ELEIÇÕES 2020

Doutor em economia, Ecio Costa foi escolhido para coordenar programa de governo de Mendonça Filho à Prefeitura do Recife

A chapa foi oficializada na tarde da última quarta-feira (16), durante a convenção do partido

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 17/09/2020 às 16:05 | Atualizado em 22/09/2020 às 15:54
ARTES JC
DEM - FOTO: ARTES JC

Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com mestrado em Agricultural and Applied Economics, Ph.D. em Agricultural and Applied Economics e pós-doutorado em Economia Agrícola pela University of Georgia, Ecio de Farias Costa foi escolhido para coordenar o programa de governo de Mendonça Filho (DEM) e da sua candidata a vice-prefeita, Priscila Krause (DEM) na corrida pela Prefeitura do Recife. A chapa puro-sangue foi oficializada na tarde da última quarta-feira (16), durante a convenção partidária do Democratas, cuja coligação “Recife Acima de Tudo” reúne, ainda, o PSDB, PL e PTB.

Atualmente, Ecio Costa é professor associado da graduação e pós-graduação em Economia (PIMES) da UFPE. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Relações do Comércio; Política Comercial; Agronegócios; Viabilidade Econômico-Financeira; Matriz de Insumo-produto; Desenvolvimento Econômico, Avaliação de Políticas Públicas e Economia Regional. Além disso, é consultor do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Segundo seu currículo Lattes, domina principalmente nas seguintes áreas: agronegócios no Nordeste, fruticultura irrigada, comércio internacional do Nordeste, relações de insumo-produto de Pernambuco e avaliação de políticas públicas. É autor de mais de 50 artigos científicos e livros e apresentou mais de 200 artigos em congressos nacionais e internacionais. Ecio Costa também é orientador de alunos de mestrado e doutorado e é colunista em diversos veículos de comunicação de Pernambuco.

Além de Ecio, integram a equipe de coordenação de campanha de Mendonça e Priscila o jornalista e economista Manoel Medeiros, que é especialista em Planejamento e Gestão Pública e coordenador de Comunicação e Conteúdo do gabinete de Krause, e Tiago Levi Diniz Lima, biólogo, doutorando em ciência política, além de mestre em ciência política e genética.

Durante coletiva à imprensa nesta tarde, Mendonça explicou que suas propostas serão divididas em quatro grandes eixos de desenvolvimento: Social, Econômico, Urbano e Institucional. Ao longo da campanha, sua equipe se reunirá com especialistas destas áreas para esmiuçar e desenvolver projetos que estarão na versão final do plano de governo. A sociedade civil também deve ser ouvida neste processo, tanto em reuniões quanto encaminhando sugestões para as redes sociais dos candidatos.

"Entre as nossas propostas na área de infraestrutura há a ideia de triplicar a BR-232, no acesso ao Curado, pois aquele é um gargalo sério para quem quer entrar ou sair do Recife. Essa foi inclusive uma das minhas pautas com o ministro da Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura, que garantiu que o Dnit atuará para que a gente execute um projeto nesse sentido. Há também o projeto da ponte Monteiro-Iputinga, que já foi lançado, licitado e contratado pela gestão do PSB e não saiu do papel", detalhou Mendonça, lembrando que a primeira versão do plano de governo será entregue à Justiça Eleitoral até o dia 26 de setembro, conforme determina a legislação.

O candidato a prefeito afirmou, ainda, ter várias ideias já desenvolvidas nas áreas de transporte público e mobilidade urbana. "A última grande obra que tivemos no Recife para melhorar a mobilidade urbana foi a Via Mangue, projeto da época de Roberto Magalhães que nem sequer foi concluído pelo projeto inicial. Você olha o transporte público do Recife e percebe o sucateamento, o desrespeito às pessoas, os ônibus lotados, a população espremida. Ciclofaixas e ciclovias são importantes, assim como o combate à indústria da multa. Uma das minhas primeiras tarefas quando prefeito vai ser acabar com o radar pegadinha", declarou, ao lado de Priscila Krause.

A candidata a vice-prefeita destacou que o programa atende ao contexto do Recife como importante centro urbano a nível nacional e, em sua análise, ressaltou, a necessidade de a nova gestão valorizar os recursos financeiros e humanos, os servidores públicos e o monitoramento de um orçamento de resultados. “Vamos aperfeiçoar o documento à medida em que os debates forem ocorrendo durante a campanha para resgatar o Recife. Não iremos descansar enquanto não sanarmos as graves sequelas dos 20 anos de gestão desastrosa de PT e PSB, marcados por administrações inchadas e lentas. O Recife tem sido colocado abaixo de interesses particulares, assim como o Brasil foi pelo mesmo grupo que levou o país ao atraso. Temos muito a entregar à população recifense”, disparou.

"Estamos construindo essas propostas para que elas se tornem políticas públicas após a eleição. Vamos focar nestes quatro grandes eixos estruturadores, mas todos os tópicos dentro deles, como educação, saúde, empreendedorismo, habitação e meio ambiente são importantes para o desenvolvimento social pleno e para a melhora dos indicadores da cidade", explicou Ecio Costa.

Veja abaixo como serão divididas as propostas de governo do DEM para o Recife:

Grande Área 01 - Desenvolvimento Social

Educação
Segurança
Saúde
Esportes/Lazer
Direitos Humanos

Grande Área 02: Desenvolvimento Econômico

Empreendedorismo
Trabalho e Renda
Cultura/Turismo
Tecnologia e Inovação

Grande Área 03: Desenvolvimento Urbano

Planejamento Urbano
Habitação
Saneamento
Mobilidade
Meio Ambiente

Grande Área 04: Desenvolvimento Institucional

Gestão
Cidade Digital
Desburocratização

 

DIVULGAÇÃO
Atualmente, Ecio Costa é professor associado da graduação e pós-graduação em Economia (PIMES) da Universidade Federal de Pernambuco. - FOTO:DIVULGAÇÃO
ARTES JC
DEM - FOTO:ARTES JC

Comentários

Últimas notícias