Eleições 2020

Mendonça Filho ganha o direito de falar que o recifense é o maior pagador de impostos do Nordeste

Frente Popular do Recife solicitou à Justiça Eleitoral que a coligação do democrata fosse impedida de fazer essa afirmação. Pedido foi negado nesta sexta-feira (23)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 23/10/2020 às 16:39 | Atualizado em 23/10/2020 às 16:39
FOTO: GUGA MATOS/DIVULGAÇÃO
Mendonça Filho (DEM) durante visita a obras paradas de habitacionais da Prefeitura do Recife - FOTO: FOTO: GUGA MATOS/DIVULGAÇÃO

.
Eleições 2020 - .

A juíza da 7ª Zona Eleitoral, Virgínia Gondim Dantas, indeferiu, nesta sexta-feira (23), pedido da Frente Popular do Recife para que a propaganda eleitoral de Mendonça Filho (DEM), candidato a prefeito da cidade, fosse impedida de afirmar que o recifense é "o maior pagador de impostos e taxas do Nordeste". A Frente Popular é a coligação do candidato a prefeito João Campos (PSB).

"Sem dúvida a informação divulgada na propaganda eleitoral do horário gratuito não é inverídica, já que a versão sustentada tem respaldo na leitura dos números levando em consideração os dados do impostômetro aliado ao número de habitantes de cada uma das duas cidades", diz a magistrada, na decisão.

>> Mendonça Filho diz que vai zerar filas para a realização de consultas e exames médicos no Recife

>> Pesquisa Datafolha: João segue na liderança no Recife com 31%; segundo lugar permanece indefinido

>> Mendonça Filho promete dar apoio a pequenos comerciantes do Recife em agenda no bairro de Nova Descoberta

Para Mendonça, o pedido da coligação adversária seria uma tentativa do candidato socialista de impor um "mundo da fantasia" aos eleitores do Recife. "A verdade incomoda tanto que a Frente Popular pediu até direito de resposta para algo que é verdadeiro e pesa na vida do povo. Felizmente o Recife real se sobrepõe ao mundo da fantasia que João Campos quer passar para a população", dispara o democrata.

Segundo a equipe de Mendonça, o trecho do guia que incomodou a Frente Popular mostra um jovem falando que o recifense é o maior pagador de imposto do Nordeste. Ele diz o seguinte: "Tá ligado que recifense é cabuloso, né bença? E não é de hoje. Lá em mil e oitocentos e lá vai bolinha a gente fez a Revolução Pernambucana porque a coroa enfiava a faca. Era imposto em cima de imposto. E tu acha que agora a gente vai ficar quieto? O recifense é o maior pagador de imposto do Nordeste. Multa, IPVA, IPTU, tudo nas alturas. Oxe, dispense, meu pirraia. Agora é nós, jogador. Vamos derrubar o Império da Multa e é pra derrubar de verdade, visse?"

DEFESA

Em sua defesa à Justiça, a coligação Recife Acima de Tudo (DEM, PSDB, PTB e PL) " apresentou a análise dos dados do impostômetro, fazendo a junção de outro elemento importante: o número de habitantes das duas cidades envolvidas, Recife e Salvador, coletado do portal do IBGE. Assim, com os dados que comprovam que montante de imposto arrecadado em Recife, quando dividido pelo número de habitantes da cidade, implica na maior carga tributária per capita desta região do país, no valor de R$1.256,40, ao passo que Salvador apresenta o valor de R$1.001,30, não restando dúvidas que o imposto pago pelo recifense, por cabeça, é verdadeiramente o maior do Nordeste", afirma a equipe do democrata.

.
Eleições 2020 - FOTO:.

Comentários

Últimas notícias