Eleições 2020

Marília Arraes viaja até São Paulo para gravar guia eleitoral com Lula

Intenção é reforçar o apoio do ex-presidente Lula à candidatura de Marília Arraes à Prefeitura do Recife através de vídeos gravados para o seu guia eleitoral, já que o petista não deve vir ao Recife durante a campanha

Luisa Farias
Cadastrado por
Luisa Farias
Publicado em 26/10/2020 às 18:03
RICARDO STUCKERT/DIVULGAÇÃO
Marília Arraes e Lula - FOTO: RICARDO STUCKERT/DIVULGAÇÃO
Leitura:

Arte: JC
Eleições 2020 - Arte: JC

Para reforçar a presença do ex-presidente Lula na sua campanha, a candidata a prefeita do Recife Marília Arraes (PT) foi até São Paulo nesta segunda-feira (26) para gravar material junto com o petista para ser veiculado no seu guia eleitoral de rádio e televisão. Ela possui o tempo de um minuto e 23 segundos, o equivalente à 13,9% do tempo da propaganda dos candidatos do Recife.

Segundo o vice-presidente nacional do PT e deputado federal José Guimarães, o vídeo gravado foi uma conversa mais informal entre os dois, em que Marília relatou problemas enfrentados no Recife e as suas propostas para resolvê-los, e o ex-presidente a aconselhando. Para José Guimarães, a gravação serviu para "dar mais segurança a ela pela liderança que ela exerce nesse momento, o apoio necessário para ir ao segundo turno, mostrar para ela o quanto o lula tem compromisso com os pernambucanos e com o Recife", disse. Ainda de acordo com Guimarães, em dado momento durante a gravação, Lula chegou a dizer que Recife precisa de "um coração de mãe" para governar a cidade. 

>> Marília Arraes segue com críticas ao PSB e defesa dos governos do PT no Recife

>> "É Lula, é Arraes, é Marília Arraes", diz propaganda eleitoral de Marília

>> Marília Arraes sai em defesa das gestões do PT no Recife ao falar da saúde básica

“Lula fez questão de gravar comigo, principalmente para fortalecer ainda mais a nossa campanha, que já conquistou o Recife e que tem crescido a cada dia. Ter Lula ao meu lado é um orgulho, pois o Recife é grato a tudo o que ele fez pela nossa cidade, como a retirada das palafitas de Brasília Teimosa”, disse Marília, que tem ressaltado em suas declarações essa ação do governo Lula, que foi iniciada no ano de 2004, no seu primeiro mandato na Presidência da República. 

Segundo o Blog de Jamildo, outros candidatos do PT nas eleições municipais também participam das gravações, a exemplo de Luizianne Lins, candidata em Fortaleza e Benedita da Silva, no Rio de Janeiro. O Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) tem cobrado a nacionalização do debate nas eleições municipais, através da defesa do legado do PT e combate ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). 

A inserção gradual da imagem do ex-presidente na campanha já vinha sendo planejada pela coordenação, depois de um primeiro momento de apresentação de propostas. Mas o primeiro vídeo de apoio de Lula foi veiculado ainda na convenção partidária, no dia 16 de setembro.

Já no primeiro dia de exibição da propaganda eleitoral, 9 de outubro, foi compartilhada apenas uma foto dos dois. Atualmente, outras pílulas de vídeo do ex-presidente estão sendo exibidas, geralmente ao final dos guias da petista. "Estou certo que Recife vai ter a primeira mulher prefeita de sua história e o nome dela é Marília Arraes", diz o principal deles. O ex-presidente fez várias gravações para as eleições municipais, alguns deles dirigidos a candidatos específicos, principalmente nas capitais, como é o caso de Marília. 

Mas ainda não havia nenhum vídeo com os dois juntos. Cumprindo distanciamento social por conta da pandemia da covid-19, Lula tem se engajado nas campanhas do PT às prefeituras de todo o País apenas de forma virtual.

Segundo Marília, no encontro dos dois nesta segunda-feira (26), Lula reafirmou o projeto da candidata no Recife como uma prioridade para ele e o PT, considerando o “legado” da sigla na capital pernambucana, governada por prefeitos petistas de 2001 a 2012, com dois mandatos de João Paulo (atualmente no PCdoB) e um de João da Costa (PT), hoje vereador do Recife.

Ainda de acordo com Marília, Lula classificou ela como a “verdadeira representante do projeto de esquerda”, de combate às desigualdades defendido por ele, que também se assemelha ao do seu avô Miguel Arraes. A petista tem buscado se diferenciar do candidato João Campos (PSB), apesar do histórico de alianças entre PT e PSB em Pernambuco e no Recife.

A última rodada da pesquisa Datafolha no Recife, divulgada no último dia 22 de outubro, mostrou que 21% dos entrevistados apontam o PT como partido de referência. Dessa parcela, a maioria tem intenção de votar em Marília, índice que cresceu de 36% para 42%. Os que votam em João Campos são 33%, na Delegada Patrícia (Podemos), 10% e em Mendonça Filho (DEM), 7%. 

José Guimarães defendeu a necessidade de ressaltar os vínculos de Marília com Miguel Arraes e com Lula. "São duas peças que Pernambuco reconhece, o mundo sabe o que esses homens públicos fizeram, Arraes quando foi governador e Lula quando foi presidente. Essa história não é qualquer coisa que apaga", disse. 

Outra estratégia é apontar o que ela classifica como contradições dos socialistas na histórica política recente, como o apoio ao impeachment da ex-presidente Dilma Roussef (PT) em 2016 e ao candidato Aécio Neves (PSDB) no segundo turno das eleições de 2018.

>> 'É importante separar quem é do lado de lá e quem somos nós', diz Marília Arraes sobre o PSB, em sabatina na TV Jornal

“Eu sempre tive lado, sempre estive com Lula, e ele reconhece isto. Assim como ele também vê, pela minha trajetória política, os três mandatos de vereadora do Recife, a atuação na Câmara Federal, a defesa do legado de Arraes, que sou a mais preparada para governar a nossa cidade”, disse Marília Arraes.

A campanha também deve mirar em outros adversários, para mostrar figuras políticas ligadas a eles, como Bolsonaro. "Uma campanha eleitoral você não pode se esconder de nada. É muito importante que os quatro principais candidatos de Recife coloquem para a população o que eles representam. A delegada representa Bolsonaro, o Campos representa a continuidade do atual prefeito, o Mendonça representa a direita e Marília representa a esquerda, uma esquerda com uma visão ampla de governo que é para todos, não é só para a esquerda", completou Guimarães. 

Agenda

Por estar ainda em São Paulo, a militância do PT é quem vai realizar um ato de campanha nesta segunda (26), a chamada “Onda Vermelha”, em grupos espalhados por três pontos da cidade: Praça do Derby, área central do Recife, cruzamento da Avenida Rosa e Silva com a Rua Conselheiro Portela, no Espinheiro, cruzamento da Avenida Domingos Ferreira com a Rua Félix de Brito e cruzamento da Avenida Real da Torre com a Rua José Osório.

Nesta esta terça-feira (26), a candidata tem agenda interna pela manhã. Ás 16h, ela participa do programa Brasil Urgente Eleições, da TV Tribuna. Em seguida, às 17h, faz caminhada no bairro de Guabiraba, na Zona Norte do Recife. 

A presidente nacional do PT e deputada federal Gleisi Hoffman (PT) vem ao Recife na próxima sexta-feira (30) para demonstrar apoio à candidata. Ela vai participar da "Caminhada Lilás - Mulheres com Marília", com concentração na Praça Maciel Pinheiro, às 15h, e saída às 16h30.

Arte: JC
Eleições de 2020 - FOTO:Arte: JC

Comentários

Últimas notícias