Transporte público

Mendonça Filho promete encabeçar projeto de expansão do Metrô Recife

O candidato a prefeito, no entanto, afirmou que a execução do projeto provavelmente não deve ser concluída nos próximos quatro anos

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 20/10/2020 às 9:15 | Atualizado em 20/10/2020 às 12:55
FOTO: GUGA MATOS/DIVULGAÇÃO
Mendonça Filho (DEM) durante caminhada no bairro do Ibura - FOTO: FOTO: GUGA MATOS/DIVULGAÇÃO

.
Eleições 2020 - .

Candidato a prefeito do Recife, Mendonça Filho (DEM) se comprometeu, na manhã desta terça-feira (20), a iniciar um projeto de expansão do metrô que corta a cidade caso seja eleito nas eleições municipais de novembro. Em entrevista à rádio Ynterativa FM, o democrata afirmou que já iniciou uma conversa sobre o tema com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e que a ideia, embora cara e de execução demorada, é viável. Até o início da pandemia de covid-19, as três linhas do Metrô do Recife eram utilizadas diariamente por cerca de 400 mil pessoas.

"Eu já iniciei esse debate com o ministro que cuida da área (metrô) no âmbito do governo federal, Rogério Marinho, e tratei sobre a questão da manutenção do Metrô do Recife e também da melhoria do sistema de transporte urbano da capital pernambucana. Ele prometeu uma discussão elevada, mas eu não quero colocar isso como um projeto fácil de sair do papel. Obras metroviárias sempre demoram para ser planejadas e são projetos muito caros. Eu posso e devo assumir o compromisso de planejar esse projeto, mas a execução por certo não ficará a cargo da nossa gestão em um espaço de quatro anos", detalhou o ex-ministro da Educação.

>> ''Quis mostrar a opinião dele sobre o meu mandato como ministro'', diz Mendonça sobre uso de elogios de Geraldo Julio no seu guia

>> ''Vamos exigir da Compesa que cumpra com o seu dever'', garante Mendonça Filho, candidato a prefeito do Recife

>> Mendonça Filho caminha pelo Ibura, se queixa do trânsito local e promete um novo acesso ao bairro

>> Em sabatina na TV Jornal, Mendonça Filho classifica como ''um crime'' motoristas de ônibus também exercerem a função de cobradores

Confira a entrevista completa:

Ainda falando sobre o transporte público da capital, Mendonça Filho criticou o que chama de "sucateamento" da área no Recife e reafirmou que pretende cobrar do Grande Recife Consórcio de Transportes que os ônibus articulados que transitam nos corredores exclusivos do BRT não sejam tirados de circulação, conforme anunciado pelo órgão no início de 2020. "Qual o papel do prefeito? Colocar para o Grande Recife, que é o gestor do consórcio de transporte metropolitano, que é sua obrigação gerir de forma diferenciada a questão do transporte público na nossa cidade. Os corredores exclusivos de ônibus precisam estar bem mantidos, não como se encontram hoje. a gente precisa melhorar o conforto para o usuário, garantir o ar-condicionado, frequência de ônibus e oferta na quantidade necessária e, evidentemente, esquecer projetos que fracassaram, como a navegabilidade do Capibaribe", pontuou o candidato.

TRANSPORTE POR APLICATIVO

Questionado sobre seu posicionamento a respeito dos aplicativos de transporte, como o Uber, Mendonça disse que que esta é uma realidade inevitável, mas que pretende ouvir as demandas tanto de quem atua nessa área quanto os taxistas da cidade. "Os aplicativos vieram para ficar e fazem parte do dia a dia dos cidadãos. Agora a gente tem que levar em consideração que não só os motoristas de aplicativos devem ser respeitados e considerados, mas também os tradicionais táxis. (...) Temos uma frota de táxis que precisa ser valorizada, reconhecida e eu farei isso como prefeito do Recife", garantiu.

Nesta terça, Mendonça ainda participa, às 9h, de uma reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife e, às 19h45, de uma entrevista na rádio Pernambuco, da Bomba do Hemetério.

.
Eleições 2020 - FOTO:.

Comentários

Últimas notícias