ELEIÇÕES 2020

Convenções partidárias começam nesta segunda-feira no "novo normal"

Quatro partidos já marcaram a data das suas convenções: o PRTB, o Podemos, o PT e o PDT. O evento pode ser realizado a partir do dia 31 e até 16 de setembro.

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 28/08/2020 às 19:55 | Atualizado em 28/08/2020 às 21:10
DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM
A essa altura, dificilmente as pessoas vão votar focando nas propostas, nem o eleitor mais desligado da política nem o mais ideológico. Ele deve votar em quem acha que está falando melhor", afirma Priscila - FOTO: DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM

As convenções partidárias começam a ser realizadas nesta segunda-feira (31) dando o contorno de como será a próxima eleição, uma das mais concorridas no Recife. Já estão marcadas as convenções do Partido Renovador Trabalhista (PRTB), do Novo, do PDT e a do PT. As duas primeiras vão ocorrer no dia 31, confirmando as candidaturas do líder da oposição na Alepe, o deputado estadual Marco Aurélio (PRTB); e de Charbel Maroun, do Novo. O PDT realiza a sua convenção no dia 1º com dois pré-candidatos: o deputado federal Túlio Gadelha e a ex-secretaria de Habitação do Recife, Isabella de Roldão. Tanto o bloco que faz oposição ao prefeito Geraldo Júlio (PSB) - composto por pelo menos seis partidos - como dois dos principais partidos "da esquerda", o PSB só vai realizar a convenção o mais próximo possível do dia 16 de setembro, quando se encerra o prazo dado pela Justiça Eleitoral para fazer esse tipo de evento. A do PT é no dia 16. Com a determinação do TRE-PE de evitar agloremações por conta do novo coronavírus, os partidos precisarão se reinventar para evitar aglomerações.

> > TRE proíbe aglomeração em atos de campanha e pré-campanha em Pernambuco

> > Partido Novo realiza convenção partidária nesta segunda-feira (31)

"Os candidatos que têm menos musculatura estão marcando as suas convenções no começo do prazo para ter mais tempo de se firmar e ter mais visibilidade. Os outros grupos dependem muito de articulações e, por isso, é melhor estender o prazo pra fazer mais negociações e errarem menos", comenta a cientista política e professora da Facho Priscila Lapa.

Na frente da oposição, o impasse é escolher o cabeça da chapa pois já existem mais três candidaturas de direita no cenário da disputa pela Prefeitura da Cidade do Recife: a do líder da oposição na Alepe, Marco Aurélio (PRTB), a da delegada Patrícia Domingos (Podemos) e a do PSL, a do advogado Carlos Andrade Lima. "Há o risco de uma pulverização excessiva no nosso campo. Por isso, trabalhamos para construir uma unidade. Do outro lado, há uma aliança curiosa, porque o nome principal da chapa só pode ser do PSB", alfineta o ex-senador Armando Monteiro Neto (PTB). São cerca de seis partidos nesse bloco que, além do PTB, inclui o DEM, Cidadania, PSDB, PL e PSC.

Outro grupo que também está fazendo articulações é o que tem João Campos (PSB) na cabeça de chapa. Além do partido socialista, o grupo congrega os seguintes partidos: Republicanos, Avante, MDB, PROS e o PSD, que anunciou o apoio na sexta-feira (28). Em 2016, a frente socialista tinha 20 partidos, quando reelegeu o atual prefeito Geraldo Júlio (PSB). "Não há data definida. Estamos dialogando com o conjunto da Frente Popular. As conversas estão acontecendo e, quando forem finalizadas serão divulgadas em acordo com os partidos que oficializarem os apoios", disse pelo WhatsApp, o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, três dias depois de ser contatado para esta reportagem.


VIRTUAL

As convenções ficaram conhecidas como as grandes festas de lançamento dos candidatos. No entanto, este ano terá que ser diferente pela pandemia do coronavírus já que as aglomerações estão proibidas. "O MDB chegou a mudar o estatuto para realizar as convenções virtuais", afirma o presidente do MDB pernambucano, o deputado federal Raul Henry. O MDB tem 55 pré-candidatos e apoia João Campos no Recife, mas está costurando candidaturas em cidades como Olinda, onde o pré-candidato da legenda é o empresário Celso Muniz.

Essa mesma preocupação é compartilhada com a presidente do diretório municipal do DEM, a deputada estadual Priscila Krause. "A ideia é fazer a convenção num formato novo com um mínimo de pessoas presentes e o restante acompanhando virtualmente. Nossa cultura é de que candidato forte é o que faz uma convenção que junta muitas pessoas. Isso vai ter que mudar", conta a parlamentar. O DEM tem 38 pré-candidatos a prefeito e ocupa atualmente cinco prefeituras. A sigla também está fazendo cursos on line para pré-candidatos sobre a legislação eleitoral, convenções e gestão de projetos.

"O formato dessa campanha será muito digital. A nossa intenção é fazer uma convenção em que somente 1% dos participantes estejam presencialmente. Os 99% restantes vão acompanhar on line. Vai ser transmitida como uma videoconferência", resume o presidente municipal do PT, Cirilo Mota. O partido  marcou a sua convenção para o dia 16 e também contratou consultorias para os pré-candidatos se informarem como podem usar as redes sociais por acreditar que a campanha deste ano será mais virtual. Até o PRTB que anunciou, inicialmente, que faria a convenção presencial desistiu na última sexta-feira. Já que a Justiça Eleitoral está determinando que as convenções ocorram virtualmente.

DECISÃO

Em sessão extraordinária realizada nesta sexta-feira (28), às 17h, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) decidiu, por unanimidade, que todos os atos públicos do processo eleitoral - incluindo as convenções partidárias - deverão cumprir as normas sanitárias estaduais e federais que têm objetivo de combater a pandemia da covid-19. Os eventos não poderão provocar aglomerações e não podem reunir mais de dez pessoas no mesmo ambiente, conforme determina o Decreto Estadual 49.055, de 31 de maio passado. Além disso, todos os participantes devem usar máscaras, respeitar o distanciamento e ter à disposição o álcool em gel.

Quem desobedecer a determinação estará sujeito a sanções sanitárias e, em princípio, a ser processado pelo crime previsto no Artigo 268 do Código Penal (infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa). A pena vai de detenção de um mês a um ano, e multa.

O presidente do TRE-PE, desembargador Frederico Neves, acredita que decisão da Corte é de fundamental importância para evitar o agravamento da pandemia. Ele destaca que a Corte recomendou que os partidos optem pelo modelo virtual de convenções, o que já foi possibilitado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas, se não for possível, que respeitem as restrições impostas às reuniões presenciais.

Comentários

Últimas notícias