Eleição municipal

Guarda armada, iluminação e monitoramento. Delegada Patrícia faz promessas para segurança no Recife

A candidata a prefeita do Recife foi sabatinada na Rádio Jornal; confira

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 29/09/2020 às 12:37
BETO DLC/JC IMAGEM
Toda gestão tem erros e acertos, tem diversos acertos que posso falar [da gestão Bolsonaro], um deles foi o auxílio emergencial", afirmou a Delegada Patrícia (Podemos) - FOTO: BETO DLC/JC IMAGEM
Leitura:

 

JC
Eleições 2020 - JC

A Delegada Patrícia, candidata a prefeita do Recife pelo Podemos, apresentou suas propostas para a melhoria na área de segurança da capital pernambucana durante a sabatina da Rádio Jornal, na manhã desta terça-feira (29). Segundo a postulante, a Guarda Municipal precisa ser armada, além da instalação de câmeras de monitoramento e ampliação da iluminação pública.

"Das capitais do Nordeste, a única que não é armada é a do Recife, que se transformou em cidade do medo. Nossa ideia é capacitar essa guarda, submeter a testes e exames psicotécnicos periódicos para poder armar a guarda. Hoje, se alguém for atacado na presença do guarda, ele não pode defender, pois está desarmado. É uma força de segurança que não é usada assim", disse.

>> Veja os números dos candidatos a prefeito do Recife nas eleições 2020

>> Charbel (Novo) quer entregar "serviços públicos com qualidade de serviços privados" no Recife

>> Com o objetivo de "derrubar a direita", Victor Assis diz que calçar ruas do Recife não é prioridade

>> 'As atitudes de Mendonça são anti-Bolsonaro', diz Marco Aurélio Meu Amigo, candidato a prefeito do Recife

A candidata ainda disse que a prevenção deve dar o tom à sua gestão na segurança pública. "Quando falamos em prevenção, é o maior conceito de segurança. Num carro blindado a bala não passa. Promovendo instalação e iluminação pública há probabilidade de redução de crimes. Além do monitoramento por câmera, pois a prefeitura atual investiu em câmeras apenas para multar a população. Queremos câmera para proteger e monitorar o que acontece no Recife", disse.

>> Além da Delegada Patrícia, o candidato Charbel também foi sabatinado nesta terça-feira. Confira as sabatinas da Rádio Jornal:

Transporte

Sobre o transporte, a postulante afirmou que pretende retirar as linhas que rodam apenas dentro da capital do Grande Recife Consórcio de Transporte. Segundo a Delegada Patrícia, o consórcio, hoje, só beneficia os empresários do consórcio e não a população.

Como há uma tarifa única se a pessoa que circula apenas no Recife paga a mesma passagem de quem se desloca de Paulista ao Recife? Estudos apontam que é possível baratear essa passagem de quem anda dentro do município, o gasto com combustível é menor.
Delegada Patrícia sobre retirar o transporte municipal do Grande Recife Consórcio de Transporte.

"Quem está criticando a retirada do Recife do consórcio nunca andou de ônibus. O transporte como é feito hoje está errado, beneficia as empresas e não os moradores. Vamos declarar independência do transporte municipal. O intermunicipal, por Lei, é de responsabilidade do Estado, mas se 11 municípios da RMR operam fora do consórcio, o que obriga o Recife a continuar? Os ônibus não são climatizados, são lotados, a população deve entender que não é favor, quem entra no ônibus paga passagem e paga serviço", disse.

Decasp

A Delegada Patrícia ainda apontou que uma de suas propostas é criar um departamento de combate à corrupção dentro da Prefeitura do Recife que será chamado "Decasp", mesmo nome da delegacia que ela foi titular até 2018, quando o governo estadual decidiu extinguir a unidade e substituí-la pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco).

>> Fora da disputa pela Prefeitura do Recife, Daniel Coelho será coordenador da campanha de Patrícia Domingos

Segundo a candidata, o trabalho do departamento seria diferente do trabalho já feito pela controladoria do município. "A controladoria faz acompanhamento dos gastos. Quando falo em departamento de combate à corrupção, é uma equipe ir, in loco, ver se a empresa tem capital para realizar o contrato, ver se tem funcionários ou se é fantasma, podemos fazer isso na prefeitura, não com poder de polícia, mas fazendo um pente fino nas empresas que contratam com a PCR", disse.

Sou a própria imagem da ética, a ética pautou meu trabalho, sempre trabalhei pela decência e pela moralidade. E isso é respeito ao dinheiro publico, que é dinheiro de toda uma população e deve ser aplicado de forma devida.
Delegada Patrícia, candidata a prefeita do Recife.

"A controladoria do Recife não será sobrecarregada, ela fará o trabalho com autonomia, que não tem. Hoje, ela trabalha com mordaça e dificuldade de acesso aos contratos da prefeitura, o departamento novo, inclusive, não será subordinado a mim, investigará a prefeita, terá atuação em toda a prefeitura", complementou a candidata sobre a proposta.

Compaz

Um dos principais legados da gestão Geraldo Julio (PSB) no Recife, o Centro Comunitário da Paz (Compaz) não deve ser descontinuado caso a Delegada Patrícia seja eleita. No entanto, ela disse haver uma guerra pelo tráfico que impede moradores de comunidades rivais de utilizar o equipamento localizado no Alto Santa Terezinha, na Zona Norte da cidade.

"Não vamos destruir tudo que foi feito pela gestão anterior. O que for positivo precisa continuar. Mas, temos um Compaz em Casa Amarela, o do Alto Santa Terezinha, que por sua parte geográfica não atende algumas pessoas. Existe uma guerra de tráfico no local e só uma parte da população pode usar. Se você for no Compaz vai vê-lo sendo subutilizado. Isso é falta de estratégia e estudo sobre uma localização", afirmou a candidata.

Redução da máquina

Durante a sabatina, a candidata ainda reforçou seu desejo em reduzir o número de secretarias e de cargos comissionados na Prefeitura do Recife. Segundo a Delegada Patrícia, com o corte, sobraria recurso para "fazer muita coisa na cidade". A proposta de reforma administrativa visa reduzir de 19 para 15 as secretarias municipais, além do corte de ao menos 20% dos cargos comissionados, diminuindo a folha de
pagamento e aumentando a capacidade de investimento do município. A candidata já havia apresentado a proposta em seu plano de governo, que pode ser conferido clicando aqui. Ainda segundo a delegada, a ideia é fundir secretarias como meio ambiente e sustentabilidade e criar uma secretaria para a proteção e cuidado aos animais.

Sobre conhecer o Recife, não só amo como conheço. Foram oito anos em delegacias de bairro, em ano eleitoral muita gente visita, tira foto. Mas, eu vi o que acontece. Atendi crianças vítimas de espancamento, mulheres vitimas de violência doméstica, vi mãe dividindo pão para quatro crianças, esgoto que passa na casa dos moradores há anos, é a realidade que acompanhei.
Delegada Patrícia.

Patrimônio

Questionada sobre como seria sua estratégia para diminuir as pichações na capital, a candidata disse que sua política será de "tolerância zero" com o vandalismo. "Nosso patrimônio esta sendo depredado por ausência de fiscalização. Temos a guarda trabalhando em grande parte na CTTU, no chicote da população, mas deveria trabalhar na segurança e na segurança do patrimônio. Pichador responde a processo sim", disse.

Habitação

Por fim, a candidata falou na necessidade de construção de habitacionais no Recife. "Há suspeita de desvios na pandemia, foram sete operações na prefeitura, se algo for comprovado e esse dinheiro retornar, se reduzirmos as secretarias e os comissionados, sem corrupção, conseguiremos recursos para fazer muita coisa nessa cidade. O Centro do Recife e o Recife Antigo precisam de maior movimentação de pessoas, isso é pilar da segurança, temos projeto de incentivo ao retorno da moradia nesses bairros, isentando de IPTU por cinco anos os prédios antigos que ofertarem moradia nesses locais", disse. 

Ainda segundo a delegada, a construção de habitacionais precisa de um melhor planejamento. "No caso do residencial na Avenida Maurício de Nassau, pessoas da Imbiribeira que foram morar no local foram arremessadas, distante do posto de trabalho, não tinham como trabalhar. Muitos se entregaram ao crime. Ao dar uma casa ao morador, isso deve abranger uma assistência. Além disso, é preciso encontrar locais para que eles que sejam próximos a área que residem hoje e, não, arrancar do lugar de convívio", concluiu.

A Prefeitura da Cidade do Recife foi procurada para comentar as críticas feitas pela candidata, mas optou por não responder.

Citação

Como há uma tarifa única se a pessoa que circula apenas no Recife paga a mesma passagem de quem se desloca de Paulista ao Recife? Estudos apontam que é possível baratear essa passagem de quem anda dentro do município, o

Delegada Patrícia sobre retirar o transporte municipal do Grande Recife Consórcio de Transporte.
Citação

Sou a própria imagem da ética, a ética pautou meu trabalho, sempre trabalhei pela decência e pela moralidade. E isso é respeito ao dinheiro publico, que é dinheiro de toda uma população e deve ser apl

Delegada Patrícia, candidata a prefeita do Recife.
Citação

Sobre conhecer o Recife, não só amo como conheço. Foram oito anos em delegacias de bairro, em ano eleitoral muita gente visita, tira foto. Mas, eu vi o que acontece. Atendi crianças vítimas de espancamento, mulheres viti

Delegada Patrícia.
BETO DEL/JC IMAGEM
Delegada Patrícia Domingos assume compromisso de incrementar o número de creches disponíveis nos bairros do Recife. - FOTO:BETO DEL/JC IMAGEM
JC
Eleições 2020 - FOTO:JC

Comentários

Últimas notícias