Eleições 2020

Pesquisa Datafolha: João segue na liderança no Recife com 31%; segundo lugar permanece indefinido

Marília Arraes (PT) tem 18%, enquanto Delegada Patrícia (Podemos) aparece com 16% e Mendonça Filho (DEM), 15% das intenções de voto na eleição do Recife

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 22/10/2020 às 19:56
ARTES JC
JC-POL1023_DATAFOLHA - FOTO: ARTES JC
Leitura:

Arte: JC
O debate da TV Jornal cumprirá um rigoroso protocolo de higiene e distanciamento social em virtude da pandemia do novo coronavírus. - Arte: JC

A segunda rodada da Pesquisa Datafolha com as intenções de voto dos candidatos à Prefeitura do Recife, divulgada nesta quinta-feira (22), mostrou um crescimento de cinco pontos percentuais de João Campos (PSB), agora com 31%, que ganhou mais folga na liderança da disputa.

Já o segundo lugar segue indefinido. Atrás de João está Marília Arraes (PT), que saiu de 17% para 18%. A petista está empatada tecnicamente coma Delegada Patrícia (Podemos), que cresceu seis pontos percentuais, saindo de 10% para 16%. Ela também está em situação de empate técnico com Mendonça Filho (DEM). O democrata, porém, oscilou negativamente de 16% para 15% das intenções de voto.

Abaixo do pelotão de mais votados, o Coronel Feitosa (PSC) saiu de de 1% para 2%, Carlos (PSL) permaneceu com 1%. Charbel (Novo) e Thiago Santos (UP) estavam com menos de 1% na rodada anterior e agora pontuam com 1%. Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB) saiu de 2% para menos de 1%, mesmo índice de Cláudia Ribeiro (PSTU). Por fim, Victor Assis (PCO), que havia apresentado menos de 1%, nesta rodada, não chegou a ser citado por nenhum dos entrevistados.

A soma dos que demonstraram a intenção de votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos caiu de 21% para 12%. Os entrevistados que não souberam opinar eram 5% e agora são 4%. 

Em uma simulação de segundo turno, João Campos vence de Mendonça Filho, está em situação de empate técnico com Marília Arraes e empata numericamente com a Delegada Patrícia. No caso de Mendonça, João tem mais folga: 48% contra 36% do democrata. Com Marília, ele possui 40% e a petista, 37%. João e Patrícia pontuam com 43% das intenções de voto cada. 

A Pesquisa Datafolha foi encomendada pela TV Globo e pelo Jornal Folha de S. Paulo. Foram ouvidos 868 eleitores do Recife entre os dias 20 e 21 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Já o nível de confiança - probabilidade dos resultados retratarem o atual momento eleitoral - é de 95%. O número de identificação da pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) é "PE-05988/2020". 

Ibope

Na pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, divulgada no dia 15 de outubro, João Campos também aparece na liderança da disputa, com 33% das intenções de voto. Mendonça Filho aparece em segundo lugar com 18% das menções, tecnicamente empatado com Marília Arraes (PT), que foi citada 14% dos entrevistas, e a Delegada Patrícia (Podemos), que pontuou 13%. Ou seja, dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, o segundo lugar da disputa pela Prefeitura do Recife também está indefinido no levantamento do Ibope.

JC
Candidatos à Prefeitura do Recife - FOTO:JC
Arte: JC
Eleições de 2020 - FOTO:Arte: JC

Comentários

Últimas notícias