é o papel saber o que está acontecendo”, alertou.
Comentários