Eleições SJCC

Rede Sustentabilidade decide apoiar pré-candidatura de João Campos a prefeito do Recife

No partido havia simpatizantes entre as pré-candidaturas do PSB, PT e PDT. As conjunturas local e nacional acabaram pesando na decisão divulgada neste domingo (13).

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 13/09/2020 às 18:28 | Atualizado em 22/09/2020 às 16:28
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Frente Popular do Recife, liderada pelo deputado federal João Campos, também é formada pelos partidos: PV, MDB, Republicanos, PSD, Avante, PDT, PROS, PP e PCdoB. - FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

JC
Eleições 2020 - JC

O partido Rede Sustentabilidade anunciou, neste domingo (13), que irá apoiar o pré-candidato a prefeito do Recife pelo PSB, o deputado federal João Campos. Em reunião com os pré-candidatos e filiados do partido, o diretório municipal colocou em questão o cenário político e eleitoral do Recife, "no qual as forças conservadoras e de direita se articulam em torno de uma agenda alinhada ao bolsonarismo e aos
retrocessos democráticos, políticos e sociais por ele representados", segundo consta em sua resolução. 

>> PDT bate o martelo e indica a ex-vereadora Isabella de Roldão para compor a vice de João Campos no Recife

>> Sob o comando de Eduardo da Fonte, PP anuncia apoio ao pré-candidato a prefeito do Recife João Campos

Outro fator colocada pela Rede, foi a desistência de lançar uma candidatura majoritária própria. Dessa forma, foi estabelecido um diálogo político entre os pré-candidatos do chamado "campo progressista". Dentro do partido havia simpatizantes não só pela pré-candidatura de João Campos, mas também quem optasse pelo apoio a deputada federal Marília Arraes e pelo então pré-candidato a prefeito, o deputado federal Túlio Gadêlha. 

No entanto, também foi preciso levar em consideração a aliança nacional composta pela Rede, PSB, PDT e PV "e a importância estratégica de reproduzi-la nas eleições de 2020, de forma a consolidar a construção de um novo projeto nacional e sustentável para 2022", segundo apresenta o documento assinado por Brígida Andrea e Roberto Leandro, porta vozes da Rede/Recife. 

Por fim, o partido considerou que a pré-candidatura de João Campos é a que aglutina maior parte das forças desse campo político. "E está comprometida com a elaboração e a execução de uma plataforma programática que possibilite a ampliação dos direitos e da cidadania da população". 

 

SAÍDA DA DISPUTA

A decisão do PDT do Recife, em retirar o projeto majoritário da corrida municipal, para apoiar o palanque de João Campos, pode ter pesado diretamente na decisão da Rede em selar a aliança com a Frente Popular do Recife nestas eleições. 

Nesta sexta-feira (11), o então pré-candidato do PDT, o deputado federal Túlio Gadêlha, anunciou que estaria saindo da disputa pela Prefeitura do Recife. Ele indicou o nome do enfermeiro Roberto Patriota, que estava colocado como pré-candidato a vereador pelo partido, como indicação para compor a vaga de vice na chapa socialista. Mas, a decisão foi rejeitada pelo PDT Nacional, e o presidente do partido Carlos Lupi referendou o nome da ex-vereadora do Recife Isabella de Roldão para ser a candidata a vice. A decisão já foi aceita pelo PSB.  

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), tido como entusiasta da candidatura de Túlio, esteve na capital pernambucana no mesmo dia em que o presidente nacional Carlos Lupi, que  se reuniu com o diretório municipal pedetista para tratar do futuro da legenda nas eleições. Eles, inclusive, jantaram juntos na casa do advogado Walber Agra. 

Em conversa com o JC, na ocasião, o senador Randolfe afirmou que veio ao Recife para celebrar "a aliança nacional entre Rede e o PDT, que é profícua e duradoura". Os partidos possuem alianças em vários locais do País e o senador tem buscado estar presente para consolidar estes apoios. "O ano de 2020 é o resultado da construção que estamos fazendo na centro esquerda, desde o ano passado", declarou Rodrigues.

 
Confira na íntegra a Resolução da Rede Sustentabilidade

RESOLUÇÃO POLÍTICA DA REDE SUSTENTABILIDADE RECIFE SOBRE AS ELEIÇÕES 2020.

A Direção Municipal da Rede Sustentabilidade/Recife, em reunião com pré-candidatos e
filiados, realizada neste sábado:

1) Considerando o cenário político e eleitoral do Recife, no qual as forças conservadoras e de direita se articulam em torno de uma agenda alinhada ao bolsonarismo e aos retrocessos democráticos, políticos e sociais por ele representados;

2) Considerando que, após realizar um debate interno, democrático e transparente, a REDE descartou o lançamento de candidatura própria no Recife e estabeleceu um diálogo político respeitoso com pré-candidatos do campo democrático-progressista;

3) Considerando a aliança nacional composta pela REDE, PSB, PDT e PV e a importância estratégica de reproduzir essa aliança nas eleições de 2020, de forma a consolidar a construção de um novo projeto nacional e sustentável, para 2022;

4) Considerando que a pré-candidatura de João campos (PSB) é a que aglutina a maior parte das forças desse campo e está comprometida com a elaboração e a execução de uma plataforma programática que possibilite a ampliação dos direitos e da cidadania da população;

Decide:

Declarar apoio a pré-candidatura de João Campos (PSB) para prefeito do Recife, conclamando toda sua militância e apoiadores a se engajarem na construção, no fortalecimento e no êxito desse projeto.

Recife, 12 de setembro de 2020.

Brígida Andrea e Roberto Leandro,
Porta Vozes da REDE / Recife.


 

JC
Eleições 2020 - FOTO:JC

Comentários

Últimas notícias