Fiepe

''Vamos exigir da Compesa que cumpra com o seu dever'', garante Mendonça Filho, candidato a prefeito do Recife

O democrata fez críticas à condução do prefeito Geraldo Julio às ações voltadas ao saneamento básico na cidade e também falou sobre seus projetos nas áreas da saúde, educação e combate às drogas, por exemplo

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 19/10/2020 às 16:37
FOTO: LAÍS SIQUEIRA/DIVULGAÇÃO
DEM Para Mendonça, PSB não cuida das pessoas: "houve negligência" - FOTO: FOTO: LAÍS SIQUEIRA/DIVULGAÇÃO
Leitura:

.
Eleições 2020 - .

Candidato a prefeito do Recife pelo DEM, Mendonça Filho afirmou que, caso seja eleito, irá "cobrar que a Compesa cumpra com as suas responsabilidades" na cidade com relação ao abastecimento de água e tratamento de esgoto. O democrata deu a declaração nesta segunda-feira (19), durante sabatina na Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), transmitida ao vivo através do canal no Youtube da entidade.

Questionado sobre suas propostas para o saneamento básico recifense, Mendonça classificou como "ridícula" a cobertura de coleta e tratamento de esgoto do Recife, e criticou as ações desenvolvidas pelo prefeito Geraldo Julio (PSB) nos quase oito anos em que está à frente da prefeitura. "Cuidar do saneamento básico é cuidar da saúde, da qualidade de vida das pessoas. E houve, de fato, negligência por parte dos governos do PT e do PSB nessa área. No passado, quando fui governador e vice-governador, estabeleci parcerias com o governo municipal para coleta e tratamento de esgoto, no projeto Mustardinha/Mangueira, mas de lá pra cá quase nada foi feito, o sistema do Cordeiro está aí, parado. (...) Como esse pessoal diz que cuida das pessoas? Cuida coisa alguma", disparou.

>> Mendonça Filho promete dar apoio a pequenos comerciantes do Recife em agenda no bairro de Nova Descoberta

>> Mendonça Filho diz que gestões do PSB foram negligentes no combate às drogas

>> Mendonça Filho caminha pelo Ibura, se queixa do trânsito local e promete um novo acesso ao bairro


Na ocasião, o candidato também chamou atenção para o fato de que muitas famílias da cidade sofrem com a falta de abastecimento de água, problema que tem ocorrido também agora, durante a pandemia provocada pelo coronavírus. "A responsabilidade direta por essa situação é também da Compesa, que está sob o comando do PSB. Estive na Várzea e ouvi dos moradores que, em plena pandemia, eles não tinham como tomar banho, lavar um prato, um cuidado básico de asseio por causa da falta d'água. Em Nova Descoberta é a mesma coisa, na Grande Casa Amarela e no Ibura, idem. Agora a continha chega todo mês, cara. A Compesa não cumpre a sua obrigação. (...) Vamos mudar isso e exigir da Compesa que cumpra com o seu dever e sua responsabilidade. E aquilo que for tarefa da prefeitura, eu tomarei conta como prefeito do Recife", prometeu Mendonça.

Quando detalhou suas ideias para melhorar a mobilidade na capital pernambucana, o ex-ministro da Educação disse ter interesse em reordenar a cidade, mas com o olhar voltado também para os trabalhadores informais e ambulantes. "O cuidado com a cidade é básico. Calçadas bem tratadas, limpas, iluminação pública bem cuidada, todas essas coisas são obrigações da prefeitura e nós vamos fazer isso. E vamos estabelecer canais de comunicação e cooperação com aqueles que vivem do comércio de rua para que a gente possa equilibrar a proteção do comércio formal, o espaço urbano, mas sem usar a teoria do chicote, sem usar a teoria da brutalidade como infelizmente temos hoje a marca do PSB", pontuou o postulante.

FOTO: LAÍS SIQUEIRA/DIVULGAÇÃO
Mendonça Filho (DEM) participa de sabatina na Fiepe - FOTO: LAÍS SIQUEIRA/DIVULGAÇÃO

OUTRAS PROPOSTAS

No evento promovido pela Fiepe, Mendonça também teve a oportunidade de apresentar suas principais propostas de governo durante 20 minutos. Com o tempo que tinha disponível, o candidato falou sobre diversos projetos nas áreas da educação (como a criação de 10 mil vagas em creche), saúde (investimentos na atenção básica), segurança pública (armamento da Guarda Municipal), requalificação do Centro do Recife e combate às drogas (Projeto Conte Comigo), por exemplo.

Propostas para melhorar o ambiente econômico da capital também foram mencionadas pelo democrata na sabatina. "Infelizmente a gente tem um ambiente hostil para a geração de empregos em Pernambuco e no Recife. A cultura do PSB é perseguir quem produz e quem trabalha na nossa cidade. Quantos empresários não têm base na Paraíba, para que a nota fiscal seja emitida a partir de lá? Quantos cidadãos e empresas emplacam carro na Paraíba para fugir de um dos IPVAs mais caros do Brasil? A gente tem a maior carga de impostos per capita das capitais do Norte/Nordeste do Brasil. Estamos muito à frente de Fortaleza e de salvador. E é por isso que lançamos a ideia do congelamento por dois anos do IPTU e da taxa de lixo", detalhou.

FOTO: LAÍS SIQUEIRA/DIVULGAÇÃO
Mendonça Filho (DEM) participa de sabatina na Fiepe - FOTO:FOTO: LAÍS SIQUEIRA/DIVULGAÇÃO
.
Eleições 2020 - FOTO:.

Comentários

Últimas notícias