O candidato a prefeito do Recife, João Campos (PSB), realizou nesta terça-feira (29), uma visita à Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). No encontro com presidente do órgão, o desembargador Frederico Neves, o socialista falou sobre a importância de fortalecer junto à Justiça Eleitoral, o combate a disseminação de falsas notícias.
Nesta sexta-feira, João Campos lançou o movimento "Recife não tá pra fake", onde pede aos seus eleitores que denunciem as notícias falsas que são compartilhadas nas redes sociais. De acordo com a assessoria de campanha do socialista, estas denúncias serão encaminhadas à justiça. No mês de julho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promoveu uma iniciativa com o mesmo intuito, com a mensagem “Se for fake news, não transmita".
>> Acompanhe a agenda desta terça-feira (29), dos candidatos a prefeito do Recife
>> Em novo recorde, eleições municipais têm mais de 545 mil candidatos
>> Candidatos no Recife confrontam propostas pela primeira vez em debate da UFPE
“Queremos reforçar com a instituição o nosso compromisso contra as fake. Esse continua sendo um desafio grande. Veio a pandemia, e essa preocupação é maior ainda. É assertiva a decisão do TRE de colocar esse debate como prioridade. Essa questão preocupa porque é algo covarde e a velocidade de se espalhar uma mentira é muito maior do que a uma boa notícia”, reforçou Campos, em conversa com o desembargador. O candidato da Frente Popular do Recife também esteve acompanhado do coordenador jurídico de sua campanha, Lêucio Lemos e advogados da equipe.
No encontro, o candidato ainda falou que, em virtude da pandemia do novo coronavírus, as campanhas tiveram que se reinventar. Ele citou a importância dos cuidados no contato com o eleitorado, evitando atos que promovam aglomerações, e a necessidade de reforçar o meio digital como instrumento de diálogo com a população. Para João Campos, o adiamento das eleições para novembro e a decisão da Justiça Eleitoral de não utilizar a biometria durante o processo, foram ações positivas. Em Pernambuco, 85% dos eleitores já possuem cadastro biométrico.
- Ao vivo: Charbel Maroun (Novo), candidato a prefeito do Recife, é sabatinado na Rádio Jornal
- Ao vivo: Delegada Patrícia (Podemos), candidata a prefeito do Recife, é sabatinada na Rádio Jornal
- Candidato a prefeito, Arnaldo Delmondes discute o ensino superior de Jaboatão com o reitor da UFRPE
- Defensor da iniciativa privada, Charbel (Novo) quer entregar "serviços públicos com qualidade de serviços privados" no Recife
- Guarda armada, iluminação e monitoramento. Delegada Patrícia faz promessas para segurança no Recife
- Cumaru, Agreste de Pernambuco, lidera lista das cidades que tem mais eleitores que habitantes
- Veja os números dos candidatos a prefeito de Caruaru nas eleições 2020
- Confira os números dos candidatos a prefeito de Petrolina nas eleições 2020
Presidente do TRE, Frederico Neves pontuou, durante a visita, a preocupação da entidade com as fakes news e também da busca pelo fortalecimento das instituições. "A Justiça Eleitoral é a casa da democracia. Estaremos sempre com as portas abertas para todos os candidatos. Aqui no TRE de Pernambuco, cultivamos a ânsia do bem servir, o desejo permanente de fazer o melhor para os eleitores", disse o presidente. A visita ainda contou com a presença do diretor do TRE, Orson Lemos, da juíza assessora da presidência, Mariana Vargas.
Debate UFPE
O deputado federal João Campos utilizou suas redes sociais para destacar sua participação no primeiro debate político entre os candidatos a prefeito do Recife, promovido pela Universidade Federal de Pernambuco, na noite desta segunda-feira (28).
Durante o debate, o socialista anunciou a criação do Escritório de Parceria, que pretende elaborar projetos de infraestrutura entre a Prefeitura do Recife e as Universidades. “Queremos fazer essa parceria através dos trabalhos realizados pelos alunos para colocar esses projetos nas ruas. A ideia é fazer um banco de projetos, pegar os alunos que têm interesse em trabalhar pela nossa cidade e, junto com os professores, fazer esse trabalho”, explicou.
Comentários