Eleições 2020

Armando Monteiro defende autonomia de Daniel Coelho, mas diz que lançamento de mais uma candidatura prejudicaria a oposição

Daniel Coelho deve decidir ainda nesta semana se mantém ou não postulação para a Prefeitura do Recife. Para Armando, grupo deve se ''aglutinar em um número menor de candidaturas''

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 02/09/2020 às 15:59 | Atualizado em 02/09/2020 às 16:06
Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem
O ex-senador Armando Monteiro - FOTO: Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem

.
Eleições 2020 - .

Na expectativa pela decisão do Cidadania acerca da manutenção ou não da pré-candidatura a prefeito do Recife do deputado federal Daniel Coelho - marcada para ocorrer ainda nesta semana -, o ex-senador Armando Monteiro Neto (PTB) disse, nesta quarta-feira (2), que vai "respeitar e entender" qualquer que seja a decisão do partido aliado, mas que acredita que uma fragmentação ainda maior da oposição não os beneficiaria. O PTB de Armando e o Cidadania fazem parte de um grupo de partidos que, desde 2018, reuniu-se contra as gestões do PSB no Estado. Além deles, integram o coletivo siglas como PSDB, DEM, Podemos e PSC, por exemplo.

"Qualquer que seja o caminho que ele (Daniel) adote eu vou respeitar e entender, mas é evidente que uma maior fragmentação de candidaturas no nosso campo é ruim. O ideal é que a gente possa se aglutinar em um número menor de candidaturas, só que é evidente que ele tem total autonomia de se colocar como candidato ou apoiar alguma das candidaturas que já estão postas no campo da oposição. Agora, se mais alguém se lançar, nós vamos acabar tendo uma dispersão desses votos e acabar, de alguma maneira, ajudando o outro campo", detalhou o petebista. Até o momento, o grupo de oposição já confirmou as postulações da delegada Patrícia Domingos (Pode), do ex-governador Mendonça Filho (DEM), dos deputados estaduais Alberto Feitosa (PSC) e Marco Aurélio (PRTB) e do advogado Carlos Andrade Lima (PSL).

>> Sem acordo no bloco de oposição, Mendonça Filho oficializa sua candidatura à Prefeitura do Recife em 16 de setembro

>> Com discurso pró-Bolsonaro, Marco Aurélio oficializa candidatura à Prefeitura do Recife

Armando disse, ainda, que ter certeza de que Daniel marchará com o coletivo no pleito deste ano, seja no primeiro ou no segundo turno. "Esta semana houve a definição pela candidatura do Mendonça, pois quatro partidos já estão alinhados com ele. Já se pode dizer que Mendonça é candidato. Sobre Daniel, eu gostaria de destacar que ele é um grande quadro das oposições e que eu tenho profundo respeito pelo deputado. E uma coisa é fundamental, eu tenho certeza que estaremos juntos no nosso campo comum. Podemos, no primeiro turno, estar ligados a candidaturas diferentes, mas mas tenho certeza que estaremos juntos no mesmo campo político", cravou o ex-parlamentar.

DEFINIÇÃO

Na última segunda-feira (31), Mendonça Filho conquistou o apoio do PL à sua candidatura e garantiu a manutenção da sua pré-candidatura à Prefeitura do Recife. Diferentemente de Daniel, que não conseguiu a adesão de nenhum partido à sua postulação, o democrata conta, além do PL e do DEM, com PSDB e PTB no pleito deste ano.

Em nota lançada no mesmo dia, o deputado federal lamentou o "quadro fracionado do grupo" disse que seu partido decidirá, ainda nesta semana, "que caminho irá tomar no que se refere à disputa para a Prefeitura do Recife".

Comentários

Últimas notícias