EleiçõesSJCC

PDT bate o martelo e indica a ex-vereadora Isabella de Roldão para compor a vice de João Campos no Recife

A decisão pelo nome da ex-vereadora do Recife, veio através de uma intervenção do PDT nacional que rejeitou o nome do enfermeiro Rodrigo Patriota, indicado pelo deputado federal Túlio Gadêlha.

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 13/09/2020 às 15:38 | Atualizado em 22/09/2020 às 16:26
DIVULGAÇÃO
A ex-vereadora Isabella de Roldão já era cotada para ocupar a vice na chapa de João Campos (PSB) - FOTO: DIVULGAÇÃO

 

JC
Eleições 2020 - JC

Após uma série de tratativas internas entre ter candidatura majoritária própria ou se manter na Frente Popular do Recife, o PDT anunciou neste domingo (13), o nome da ex-vereadora Isabella de Roldão para compor a vaga de vice-prefeita na chapa encabeçada pelo pré-candidato a prefeito, o deputado federal João Campos (PSB). A confirmação veio através de nota assinada pelo presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, que já havia rejeitado a indicação de Rodrigo Patriota, apresentada pelo deputado federal e então pré-candidato a prefeito, Túlio Gadêlha

>> PSB aguarda nova indicação do PDT para a vice de João Campos

>> Presidente nacional do PDT rejeita indicação de Túlio Gadêlha para vice de João Campos

>> Vice indicado por Túlio Gadelha para compor a chapa com João Campos poderá ser rifado pelo PSB e pelo próprio PDT nacional

"Após um intenso e amplo debate, a Direção Nacional do PDT anuncia, com base nas Resoluçoes n? 006/2019 e 003/2020, neste domingo (13/09), o apoio do partido à Frente Popular e à candidatura do deputado federal João Campos (PSB) à Prefeitura do Recife. Uma aliança que foi construída com muito diálogo, envolvendo diferentes agentes políticos e partidários, sempre priorizando as demandas da população e com um olhar para a construção da cidade que queremos", declarou Lupi. 

>> Túlio Gadêlha desiste de concorrer à Prefeitura do Recife e anuncia apoio do PDT à candidatura de João Campos

"O PDT também tem a satisfação de anunciar a nossa participação na chapa majoritária encabeçada por João Campos, com a indicação da companheira Isabella de Roldão como vice. Isabella foi vereadora do Recife, conhece muito bem a cidade, carrega os valores do PDT e mostrou seu compromisso com o povo recifense ao abrir mão de sua pré-candidatura à prefeita pela unidade no campo progressista. Temos certeza de que, juntos, faremos uma campanha bonita e propositiva, para vencer as eleições e seguir avançando nas conquistas populares", concluiu. 

O pré-candidato socialista, também se manifestou por nota, ressaltando a aliança histórica que seu partido vem mantendo com o PDT desde o governo do seu pai, Eduardo Campos. "Eduardo uniu o estado e partiu para unir o Brasil, até ser interrompido por uma fatalidade. Mas deixou ensinamentos e não foram poucos. Montamos uma Frente tida como improvável por muitos, que, agora, volta a contar com o PDT", afirmou Campos. " Todos lembram do papel que o PDT e suas lideranças no estado exerceram no processo eleitoral de 2006, quando Eduardo foi eleito governador de Pernambuco. As nossas linhas políticas, as nossas visões de como o Estado deve servir a população sempre foram muito parecidas. O Brasil e o Recife que pensamos são muito próximos do que pensa o PDT", complementou. 

Sobre Isabella de Roldão, que havia se desincompatibilizado da secretária de Habitação do Recife, e estava colocada como pré-candidata a prefeita, João Campos declarou estar honrado por ter uma mulher "com senso crítico, determinada, combativa, com o olhar social e com o espírito público". "Ao seu lado e do nosso amplo conjunto político, vamos percorrer ainda mais o Recife, ouvir a população e construir as soluções necessárias para enfrentarmos os muitos desafios da cidade", declarou o socialista. 

Ainda no domingo (13), em suas redes sociais, Isabella comemorou sua indicação para vice-candidata.

INTERVENÇÃO

A decisão pelo nome da ex-vereadora Isabella de Roldão, veio através de uma intervenção do PDT nacional, comandado pelo presidente Carlos Lupi, após o então pré-candidato a prefeito Túlio Gadêlha anunciar sua desistência da corrida municipal e indicar o enfermeiro Rodrigo Patriota para a vaga de vice na chapa do PSB. Na justificativa de Túlio, apresentada em coletiva nesta sexta-feira (11),  o papel de Rodrigo seria uma forma de ajudar o PSB a fazer uma autocrítica destes quase oito anos a frente da Prefeitura do Recife.

"Esperamos que dentro do PSB exista esse espaço para o reconhecimento de erros, como foi colocado por Túlio. O que nós queremos é voltar a dar orgulho ao recifense. Espero que João Campos possa dar esse espaço, passarei de um crítico ferrenho, a uma parte de proposição”, afirmou Patriota.

Por ter ser crítico ferrenho da gestão socialista, a indicação de Rodrigo Patriota foi prontamente rejeitada no ninho socialista e encarada como uma forma de Gadêlha tentar inviabilizar a aliança. Durante a conversa com os jornalistas, deputado federal fez críticas não só ao PSB, mas ao PT também. "A gente tem muitas divergências com o PSB no Estado e no Recife, que vão desde a aliança com Aécio Neves (PSDB) nas eleições de 2014 até o apoio ao impeachment da presidente Dilma (Rousseff, PT). O PSB de Pernambuco vai ter que responder por essas contradições", afirmou.

O nome acordado entre as siglas seria da advogada Adriana Rocha, que foi candidata ao Senado em 2018, pela Rede Sustentabilidade. Com uma postura mais neutra e um recall positivo do último pleito, ela chegou a receber 10 votos favoráveis a sua indicação, contra 12 votos favoráveis a Rodrigo Patriota e quatro votos pelo nome de Isabella - durante uma da serie de três reuniões promovidas pela comissão provisória municipal para tratar do futuro da legenda no pleito municipal.

"A escolha do querido Rodrigo Patriota simboliza esse momento de união e de constatação de liderança do deputado federal Túlio Gadêlha na condução desse projeto que é fortalecer o PDT no Recife. Novamente colocar o PDT no cenário municipal como um partido capaz não só de forjar boas alianças, mas de também apresentar propostas. É nessa política que eu acredito", cravou Rocha, também presente na ocasião. 

Horas após o anúncio pelo nome de  Rodrigo Patriota, Carlos Lupi enviou uma nota agradecendo a "grandeza e compreensão do presidente municipal do PDT no Recife, Túlio Gadêlha, ao declarar apoio ao candidato do PSB à Prefeitura da Capital, João Campos". 

Nas palavras do dirigente, seria importante levar em consideração as ponderações apresentadas pela direção do PDT e o momento político que vive o Brasil. "Já que o horizonte político conflui na construção de um projeto nacional de união das forças progressistas contra um projeto que representa, neste momento, o maior atraso já vivido pela democracia brasileira", declarou. 

Por fim, o presidente nacional da legenda, deixou claro que essa composição com o PSB seria feita após ajustes entre as direções partidárias, inclusive dos demais partidos que compõe a aliança. Sobre esse impasse o presidente do PSB em Pernambuco, Sileno Guedes, afirmou ao JC que a postura do partido "é de aguardar" e ressalta que podem ser apresentados outros nomes para a vaga de vice. "Não nos cabe antecipar, até porque a gente tem que aguardar as conversas internas do PDT se esgotarem", disse. 

Nos bastidores, a informação é  que essa movimentação de Lupi  a favor de Isabella, seria um recado direto a Túlio Gadêlha, por ter descumprido o acordo que já estava selado anteriormente. Desde sua estada no Recife, no dia 31 de agosto, Túlio Gadêlha sabia que a sua candidatura não seria mais possível diante da conjuntura nacional.

O próprio parlamentar, declarou na ocasião que a Executiva Nacional do PSB havia "ameaçado" retirar o apoio declarado em 25 cidades com mais de 200 mil eleitores. No dia da coletiva, Túlio disse que esse número havia aumentado para 40 municípios, caso não houvesse um gesto de reciprocidade no Recife.

"Existiu esse pedido da direção nacional do partido para a gente construir juntos uma alternativa e não dificultar a formação dessa aliança entre dois grandes partidos do Brasil. Infelizmente a declaração do presidente Carlos Siqueira, do PSB, nas reuniões com Lupi, foi de que o PSB deixaria de apoiar o PDT não mais em 25 grandes municípios caso o PDT lançasse candidatura no Recife, mas em 40 municípios com mais de 200 mil eleitores. Essa foi a informação que o presidente Carlos Lupi nos trouxe e pediu a compreensão da direção municipal do partido. Por isso, levamos isso em consideração na definição do projeto que vamos apresentar agora", observou Túlio Gadêlha.

 A Frente Popular do Recife conta com o apoio dos Republicanos, PV, PSD, MDB, PCdoB, Avante, PROS, PP. 

Confira as notas do PDT Nacional e do deputado federal João Campos:

Presidente Nacional do PDT, Carlos Lupi

"Após um intenso e amplo debate, a Direção Nacional do PDT anuncia, com base nas Resoluçoes n? 006/2019 e 003/2020, neste domingo (13/09), o apoio do partido à Frente Popular e à candidatura do deputado federal João Campos (PSB) à Prefeitura do Recife. Uma aliança que foi construída com muito diálogo, envolvendo diferentes agentes políticos e partidários, sempre priorizando as demandas da população e com um olhar para a construção da cidade que queremos.

O PDT também tem a satisfação de anunciar a nossa participação na chapa majoritária encabeçada por João Campos, com a indicação da companheira Isabella de Roldão como vice. Isabella foi vereadora do Recife, conhece muito bem a cidade, carrega os valores do PDT e mostrou seu compromisso com o povo recifense ao abrir mão de sua pré-candidatura à prefeita pela unidade no campo progressista.

 Temos certeza de que, juntos, faremos uma campanha bonita e propositiva, para vencer as eleições e seguir avançando nas conquistas populares."


Pré-candidato a prefeito do Recife, João Campos:

"Eduardo uniu o estado e partiu para unir o Brasil, até ser interrompido por uma fatalidade. Mas deixou ensinamentos e não foram poucos. Montamos uma Frente tida como improvável por muitos, que, agora, volta a contar com o PDT. Um histórico aliado da Frente Popular, com grandes contribuições à nossa luta pela melhoria contínua da qualidade de vida da população. Todos lembram do papel que o PDT e suas lideranças no estado exerceram no processo eleitoral de 2006, quando Eduardo foi eleito governador de Pernambuco. As nossas linhas políticas, as nossas visões de como o Estado deve servir a população sempre foram muito parecidas. O Brasil e o Recife que pensamos são muito próximos do que pensa o PDT.

E muito me honra ter uma mulher com senso crítico, determinada, combativa, com o olhar social e com o espírito público de Isabella de Roldão como companheira de chapa majoritária. Ao seu lado e do nosso amplo conjunto político, vamos percorrer ainda mais o Recife, ouvir a população e construir as soluções necessárias para enfrentarmos os muitos desafios da cidade."

 


JC
Eleições 2020 - FOTO:JC

Comentários

Últimas notícias