ELEIÇÕES 2020

Candidato a prefeito do Recife, Mendonça Filho propõe internet grátis de bairro para alunos da rede municipal

Programa alcançaria 60 mil alunos da rede municipal que cursam o ensino fundamental I e II. Objetivo de Mendonça, se eleito, é oferecer a cada estudante um pacote de 10 MB

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 30/09/2020 às 20:03
GUGA MATOS/DIVULGAÇÃO
CARA A CARA Democrata e candidata a vice, Priscila Krause, estiveram na comunidade do Bode, Zona Sul - FOTO: GUGA MATOS/DIVULGAÇÃO
Leitura:

JC
Eleições 2020 - JC

O candidato do Democratas à Prefeitura do Recife, Mendonça Filho, propôs, nesta quarta-feira (30), um projeto que oferta internet grátis com provedores de bairros a alunos da rede municipal. O programa intitulado Aluno Conectado - NetBairro, que alcançaria 60 mil estudantes que cursam o ensino fundamental I e II, foi apresentado durante agenda do postulante e da candidata a vice-prefeita na sua chapa, Priscila Krause (DEM), na comunidade do Bode, no Pina, Zona Sul da cidade.

"O acesso à internet é fundamental para a educação, para o acesso à saúde, gera emprego e renda nas comunidades. Os provedores de bairros movimentam a economia local. Essa é uma cadeia que vamos estimular", afirmou Mendonça.

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os pequenos provedores de internet foram responsáveis, somente em 2017, por 43,72% das novas conexões de internet. A agência apontou que no Brasil, no mesmo período, ocorreram 28,67 milhões de acessos de banda larga fixa, sendo 4,21 milhões viabilizados por provedores regionais.

O objetivo de Mendonça, se eleito, é oferecer a cada estudante um pacote de 10 MB, por fibra ótica, priorizando os provedores de bairros para estimular a economia local. “Quem conhece o Recife sabe que esse segmento gera emprego e renda e precisa de apoio. Vamos apoiar a formalização e legalização de provedores de bairro que tenham dificuldades para trabalhar”, afirmou. Segundo ao candidato, a proposta custaria aos cofres públicos cerca de R$ 25 milhões anuais, recursos que seriam remanejados da verba de propaganda.

Moradora da comunidade do Bode e mãe de quatro filhos de 3, 8, 12 e 15 anos, Evani Correia dos Santos disse que o projeto ajudaria bastante na educação. “Meus filhos usam a internet, mas eu não tenho em casa e divido com a minha irmã. O projeto é muito interessante porque todos precisam da internet, ainda mais os estudantes. Com a pandemia, ficou ainda mais difícil acompanhar as aulas e meus filhos tiveram um aprendizado deficiente”, afirmou.

Dono de um provedor que presta serviço na comunidade do Bode e em Casa Amarela, Zona Norte da cidade, Gleibson Cosmo disse que a proposta é fundamental para estimular o segmento. “Este projeto traria mais interatividade às pessoas que não têm acesso à internet e que precisam dos vizinhos para alguma atividade. A internet está aí pra facilitar a vida das comunidades, estimulando a economia, pois geramos emprego e renda nesses locais. Para os jovens, é essencial porque os afasta da criminalidade”, afirmou.

Tiago Lima, outro proprietário de provedor de internet de bairro, avaliou que o projeto também auxiliaria na melhoria da saúde das pessoas. “Hoje em dia, precisamos da internet para agendar consultas e exames, por exemplo, nos postos de saúde. Nunca tivemos um prefeito que pensasse em um projeto desse tipo, oferecendo crescimento aos provedores e abrangendo melhorias no acesso à saúde. Além disso, é uma forma de substituir as grandes operadoras pelos provedores do bairro, reduzindo custos, oferecendo mão de obra local e atendendo todas as unidades de saúde com um valor mais baixo”, disse.


JC
Eleições 2020 - FOTO:JC

Comentários

Últimas notícias