O partido Novo realizará sua convenção, nesta segunda-feira (31), para confirmar a candidatura a prefeito do Recife, do procurador Charbel Maroun e do seu candidato a vice-prefeito, o procurador federal André Teixeira. O encontro, que também lançará oficialmente 13 candidaturas à Câmara de Vereadores, será transmitido através de aplicativo de vídeo chamadas, a partir das 19h.
>> 'Entramos como uma via alternativa', enfatiza Charbel Maroun sobre corrida à Prefeitura do Recife
De acordo com o partido, a convenção seguirá todas as regras previstas pela resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - o período de realização das convenções é de 31 de agosto a 16 de setembro. O Novo se negou a fazer coligações para o pleito municipal, por ter se colocado contra o uso do Fundo Eleitoral de R$ 2 bilhões para financiamento de campanhas. A sigla chegou a devolver para a União, os R$ 36,5 milhões dos quais teria direito.
“Vamos utilizar para a convenção partidária uma ferramenta que garante os votos apenas dos filiados, de forma segura”, destacou o presidente do Partido Novo no Recife, Lucas Albuquerque. "Mesmo com as dificuldades do momento, conseguimos uma maneira para que todos participem das discussões internas do partido”, acrescentou Charbel, pré-candidato à prefeito do Recife e um dos fundadores do Novo em Pernambuco.
O partido destaca que todos os filiado passaram por longo processo seletivo elaborado pelo próprio partido, no qual foram avaliados o conhecimento de princípios constitucionais, das funções aos cargos que concorrerão e posicionamento em situações sobre diversos temas.
PROBLEMÁTICAS DO RECIFE
Em entrevista ao programa Resenha Política, transmitido pela TV JC, o procurador afirmou que a cidade do Recife tem dois problemas gravíssimos: "o da mobilidade e revitalização do centro do Recife". Ele quer trazer concorrências para a cidade e encontrar novas formas de financiamento do transporte público.
"Já temos informações de como fazer isso e vamos apresentar durante a campanha. Vamos buscar revitalizar o centro do Recife, queremos colocar pessoas para morarem lá de novo, retirando as normas que atrapalham construtoras de irem lá reformas moradias, porque tem norma que impede que as pessoas morem perto de comércio e queremos tirar isso, revitalizando o centro", declarou.
Charbel tem se colocado como um candidato mais à direita do que os outros pré-candidatos oposicionistas da cidade. "Acredito em mercado. Não venço essa convicção de defesa de liberdade de empreender como eles, que vejo que acreditam muito nisso, mas não com tanta convicção como a gente, até porque muitos que estão com o nome colocado já estão em conversa para não sair. Vemos alternativa. Estamos entrando como essa via alternativa para as pessoas não se empolgarem com quem estava na reeleição. Queremos mostrar que há essa alternativa e somos ela, o que aconteceu com Zema (único governador do Novo eleito em 2018, em Minas Gerais), que foi o terceiro colocado e depois ganhou a eleição", declarou, na ocasião.
Comentários