Atualizada às 19h10
Com aval da maioria absoluta dos integrantes da executiva estadual, o Partido Progressista (PP) anunciou que irá apoiar o pré-candidato a prefeito do Recife, o deputado federal João Campos (PSB). O oficialização da aliança ocorreu na sede estadual do PP, nesta quinta-feira (11), e contou com a presença do presidente estadual da sigla, o deputado federal Eduardo da Fonte, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros, o líder do governo na Câmara Municipal, Eriberto Rafael, além de outros vereadores e deputados da bancada progressista.
O apoio do PP traz um peso significativo para a Frente Popular do Recife por ser o terceiro partido com maior tempo de televisão, atrás apenas do PT e PSL. O bloco liderado pelos socialistas também conta com o Republicanos, MDB, PV, PROS, Avante, PCdoB, PSD e o Solidariedade, segundo o vice-presidente nacional da legenda, Augusto Coutinho afirmou ao JC. Nesta terça-feira (15), o PSB do Recife realizará sua convenção partidária, das 10h às 15h. O evento será transmitido online pelo canal do Youtube do PSB Pernambuco.
>> PP pode anunciar apoio a João Campos ainda nesta quinta. Deputados e vereadores foram convocados
>> No Cabo de Santo Agostinho, PSB oficializará candidatura de Lula Cabral
>> Em Limoeiro, PSB confirma candidatura do prefeito Joãozinho à reeleição
"Estamos construindo uma frente forte, representativa e que vai trabalhar muito para avançarmos nas transformações que o Recife vem experimentando nos últimos anos. Muito foi feito, mas ainda há muito mais por fazer na nossa cidade. Por isso, temos conversado e reunido todos aqueles e aquelas que podem somar na nossa busca por mais inclusão, serviços públicos de qualidade e por mais oportunidades para a nossa gente. Tenho certeza de que os Progressistas e suas lideranças, a exemplo do amigos (deputado federal e presidente estadual da sigla) Eduardo da Fonte e (presidente da Assembleia) Eriberto Medeiros, darão uma contribuição muito importante nesse processo", destacou João Campos.
Durante o ato, Eduardo da Fonte pontuou que a escolha dos Progressistas pelo apoio à pré-candidatura de João Campos foi feita após um intenso processo de consulta interna com os quadros da legenda. Segundo o dirigente, o socialista teria capacidade necessária para liderar a capital pernambucana neste momento cercado de desafios. "Tenho certeza que estamos no rumo certo para que a gente possa dar continuidade à grande gestão do prefeito Geraldo Julio. Para que a gente possa também, com muita responsabilidade, inovar com novas ações, buscando também mais conquistas para a população da cidade do Recife", afirmou.
Eriberto Medeiros também frisou que todo o seu partido estará mobilizado para ajudar a Frente Popular durante a corrida eleitoral. "Estaremos todos engajados nesse desafio, estaremos nas ruas, firmes e fortes com você. Sucesso!", declarou.
ARTICULAÇÕES
A decisão sobre a oficialização do apoio a pré-candidatura de João Campos, foi comunicada aos membros do PP, nesta quarta-feira (9), as 23h30, segundo antecipou a coluna Cena Política. Um dia antes, na terça-feira (8), o presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte, esteve no Palácio do Campo das Princesas, acompanhado do deputado estadual Clovis Paiva, em uma agenda com o governador Paulo Câmara (PSB) para tratar questões do setor sucroalcooleiro - apesar do cunho oficial, o encontro pode ter resultado em avanços para que a aliança fosse selada.
Nos bastidores, alguns membros afirmaram que havia uma certa impaciência com a indefinição do PP em se posicionar oficialmente sobre as eleições do Recife. No entanto, a "demora" se deu devido aos arranjos políticos que estavam sendo costurados por Eduardo da Fonte. Ainda segundo as informações da Cena Política, o que estaria em jogo era um número de espaços que a sigla poderia ter no Governo do Estado, o que incluiria a pasta de Agricultura, que hoje é ocupada pelo PT - que poderá deixar a gestão em virtude da pré-candidatura da deputada federal Marília Arraes.
Agora, o PSB aguarda o posicionamento da Rede Sustentabilidade e do PDT, que mesmo com duas pré-candidaturas postas, a do deputado federal Túlio Gadêlha e da ex-secretária de habitação do Recife, Isabella de Roldão, deve desistir do pleito majoritário para manter-se na Frente Popular do Recife, segundo uma fonte em reserva, informou.
CONVENÇÃO DO REPUBLICANOS
O Republicanos foi o primeiro partido a referendar o apoio a João Campos, durante realização da sua convenção partidária, nesta quinta-feira (10). O pré-candidato a prefeito do Recife pelo PSB, participou do ato através de videoconferência, ressaltando a importância do partido na Frente Popular do Recife.
"Os símbolos sempre são muitos valiosos na política, São símbolos relevantes que a gente deve carregar. Receber esse primeiro anúncio formal do Republicanos, é algo muito forte e relevante pra mim. Sabemos do imenso desafio que a pandemia trouxe, mas estamos cientes da força que temos para construir uma solução responsável para as demandas da sociedade. Vamos trabalhar juntos para ganhar as eleições e governarmos juntos, montando um modelo que desenvolva a economia sem desfavorecer quem precisa de amparo social”, declarou.
Atualmente, o Republicanos conta com dois deputados federais, um deputado estadual e dois vereadores na Câmara Municipal do Recife. Durante a homologação das candidaturas, o partido oficializou o nome de 25 candidatos a vereador.
O presidente estadual do partido, deputado federal Silvio Costa Filho, destacou o crescimento da sigla e o apoio ao PSB. “Nós, do Republicanos, estamos crescendo não só em quantidade, mas sobretudo na qualidade do nossos quadros na capital pernambucana. Vamos, ao lado de João Campos, trabalhar para construir uma cidade mais justa e solidária, comprometida com o desenvolvimento social e econômico, sobretudo visando a geração de emprego e renda para a população. Tenho certeza que o Recife vai se surpreender com João, com o seu preparo e capacidade de trabalho”, pontuou Silvio.
O presidente municipal do Republicanos, deputado federal Ossesio Silva, que presidiu a convenção, projeta um bom desempenho dos candidatos no Recife. “Tenho certeza que chegamos nesta eleição mais fortalecidos.Temos uma história de luta e superação. Estamos com um time de vereadores comprometidos com as pautas da cidade e que sabe das demandas da população. Vamos, com João Campos e com as lideranças do Republicanos, trabalhar por um Recife mais solidário e focado no desenvolvimento social e econômico”, declarou o parlamentar.
Comentários