ELEIÇÕES 2020

No Recife, candidatos usarão guia eleitoral para apresentar propostas, apontar problemas e pedir fim do guia

Nestas eleições, de acordo com o TRE-PE, a propaganda de rádio e TV durará 30 dias, com dois blocos de 10 minutos diariamente, de segunda a sábado, a partir desta sexta (9)

Marcelo Aprígio
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Marcelo Aprígio
Publicado em 08/10/2020 às 15:09 | Atualizado em 26/10/2020 às 17:27
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Dos 11 candidatos, quatro não têm direito ao tempo na TV e rádio, em virtude de os seus partidos não possuírem representantes na Câmara Federal - FOTO: Artes/SJCC

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Eleições 2020 - JC

Os candidatos à Prefeitura do Recife já se preparam para o guia eleitoral, que começa nesta sexta-feira (9) e vai até o dia 12 de novembro. Por causa das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, a tradicional campanha de rua, com comícios, passeatas e carreatas, sofreu um impacto grande, deixando muitos políticos inseguros quanto à sua realização. Para suprir isso, os postulantes têm apostado nas redes sociais e tentam recuperar a importância do guia eleitoral na disputa, a fim de impulsionar suas campanhas e ajudá-los a se aproximar do eleitor.

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Neste ano, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), a propaganda de rádio e TV durará 30 dias, com dois blocos de 10 minutos diariamente, de segunda a sábado. Além disso, serão reservados 70 minutos para veiculação de inserções durante a programação das emissoras, entre 5h e 23h59, incluindo os domingos.

“Este será um momento importantíssimo para que os candidatos e representantes de partidos possam discutir as suas propostas, ideias e programas com elevação e respeito aos outros concorrentes”, defendeu o presidente do TRE-PE, desembargador Frederico Neves, durante o evento que definiu o tempo e a ordem de apresentação dos candidatos no rádio e TV.

Foto: Agência Brasil
A propaganda eleitoral começará a ser veiculada nesta sexta-feira, 9 de outubro de 2020 - Foto: Agência Brasil

A candidatura de João Campos (PSB) contará com a maior fatia do guia, uma vez que são levados em conta os tempos dos seis partidos da coligação com maior representatividade na Câmara Federal: PSB, PDT, MDB, PP, PSD e Republicanos. Com isso, o socialista deve concentrar 39,7% do tempo total disponível aos candidatos, o que representa três minutos e 57 segundos.

A diferença dele para o ex-governador Mendonça Filho (DEM), que possui o segundo maior tempo de TV e rádio na disputa da Capital, é de quase 18,6 pontos percentuais. O arco de aliança do democrata inclui, além do DEM, PL, PTB e PSDB. Dessa forma, ele acabou ficando com 21,11% do total, o que representa dois minutos e 26 segundos.

Logo abaixo, vem Marília Arraes (PT), com 13,9% do tempo ou um minuto e 23 segundos. A petista, assim como Mendonça, conta com quatro partidos em sua coligação, no entanto, apenas o PT e PSOL têm representantes na Câmara dos Deputados. Carlos (PSL) ficará com 11,56%. Isto é um minuto e nove segundo. Já a Delegada Patrícia (Podemos), com 6,2%. O Podemos formou coligação com o Cidadania, O PT, com o PSOL, PTC e PMB. O PSL, por sua vez, entrou com chapa pura na disputa.

Os candidatos Coronel Alberto Feitosa (PSC), com 28 segundos de propaganda, e Charbel (Novo), com apenas 17 segundos, terão, somados, 7,54% do total do tempo de propaganda em TV e rádio na capital pernambucana.

Por seus partidos e coligados não possuírem representação na Câmara Federal, Marco Aurélio (PRTB), Cláudia Ribeiro (PSTU), Thiago Santos (UP) e Victor Assis (PCO) não têm direito a tempo de televisão.

Estratégias para o guia

Rádio Jornal
Charbel (NOVO) terá 17 segundos de guia - Rádio Jornal

Apesar da diferença entre os tempos dos candidatos, o objetivo é comum: cativar o eleitor e conquistar votos. Com a menor parte do guia, Charbel usará sua fatia na programação para pedir o fim do guia e apresentar suas diferenças com os demais postulantes. “Defendemos o fim do guia eleitoral, porque de gratuito não tem nada, devido haver o abatimento de impostos proporcional ao seu custo. Vamos utilizar porque já está pago, por isso aproveitaremos para pedir o fim do guia e ainda mostrar os nossos valores, propostas e grande diferencial em relação a todos os demais candidatos”, conta o candidato do Novo, rejeitando a tese de que a propaganda de rádio e TV terá relevância nestas eleições.

BETO DLC/DIVULGAÇÃO
João Campos (PSB) terá três minutos e 57 segundos - BETO DLC/DIVULGAÇÃO

Na ponta de cima, João Campos vai utilizar seu tempo para mostrar sua movimentação pela cidade durante a campanha, como atividades de rua e reuniões. Seus projetos ao longo dos dois anos como deputado federal também devem ser abordados no programa da Frente Popular do Recife. “Os guias apresentam o candidato e trazem o seu posicionamento frente à realidade recifense, as conquistas e principais demandas da capital pernambucana, sob uma perspectiva de construção, agora, da cidade do futuro”, diz trecho da nota enviada ao JC pela equipe de campanha do socialista.

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Mendonça Filho (DEM) terá dois minutos e seis segundos de guia - BETO DLC/JC IMAGEM

Atrás apenas de João Campos na pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, Mendonça Filho aproveitará seu espaço na TV e rádio para apresentar propostas e apontar falhas das últimas gestões da cidade. Além disso, o candidato deve ressaltar sua atuação como governador e ministro da Educação, se mostrando mais experiente que os demais postulantes. “Apresentaremos de forma consistente as propostas de governo da aliança Recife Acima de Tudo, voltadas com o objetivo de resgatar o Recife da situação de atraso em que se encontra. No entanto, o guia também é uma oportunidade para demonstrar falhas e cobrar soluções, de forma equilibrada e democrática, com argumentos robustos que ajudem o eleitor a esclarecer suas dúvidas e definir sua escolha nas urnas”, afirma Mendonça, para quem o guia eleitoral continua sendo fundamental para pautar a campanha.

» Ibope/JC/Rede Globo: João Campos (PSB) e Mendonça Filho (DEM) tecnicamente empatados na liderança em pesquisa para prefeito do Recife

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Delegada Patrícia (Podemos) terá 37 segundos de guia - BETO DEL/JC IMAGEM

Discurso similar pretende adotar a Delegada Patrícia. Estreante nas urnas, a candidata deve focar em sua atuação no combate à corrupção e se apresentar como outsider, garantindo que representa o novo capaz de pôr fim às sucessivas vitórias do PT e PSB. "O nosso guia será propositivo, mas também vai mostrar que Patrícia é única candidata que representa mudança real. Ruptura com um sistema político arcaico, que precisa ser superado", explica o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania), coordenador de campanha da delegada.

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Carlos (PSL) terá um minuto e nove segundos de guia - BETO/RÁDIO JORNAL

Já o candidato Carlos, do PSL, afirma que em seu guia haverá apenas propostas, rejeitando a ideia de "bater" na gestão prefeito Geraldo Julio e nos adversários. "Vamos fazer um guia 100% propositivo para mostrar nossas ideias e propostas para o Recife. Nossa ideia não é bater. O que estamos fazendo desde o começo da pré-campanha é propor", conta o candidato, ressaltando que essa vai ser a eleição em que a mídia digital vai ter uma importância maior do que todas as outras eleições que já ocorreram. Para ele, apesar disso, o guia na TV e no rádio continua sendo fundamental para qualquer candidato que queira mostrar o seu trabalho.

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Coronel Feitosa (PSC) terá 28 segundos de guia - BETO DLC/RÁDIO JORNAL

De acordo com Gilmar Arruda, estrategista político do Coronel Alberto Feitosa, o social cristão, dono do segundo menor tempo no guia eleitoral pretende mostrar quem é, segundo ele próprio. "Para todos os guias, a nossa estratégia é mostrar quem é o coronel, o que ele pensa, quais são seus valores morais, além, claro, de apresentar soluções para os problemas que o Recife enfrenta", diz Arruda, afirmando apostar alto na TV e rádio, por causa da pandemia.

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Marília Arraes (PT) terá um minuto e 23 segundos de guia - JC Imagem

Procurada pela JC, a candidata do PT, Marília Arraes disse, por meio de sua assessoria, que não adianta informações sobre o guia eleitoral, que é considerado estratégico pela equipe de campanhas. "O guia é um instrumento de estratégia de comunicação. Assim, não antecipamos estratégia", afirma a assessoria.

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Marília Arraes promete zerar a fila de creches no Recife. - FOTO:JC Imagem
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João Campos lança nesta segunda-feira (12), a proposta Ilhas da Infância. - FOTO:BETO DLC/DIVULGAÇÃO
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Mendonça Filho assina nesta segunda-feira (12), Carta Compromisso com a Primeira Infância. - FOTO:BETO DLC/JC IMAGEM
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Candidato Charbel Maroun (Novo) defende que parcerias privadas otimizariam o serviço público - FOTO:Rádio Jornal
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FEITOSA Daqueles com menor intenção de voto, é o mais rejeitado - FOTO:BETO DLC/RÁDIO JORNAL
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Delegada Patrícia Domingos assume compromisso de incrementar o número de creches disponíveis nos bairros do Recife. - FOTO:BETO DEL/JC IMAGEM
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PSL Carlos alcançou 1% das intenções de voto - FOTO:BETO/RÁDIO JORNAL
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Dos 11 candidatos, quatro não têm direito ao tempo na TV e rádio, em virtude de os seus partidos não possuírem representantes na Câmara Federal - FOTO:Artes/SJCC
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Eleições 2020 - FOTO:JC
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Eleições de 2020 - FOTO:Arte: JC

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