Eleição municipal

Na Fiepe, Coronel Feitosa defende diálogo com Bolsonaro e promete dar ''voz'' às igrejas no Recife

O candidato ressaltou sua experiência durante a sabatina na Fiepe e disse ser "inadmissível" a atual situação do Recife

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 19/10/2020 às 21:38
DIVULGAÇÃO/FIEPE
Coronel Feitosa na sabatina da Fiepe. - FOTO: DIVULGAÇÃO/FIEPE
Leitura:

Candidato a prefeito do Recife pelo PSC, o Coronel Feitosa foi sabatinado pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), na tarde desta segunda-feira (19), e disse que pretende fazer um diagnóstico das empresas e indústrias em cada bairro da cidade para capacitar melhor os jovens que moram nas proximidades. Ele também quer diálogo com o governo Jair Bolsonaro e parcerias com as igrejas, principalmente, para apoio aos jovens.

"Se em um bairro tem uma indústria, padaria, oficina, precisamos qualificar essa mão de obra e podemos usar escolas, que depois das dezoito horas estão fechadas. O jovem pode ir a pé ou de bicicleta ou estudar em espaços ociosos de instituições religiosas. Com a participação do comércio local, eles serão inseridos no mercado de trabalho, faremos acompanhamento usando a tecnologia, precisamos analisar se essa qualificação dá resultado ou não, faremos parceria com o Porto Digital e quem tiver alguma deficiência tem de corrigir de imediato. Faremos cruzamento da vocação com o local e colocá-lo como estagiário ali mesmo", disse Feitosa. O candidato ainda disse que esses jovens terão apoio psicológico, além de aula moral e cívica.

Feitosa, que tem como vice o Pastor Wellington Carneiro (Patriota), ainda disse que, se eleito, a igreja terá "vez e voz" em sua gestão. "Vou tirar um comunista da vice (Luciano Siqueira do PCdoB é o atual vice-prefeito do Recife) e colocar um pastor, um homem humano. A igreja terá vez e voz, ela sempre foi usada como massa de manobra, vamos dar oportunidade para a igreja, seja católica, evangélica, espírita, retirar o jovem das drogas, da prostituição, do álcool", disse.

Durante a sabatina, o candidato ressaltou em vários momentos sua experiência, seja como militar ou como participante da gestão, visto que ele já foi secretário de Turismo de Pernambuco e de Saneamento no Recife. Inclusive, questionado sobre a dificuldade financeira da prefeitura para quem assumir em meio à pandemia do novo coronavírus (covid-19), Feitosa disse que sabe buscar recursos.

"Vamos, primeiro, acabar com qualquer tipo de desvio, isso não devia ser pauta de campanha, é dever do gestor, o que for gasto ruim, vamos retirar. Depois disso, vamos ficar de frente ao governo federal, Paulo Câmara e Geraldo Julio impedem o diálogo, tem secretário que ataca o presidente e depois bate na porta de ministro atrás de recurso, isso é inadmissível. No Nordeste se formou um mini Foro de São Paulo com o Consórcio Nordeste e se partiu a atacar o governo federal. Ficaram de costas para quem tem como investir. Vou mostrar que Recife está de portas abertas para captar o recurso, vamos buscar recursos internacionais, dessa forma faremos revolução no Recife, fazendo requalificação na mão de obra e atraindo empresas, gerando emprego e renda. Vamos instalar empresas que geram impostos, que serão bem aplicados, e, assim, ampliar a receita", disse.

SAÚDE

DIVULGAÇÃO/FIEPE
Coronel Feitosa na sabatina da Fiepe. - DIVULGAÇÃO/FIEPE

Tema da sabatina, a saúde pública no Recife deve ser humanizada, segundo Coronel Feitosa. Ele explicou que as pessoas que se dirigem a um posto de saúde não vão "passear", estão precisando de atendimento. "Também vamos dotar a rede de médicos e enfermeiros, vamos dotar de medicamentos e equipamentos de exame. Faremos nossa parceria com o Porto Digital e criar aplicativo para marcação de fichas e consultas, se marca em casa e manda para uma central na Secretaria de Saúde, após a consulta vai a uma farmácia que não seja do outro lado da cidade", disse.

O candidato ainda afirmou que vai buscar parcerias com a iniciativa privada para realização de exames e cirurgias em horários que o polo médico possua salas ociosas. Segundo ele, isso beneficiaria, ainda, a classe médica que quer uma remuneração a mais.

Mobilidade

Questionado sobre a questão das calçadas no Recife e a situação dos ambulantes, Feitosa iniciou sua fala criticando a situação de uma vendedora ambulante que teve sua mercadoria apreendida pelo Controle Urbano no Centro do Recife, nesta segunda-feira. Ele disse que, pela experiência, no ordenamento do comércio em frente ao Centro de Convenções, quando secretário, ele pode fazer um diagnóstico correto da situação.

>> Vendedora ambulante é filmada enquanto o Controle Urbano recolhia suas mercadorias no Centro do Recife; veja o vídeo

"Vamos ver bairro por bairro o que cabe de comércio, é preciso de diagnóstico, fiz isso no Centro de Convenções. Vimos onde ficar sem atrapalhar acesso, sem botijão de gás, depois qualificamos e demos incentivo. Hoje, em frente ao Parque da Jaqueira está uma bagunça, uma sujeira. Em Bogotá, na Colômbia, partiram para uma lógica vendo espaço por espaço, bairro por bairro, ampliaram as vias, ciclovias e calçadas, ordenando e qualificando as pessoas, vendo que tipo de comércio cabia e fomentando aquilo", explicou.

O candidato concluiu sua participação na sabatina afirmando que é um "um homem com vontade" e que diz a verdade "como o presidente Jair Bolsonaro".  Ele ainda apontou ser "inadmissível" a situação das pessoas em palafitas, nos morros e disse que "qualquer lugar do Recife fede".

"Tem candidato ficha limpa, mas é fácil quando nunca administraram nada, passaram bilhões nas minhas mãos com obra de aeroporto, construí casas, serviço de drenagem e estou sem nenhuma notificação no TCE ou TCU, não uso fundo eleitoral, se quero fazer campanha como Bolsonaro fez não posso usar", concluiu Feitosa.

DIVULGAÇÃO/FIEPE
PSC Feitosa quer diagnóstico das empresas de cada bairro da cidade - FOTO:DIVULGAÇÃO/FIEPE

Comentários

Últimas notícias