PIX

"Não tomei conhecimento", diz Bolsonaro sobre Pix, novo método de pagamento criado pelo Banco Central

Medida foi criada pelo Banco Central durante o governo do presidente; ferramenta entra em funcionamento em novembro

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 05/10/2020 às 18:33 | Atualizado em 05/10/2020 às 18:39
EDU ANDRADE/ ESTADÃO CONTEÚDO
Jair Bolsonaro, presidente do Brasil - FOTO: EDU ANDRADE/ ESTADÃO CONTEÚDO

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), durante conversa com apoiadores na manhã desta segunda-feira (5), em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília, afirmou não conhecer o novo método de pagamentos e transferências criado pelo Banco Central (BC). Após um apoiador elogiar a medida, criada em seu governo, o mandatário afirmou que não tomou conhecimento da ferramenta. Meio de pagamento será disponibilizado ao público a partir de novembro deste ano.

 

>> Recebeu aviso sobre o PIX? Entenda o que pode mudar na sua conta bancária 

>> Tire suas dúvidas sobre o Pix e o que deve acontecer com TED, DOC e boletos bancários 

>> BC: Pix já tem mais de um milhão de chaves cadastradas

Bolsonaro tentou mudar o foco para outras pautas do governo e falou até em aviação civil. “Tem um documento aí da turma do Tarcísio (ministro de Infraestrutura) esta semana que vai praticamente desregulamentar, desburocratizar tudo sobre aviação civil aí”, disse.

Tentando explicar a medida, o apoiador interrompeu Bolsonaro e falou brevemente o que era o Pix, dizendo que se tratava de um meio de pagamento criado pelo Banco Central. "Não, esse é do Banco Central para pagamentos 24 horas, sete dias por semana, qualquer hora. Não precisa de DOC (Documento de Ordem de Crédito) nem TED (Transferência Eletrônica Disponível)", falou o apoiador.

Em seguida, Bolsonaro afirmou não conhecer a ferramenta: “Não tomei conhecimento. Vou conversar essa semana com o Roberto Campos (presidente do Banco Central)”. Após a afirmação, alguns segundos de silêncio tomaram conta do local.

O que é Pix?

O Pix é um novo meio de pagamentos para fazer transferências e pagamentos de forma rápida, sem esperar dias para que o pagamento seja debitado em conta, já que essas transações serão completadas em até dez segundos. Esse novo meio de pagamentos anunciado pelo Banco Central do Brasil no dia 19 de fevereiro, tem o intuito de baratear o custo das operações de pagamentos e transferências.

Novo meio de pagamento eletrônico do País, o PIX, integra o Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) estabelecido pelo Banco Central (BC) em 2018. Assim, a partir de novembro a ferramenta deverá ir se consolidando e substituir os outros dois meios de pagamentos eletrônicos.

 

Comentários

Últimas notícias