eleições 2020

TRE-PE lança Julia, chatbot para tirar dúvidas do eleitor; veja como acessar

A assistente virtual Julia fica disponível para o eleitor durante 24 horas por dia, todos os dias da semana

Alice Albuquerque
Cadastrado por
Alice Albuquerque
Publicado em 22/10/2020 às 16:59
REPRODUÇÃO/TRE-PE
SERVIÇO Julia, novo chatbot do TRE-PE que se comunica com o eleitor para tirar dúvidas sobre as eleições - FOTO: REPRODUÇÃO/TRE-PE
Leitura:

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) apresentou Julia, o novo chatbot para tirar dúvidas do eleitor como local de votação, regularidade da situação eleitoral e relação de candidatos. A plataforma desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-PE (Stic) foi lançada nesta quinta-feira (22).

O chatbot foi desenvolvido para uso nos celulares Android e iOS, através do aplicativo Telegram, o mesmo serve para o uso em computadores e notebooks.

>> Diretor-geral do TRE-PE pede que eleitor não use álcool nas urnas para evitar danos

Julia, a assistente virtual que tem esse nome a partir da junção dos termos "Justiça Eleitoral" e "IA", de Inteligência Artificial, está sendo treinada para responder as perguntas mais comuns dos cidadãos antes, durante e depois das eleições. Julia, que vem sendo desenvolvida desde abril deste ano, também é uma homenagem à filha de um dos desenvolvedores do sistema.

Para o presidente do TRE-PE, desembargador Frederico Neves, a iniciativa visa aproximar o eleitor do serviço eleitoral. "Tem a mais valia de aproximar o eleitor desta Justiça Especializada, mediante a utilização de um novo equipamento tecnológico posto à disposição do destinatário final do serviço eleitoral".

>> TRE-PE inicia operação para reduzir risco de infecção pelo coronavírus durante eleições

Por sua vez, o diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, comentou que a nova ferramenta deve intensificar a interação com os eleitores. A funcionalidade de Julia permanecerá também como um meio de atendimento ao eleitor.

Acesso

A plataforma tem o acesso ao Telegram como atalho. Basta entrar no Telegram e digitar "Julia TRE-PE" no campo de pesquisa. Depois disso, já é possível conversar com a assistente virtual. Caso o eleitor não tenha Telegram, poderá conversar com Julia clicando na seção "Fale Conosco" do site do TRE-PE. Lá, os três canais de atendimento ao eleitor estarão disponíveis: O chatbot, a Ouvidoria e os telefones das Zonas Eleitorais.

Ao acessar o Fale Conosco, o eleitor encontrará os três atendimentos disponíveis:

REPRODUÇÃO/TRE-PE
Três opções de Julia, novo chatbot do TRE-PE que se comunica com o eleitor para tirar dúvidas - REPRODUÇÃO/TRE-PE

Ao clicar no chat, o eleitor terá as opções de consulta de local de votação, consulta de candidatos, do título e situação eleitoral, propaganda eleitoral, resultados de votação, processo eleitoral, aplicativos da Justiça Eleitoral e para encerrar o atendimento. Ao clicar na opção escolhida, o chat será aberto e as informações solicitadas por Julia dependem da escolha do eleitor.

REPRODUÇÃO/TRE-PE
Chat de Julia, novo chatbot do TRE-PE que se comunica com o eleitor para tirar dúvidas - REPRODUÇÃO/TRE-PE

Já em Zonas eleitorais, as informações seguem um padrão necessário para consulta, desta forma:

REPRODUÇÃO/TRE-PE
Zonas eleitorais de Julia, novo chatbot do TRE-PE que se comunica com o eleitor para tirar dúvidas - REPRODUÇÃO/TRE-PE


Por sua vez, a ouvidoria dará várias opções ao eleitor. Na opção "Fale com a ouvidoria", o cidadão poderá registrar um formulário eletrônico com a sua solicitação, ou consultá-la. Para facilitar, é importante se atentar se a sua dúvida não está na aba de "Tira-dúvidas" do TRE-PE, com as respostas das principais dúvidas relativas a vários assuntos.

REPRODUÇÃO/TRE-PE
Ouvidoria de Julia, novo chatbot do TRE-PE que se comunica com o eleitor para tirar dúvidas - REPRODUÇÃO/TRE-PE

Julia

O projeto foi desenvolvido e implementado pela equipe da Stic, formada pelo secretário George Maciel, as servidoras Mônica Farah e Suzane Schimmelpfeng, e os servidores Davyson Costa, Luís Antônio Rigotti, Mlexener Romeiro e Paulo André da Fonte.

Um dos principais benefícios é que a ferramenta concentra informações, que antes eram retidas, no site institucional, em uma plataforma mais moderna, intuitiva e, sobretudo, responsiva. O serviço, que já está ativo, funciona durante 24 horas em todos os dias da semana.

>> TRE-PE começa montagem de kits com EPIs para mesários que vão trabalhar nas eleições municipais

Mlexener Romeiro, da Stic, ressaltou que o eleitor terá acesso a informações de forma ágil. "Poupando recursos do Tribunal, que antes precisava fazer a contratação de terceirizados para atendimento à demanda do Disque Eleitor", explicou.

O secretário George Maciel reforçou que o mecanismo serve como "filtro de atendimento", evitando assim, chamadas desnecessárias e promovendo maior produtividade e agilidade no atendimento ao eleitor.

Julia também se integra a outros serviços do TRE-PE, direcionando o eleitor para plataformas como Pardal (aplicativo para denúncias) e o E-título (o título de eleitor no smartphone).

REPRODUÇÃO/TRE-PE
Três opções de Julia, novo chatbot do TRE-PE que se comunica com o eleitor para tirar dúvidas - FOTO:REPRODUÇÃO/TRE-PE
REPRODUÇÃO/TRE-PE
Ouvidoria de Julia, novo chatbot do TRE-PE que se comunica com o eleitor para tirar dúvidas - FOTO:REPRODUÇÃO/TRE-PE
REPRODUÇÃO/TRE-PE
Chat de Julia, novo chatbot do TRE-PE que se comunica com o eleitor para tirar dúvidas - FOTO:REPRODUÇÃO/TRE-PE
REPRODUÇÃO/TRE-PE
Zonas eleitorais de Julia, novo chatbot do TRE-PE que se comunica com o eleitor para tirar dúvidas - FOTO:REPRODUÇÃO/TRE-PE

Comentários

Últimas notícias