ELEIÇÕES 2020

Republicanos oficializa apoio a pré-candidatura de João Campos (PSB) no Recife

No encontro, o Republicanos entregou uma carta programática com um conjunto de sugestões que vão ser incorporadas ao Programa de Governo que o pré-candidato irá apresentar à sociedade

Mirella Araújo Luisa Farias
Cadastrado por
Mirella Araújo
Luisa Farias
Publicado em 14/08/2020 às 16:21
NAILTON BOURBON/DIVULGAÇÃO
ALIANÇA Silvio Costa Filho oficializou apoio do partido a João Campos - FOTO: NAILTON BOURBON/DIVULGAÇÃO
Leitura:

SJCC
Eleições 2020 - SJCC

Atualizada às 17h48

O partido Republicanos oficializou, nesta sexta-feira (14), que apoiará à pré-candidatura do deputado federal João Campos à Prefeitura do Recife. O anúncio foi feito pelo presidente estadual da sigla, o deputado federal Silvio Costa Filho, na sede do partido, e que contou com a presença do postulante socialistas, além de outros integrantes do Republicanos no Estado. 

>>Fernando Bezerra Coelho diz que respeita decisão do MDB de seguir com PSB, mas que não apoia João Campos

>> MDB finca apoio a pré-candidatura de João Campos no Recife

“Não tenho dúvida que essa unidade vai continuar melhorando a vida dos recifenses que sonham com uma cidade mais justa e mais solidária. João reúne todas as condições para liderar esta nova etapa da capital pernambucana. Estamos construindo esta aliança com um conteúdo programático para a cidade. Vamos construir um Recife inteligente, com um olhar para o social, buscando sempre o desenvolvimento e a geração de emprego e renda para os recifenses”, destacou Silvio.

Na ocasião, o Republicanos entregou uma carta não só destacando o apoio na composição da Frente Popular do Recife, como apresentou um conjunto de sugestões  que podem ser incorporadas ao Programa de Governo que o socialista irá apresentar à sociedade. Entre as colocações por parte dos Republicanos, estão a valorização dos servidores públicos, o fortalecimento da atenção básica de saúde, a rediscussão do Plano Diretor da Cidade. 

“O Republicanos é um partido com muita representação e uma atuação destacada no Congresso Nacional e em todo o país. O seu apoio e confiança na nossa pré-candidatura e na Frente Popular do Recife, oficializado nesta sexta-feira, reforça o nosso projeto de garantir uma cidade cada vez mais voltada às pessoas, que valoriza e assegura os avanços conquistados, que planeja e trabalha por um futuro com mais oportunidades", afirmou João Campos. 

"As sugestões e eixos defendidos pelo Republicanos, na carta nos entregue hoje, dialoga com diretrizes do Programa de Governo que estamos consolidando para apresentar à população do Recife”, complementou. 

O Republicanos possui atualmente sete prefeitos de mandato e pretende lançar na corrida majoritária, 40 candidatos em todo o Estado. Sobre o fato de alguns dos gestores fazem oposição ao governador Paulo Câmara, Silvio Costa Filho argumenta que todos possuem boa relação com o executivo estadual e antecipa que nestas eleições haverá palanques em que o Republicanos receberá apoio socialistas e em outros não.

"Nós temos que respeitar democraticamente o posicionamento de cada partido em seus respectivos municípios. Nossa aliança se dará no campo programático e cada partido tem autonomia para construir e fortalecer suas candidaturas majoritárias. Onde pudermos, vamos estar juntos”,  afirma o deputado federal, ao JC

Sobre a possibilidade do partido vir a indicar um nome para compor a vice na chapa socialista. Assim como demais lideranças aliadas tem afirmado a respeito deste assunto, Silvio Costa Filho também pontuou que a questão não foi conversada. "Nós do Republicanos defendemos que o candidato a vice seja escolha pessoal do pré-candidato João Campos, nosso partido quer ajudar nessa construção, mas nunca conversamos sobre isso. A vice tem que ser independente do partido, tem que ser uma escolha pessoal do próprio candidato", declarou. 

APROXIMAÇÃO

Do lado oposto da Frente Popular, o presidente estadual dRepublicanos, Silvio Costa Filho, já foi líder da oposição do governo Paulo Câmara (PSB), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e, no pleito municipal de 2016, concorreu como vice na chapa de João Paulo, então candidato pelo PT. Eles foram derrotados pelo prefeito Geraldo Julio (PSB), que garantiu a sua reeleição.  

Nas eleições de 2018, o partido esteve no bloco da oposição apoiando o então candidato a governador, o ex-senador Armando Monteiro Neto (PSB). O presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, chegou a defender uma candidatura de Silvio à Prefeitura do Recife nas eleições deste ano, mas possibilidade foi rejeitada por ele em fevereiro.

A reaproximação entre Republicanos e o PSB, iniciou em 2019. "Eu tenho tido a oportunidade de ajudar o governo do estado aqui em Brasília, tenho dialogado com alguns dos seus secretários onde a gente tem trabalhado aqui em Brasília para liberar emendas, recursos, destravar obras paralisadas. Apesar das diferenças pontuais, a gente tem procurado ajudar Pernambuco, que esse tem que ser o nosso principal foco, ajudar o estado", afirmou Silvio.

Além de Silvio Costa Filho, o partido tem o deputado federal Ossésio Silva na Câmara dos Deputados, e o deputado estadual William Brígido na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), mas que é integrante da bancada de oposição da Casa. No entanto, o dirigente estadual do Republicanos já afirmou que irá mediar um encontro entre o governador Paulo Câmara e o parlamentar Brígido para formalizar sua entrada na base governista. Quem também deverá participar desse encontro é o deputado estadual João Paulo da Costa (Avante), que é irmão de Silvio Costa Filho. 

"Naturalmente eles já vinham ajudando o Estado, e devem continuar na mesma direção. Essa movimentação tem sido fruto de muito diálogo”. Na Câmara do Recife, há os vereadores Gilberto Alves, membro da bancada de governo, e Ana Lúcia, que já havia afirmado que aguardaria o posicionamento oficial do partido. 

 

 

.
Eleições 2020 - FOTO:.

Comentários

Últimas notícias