Os candidatos à Prefeitura do Recife já se preparam para o guia eleitoral, que começa nesta sexta-feira (9) e vai até o dia 12 de novembro. Por causa das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, a tradicional campanha de rua, com comícios, passeatas e carreatas, sofreu um impacto grande, deixando muitos políticos inseguros quanto à sua realização. Para suprir isso, os postulantes têm apostado nas redes sociais e tentam recuperar a importância do guia eleitoral na disputa, a fim de impulsionar suas campanhas e ajudá-los a se aproximar do eleitor.
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Neste ano, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), a propaganda de rádio e TV durará 30 dias, com dois blocos de 10 minutos diariamente, de segunda a sábado. Além disso, serão reservados 70 minutos para veiculação de inserções durante a programação das emissoras, entre 5h e 23h59, incluindo os domingos.
“Este será um momento importantíssimo para que os candidatos e representantes de partidos possam discutir as suas propostas, ideias e programas com elevação e respeito aos outros concorrentes”, defendeu o presidente do TRE-PE, desembargador Frederico Neves, durante o evento que definiu o tempo e a ordem de apresentação dos candidatos no rádio e TV.
A candidatura de João Campos (PSB) contará com a maior fatia do guia, uma vez que são levados em conta os tempos dos seis partidos da coligação com maior representatividade na Câmara Federal: PSB, PDT, MDB, PP, PSD e Republicanos. Com isso, o socialista deve concentrar 39,7% do tempo total disponível aos candidatos, o que representa três minutos e 57 segundos.
A diferença dele para o ex-governador Mendonça Filho (DEM), que possui o segundo maior tempo de TV e rádio na disputa da Capital, é de quase 18,6 pontos percentuais. O arco de aliança do democrata inclui, além do DEM, PL, PTB e PSDB. Dessa forma, ele acabou ficando com 21,11% do total, o que representa dois minutos e 26 segundos.
Logo abaixo, vem Marília Arraes (PT), com 13,9% do tempo ou um minuto e 23 segundos. A petista, assim como Mendonça, conta com quatro partidos em sua coligação, no entanto, apenas o PT e PSOL têm representantes na Câmara dos Deputados. Carlos (PSL) ficará com 11,56%. Isto é um minuto e nove segundo. Já a Delegada Patrícia (Podemos), com 6,2%. O Podemos formou coligação com o Cidadania, O PT, com o PSOL, PTC e PMB. O PSL, por sua vez, entrou com chapa pura na disputa.
Os candidatos Coronel Alberto Feitosa (PSC), com 28 segundos de propaganda, e Charbel (Novo), com apenas 17 segundos, terão, somados, 7,54% do total do tempo de propaganda em TV e rádio na capital pernambucana.
Por seus partidos e coligados não possuírem representação na Câmara Federal, Marco Aurélio (PRTB), Cláudia Ribeiro (PSTU), Thiago Santos (UP) e Victor Assis (PCO) não têm direito a tempo de televisão.
Estratégias para o guia
Apesar da diferença entre os tempos dos candidatos, o objetivo é comum: cativar o eleitor e conquistar votos. Com a menor parte do guia, Charbel usará sua fatia na programação para pedir o fim do guia e apresentar suas diferenças com os demais postulantes. “Defendemos o fim do guia eleitoral, porque de gratuito não tem nada, devido haver o abatimento de impostos proporcional ao seu custo. Vamos utilizar porque já está pago, por isso aproveitaremos para pedir o fim do guia e ainda mostrar os nossos valores, propostas e grande diferencial em relação a todos os demais candidatos”, conta o candidato do Novo, rejeitando a tese de que a propaganda de rádio e TV terá relevância nestas eleições.
Na ponta de cima, João Campos vai utilizar seu tempo para mostrar sua movimentação pela cidade durante a campanha, como atividades de rua e reuniões. Seus projetos ao longo dos dois anos como deputado federal também devem ser abordados no programa da Frente Popular do Recife. “Os guias apresentam o candidato e trazem o seu posicionamento frente à realidade recifense, as conquistas e principais demandas da capital pernambucana, sob uma perspectiva de construção, agora, da cidade do futuro”, diz trecho da nota enviada ao JC pela equipe de campanha do socialista.
Atrás apenas de João Campos na pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, Mendonça Filho aproveitará seu espaço na TV e rádio para apresentar propostas e apontar falhas das últimas gestões da cidade. Além disso, o candidato deve ressaltar sua atuação como governador e ministro da Educação, se mostrando mais experiente que os demais postulantes. “Apresentaremos de forma consistente as propostas de governo da aliança Recife Acima de Tudo, voltadas com o objetivo de resgatar o Recife da situação de atraso em que se encontra. No entanto, o guia também é uma oportunidade para demonstrar falhas e cobrar soluções, de forma equilibrada e democrática, com argumentos robustos que ajudem o eleitor a esclarecer suas dúvidas e definir sua escolha nas urnas”, afirma Mendonça, para quem o guia eleitoral continua sendo fundamental para pautar a campanha.
Discurso similar pretende adotar a Delegada Patrícia. Estreante nas urnas, a candidata deve focar em sua atuação no combate à corrupção e se apresentar como outsider, garantindo que representa o novo capaz de pôr fim às sucessivas vitórias do PT e PSB. "O nosso guia será propositivo, mas também vai mostrar que Patrícia é única candidata que representa mudança real. Ruptura com um sistema político arcaico, que precisa ser superado", explica o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania), coordenador de campanha da delegada.
Já o candidato Carlos, do PSL, afirma que em seu guia haverá apenas propostas, rejeitando a ideia de "bater" na gestão prefeito Geraldo Julio e nos adversários. "Vamos fazer um guia 100% propositivo para mostrar nossas ideias e propostas para o Recife. Nossa ideia não é bater. O que estamos fazendo desde o começo da pré-campanha é propor", conta o candidato, ressaltando que essa vai ser a eleição em que a mídia digital vai ter uma importância maior do que todas as outras eleições que já ocorreram. Para ele, apesar disso, o guia na TV e no rádio continua sendo fundamental para qualquer candidato que queira mostrar o seu trabalho.
De acordo com Gilmar Arruda, estrategista político do Coronel Alberto Feitosa, o social cristão, dono do segundo menor tempo no guia eleitoral pretende mostrar quem é, segundo ele próprio. "Para todos os guias, a nossa estratégia é mostrar quem é o coronel, o que ele pensa, quais são seus valores morais, além, claro, de apresentar soluções para os problemas que o Recife enfrenta", diz Arruda, afirmando apostar alto na TV e rádio, por causa da pandemia.
Procurada pela JC, a candidata do PT, Marília Arraes disse, por meio de sua assessoria, que não adianta informações sobre o guia eleitoral, que é considerado estratégico pela equipe de campanhas. "O guia é um instrumento de estratégia de comunicação. Assim, não antecipamos estratégia", afirma a assessoria.
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