Eleições SJCC

João Campos cumpre agenda na Vila das Lavadeiras e ouve demandas sobre valorização da Cultura nas comunidades

O candidato a prefeito pelo PSB, João Campos, utilizou as redes sociais para lamentar sobre o ato de vandalismo a escultura do escritor Ariano Suassuna, registrado na madrugada desta segunda-feira (21)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 21/09/2020 às 19:04 | Atualizado em 21/09/2020 às 19:06
RODOLFO LOEPERT/DIVULGAÇÃO
AREIAS Socialista esteve com Dona Nenzinha, da Vila das Lavadeiras - FOTO: RODOLFO LOEPERT/DIVULGAÇÃO

JC
Eleições 2020 - JC

Candidato a prefeito do Recife, o deputado federal João Campos (PSB) realizou uma visita à Vila das Lavadeiras, localizada no bairro de Areias, Zona Oeste do Recife, nesta segunda-feira (21). Acompanhado do candidato a vereador Evaldo Costa (PSB) - ex-assessor de comunicação dos governos de Eduardo Campos e Miguel Arraes - João Campos falou sobre o apoio aos eventos culturais da cidade. 

>> Projeto de Lei contra a dupla função de motoristas de ônibus tem votação adiada na Câmara do Recife

>> Medo da covid-19 deve aumentar abstenção nas eleições 2020, diz Lavareda

>> Candidatos no Recife terão que lidar com o desafio de fazer campanha durante a pandemia

No local, ele encontrou com uma das fundadoras do tradicional festejo junino "Acorda Povo da Vila das Lavadeiras", Aurelina Marques de Almeida, Dona Nenzinha, de 87 anos. O candidato socialista aproveitou a ocasião para conversar com os moradores da região e ouvir as demandas da comunidade. Para Campos, o poder público poderia reforçar o apoio na manutenção de festejos tradicionais, como o Acorda Povo, iniciado em 1941 e que em 2020, devido a pandemia do novo coronavírus (covid-19), não pôde ir as ruas. 

“Com certeza, a Vila das Lavadeiras se mistura com história do Acorda Povo. Fazer esse resgate e celebrar esses 80 anos da tradição é fundamental. A gente vive o presente pensando no dia de amanhã. A gente só consegue acertar no dia de amanhã se tiver uma raiz bem consolidada. Essa história que a gente vê do Acorda Povo é a raiz daqui. Para construir o futuro, a gente tem que reforçar bem essa raiz”, afirmou o candidato.

Durante a visita, Dona Nenzinha contou toda sua trajetória na comunidade, como começou a tradição do Acorda Povo e como a comunidade participa do festejo junino. “O Acorda Povo é muito respeitado aqui. Muitas pessoas chegam cedo para acompanhar o encontro”, comentou. A festividade, inclusive, foi homenageada do São João do Recife em 2018. Moradores da comunidade também apontaram sobre as ações que poderia ser feitas pela Prefeitura para a  melhoria da localidade. 

Vandalismo

O deputado federal João Campos utilizou suas rede sociais para criticar o ato de vandalismo, registrado na madrugada desta segunda-feira (21), contra a estátua do escritor paraibano Ariano Suassuna. A escultura, localizada no Centro do Recife, faz parte das 17 obras feitas pelo artista plástico Demétrio Albuquerque, que compõe o Circuito de Poesia do Recife. 

>> Estátua de Ariano Suassuna é alvo de vandalismo no Centro do Recife

"Não é apenas como representante da Frente Popular que estou triste e indignado, com o ato de vandalismo praticado hoje. Mas na condição de cidadão recifense", declarou João Campos. "A intolerância não pode prevalecer no Recife, no país, em lugar nenhum. A injustiça dói, como cantava Ariano", completou.

A estátua de Ariano Suassuna media 1,80 e foi inaugurada em 2017. Depois de ser retirada do local por uma equipe da Prefeitura do Recife, ainda na manhã desta segunda-feira, sobrou no lugar da estátua apenas os pés, plantados em frente ao antigo Teatro do Arraial, desde 2004 batizado de Teatro Ariano Suassuna.

 

 

 FAKE NEWS

O candidato a prefeito pelo PSB, João Campos voltou a criticar as fake news, que tem circulado nas redes sociais, envolvendo seu nome.  Um vídeo, divulgado principalmente em grupos no Whatsapp, com imagens de aglomeração foi atribuído a convenção partidária que homologou a candidatura do socialista, no dia 15 de setembro.

>> Pandemia esvazia convenção de João Campos, em sua estreia na corrida majoritária do Recife

No entanto, o evento foi transmitido virtualmente, e segundo informações da assessoria de imprensa da Frente Popular do Recife, todas as medidas sanitárias foram seguidas. "É de conhecimento público, o evento que aprovou a postulação do socialista foi realizado pela internet, com transmissão pelo canal do YouTube do Partido Socialista Brasileiro”, afirmou o comunicado por nota. 

Em respostas para alguns usuários, João Campos tem creditado a aposição a tentativa de espalhar fake news a seus respeito. "O que nos traz aqui é o compromisso que temos com a nossa cidade. A campanha nem começou e nossos adversários já criaram uma enxurrada de fake news. Mentiras pensadas por aqueles que fazem de tudo pelo poder. Pois saibam que para cada ofensa, uma ideia. Para cada mentira, uma proposta. Nosso nome é de luta e não iremos recuar", disparou Campos. 

 

JC
Eleições 2020 - FOTO:JC

Comentários

Últimas notícias