Eleições 2020

Marília Arraes promete construir três centros de medicina diagnóstica caso seja eleita

A construção de três Centros de Medicina Diagnóstica nas regiões Norte, Sul e Noroeste no Recife é uma das propostas da candidata a prefeita Marília Arraes (PT)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 26/10/2020 às 21:49 | Atualizado em 26/10/2020 às 21:52
RICARDO LABASTIER/DIVULGAÇÃO
PT Marília Arraes diz que "seguirá rigorosamente" a decisão judicial - FOTO: RICARDO LABASTIER/DIVULGAÇÃO

Arte: JC
Eleições 2020 - Arte: JC

Uma das promessas de campanha da candidata a prefeita do Recife Marília Arraes (PT) é a construção de três Centros de Medicina Diagnóstica nas regiões Norte, Sul e Noroeste da capital pernambucana, com o objetivo de agilizar a realização de exames laboratoriais e de imagem. 

A escolha dos locais de cada centro levam em consideração as Regiões Político Administrativas (RPAs) da cidade. No caso da unidade da Zona Norte, será atendida a população das RPAs 1, 2 e 3, que segundo a candidata, atendem 612 mil pessoas nos bairros de Santo Amaro, Boa Vista, Água Fria, Cajueiro e Alto José Bonifácio, por exemplo. A da Zona Sul atenderia a RPA 6, beneficiando 383 mil pessoas residentes em bairros como Brasília Teimosa e Ibura. Por fim, o centro da Zona Noroeste contempla as RPAs 4 e 5, que abrange Iputinga e Prado, entre outros bairros, e vai dar acesso a 542 mil pessoas.

>> Marília Arraes viaja até São Paulo para gravar guia eleitoral com Lula

>> Marília Arraes defende aumentar a cobertura do saúde da família

A intenção é acabar com as filas de marcação de exame e facilitar os tratamentos médicos que dependem dos resultados, além do fornecimento de medicamentos. "Será uma forma de garantir que as pessoas, além de fazerem os exames, tenham o direito de pegar o resultado e ter o acompanhamento médico devido, no menor tempo possível, pois saúde não pode esperar".

Na sabatina da Rádio Jornal, no último dia 5 de outubro, Marília também falou sobre a propostas dos centros. Ela disse acreditar que concentrando o acesso à exames de imagem e sangue no mesmo lugar, será possível estar de posse do resultado a tempo de se consultar com o médico da família. "Eu era pequena e ouvia falar de gente dormindo em fila para marcar consulta e hoje ainda continua acontecendo isso. É uma questão que não dá para continuar assim", disse Marília, na época. 

Saúde da Família

Outra proposta de Marília na área da atenção básica da saúde é o aumento da quantidade de equipes de Saúde da Família. Dentro do pilar do "Combate às desigualdades" do seu plano de governo, Marília tem defendido que a saúde é prioridade. "Nós vamos zerar essa questão de dormir em fila, de não ter equipes de saúde da família o suficiente, vamos ampliar as equipes de saúde da família, que hoje são menos do que era a oito anos atrás. Vamos melhorar a assistência farmacêutica da cidade do Recife e vamos colocar um aplicativo, um sistema eficiente para que as pessoas não precisem mais dormir em fila em pleno ano de 2021", disse a candidata na última sexta-feira (23) durante sabatina na TV Jornal. 

 

Arte: JC
Eleições de 2020 - FOTO:Arte: JC

Comentários

Últimas notícias