Propostas

Mendonça apresenta propostas para redução da carga tributária paga pelos recifenses

Entre as iniciativas apresentadas pelo democrata está o congelamento do IPTU e da Taxa de Lixo por dois anos na cidade

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 29/10/2020 às 18:55 | Atualizado em 29/10/2020 às 18:55
FOTO: GUGA MATOS/DIVULGAÇÃO
Mendonça Filho (DEM) promete reduzir carga tributária, simplificar abertura de pequenos negócios e estimular geração de emprego e renda no Recife - FOTO: FOTO: GUGA MATOS/DIVULGAÇÃO

.
Eleições 2020 - .

Em encontro com representantes do Sindicato dos Fazendários do Município do Recife nesta quinta-feira (29), o candidato do DEM à prefeitura, Mendonça Filho, apresentou as suas propostas para a redução da carga tributária na capital pernambucana e estímulo à geração de emprego e renda. A candidata a vice-prefeita na sua chapa, Priscila Krause (DEM), também participou da reunião. "O recifense é o cidadão que mais paga impostos no Norte e Nordeste. Tem gente saindo daqui para abrir comércio na Paraíba. Os comerciantes e micro e pequenos empreendedores são tratados como adversários pela prefeitura do PSB, que não ajuda e ainda atrapalha a vida de quem gera emprego e renda", afirmou, na ocasião.

O ex-governador do Estado aproveitou o momento para apontar o que considera dificuldades enfrentadas por aqueles que desejam abrir um negócio no Recife, e chamou atenção para os valores cobrados pela prefeitura para isso. De acordo com levantamento da equipe do democrata, "hoje, qualquer pessoa que deseje empreender na capital pernambucana paga cerca de R$ 3 mil reais somente em taxas e licenças", sendo que em cidades como Jaboatão dos Guararapes esse custo é zero. O motivo seria o fato de que o atual prefeito do município, Geraldo Julio (PSB), não teria aderido à lei de Liberdade Econômica sancionada em 2019.

>> Após atrito entre Mendonça, Patrícia e Daniel, movimentos de direita reafirmam apoio ao democrata

>> Mendonça Filho desafia João Campos a debater sobre cobranças de impostos na cidade do Recife

>> Mendonça Filho faz críticas a proposta de Crédito Popular lançada por João Campos

>> Mendonça rebate Patrícia na polêmica do 'Recífilis' e a acusa de preconceito contra nordestinos

"Vamos criar o Simplifica Recife, uma política de desburocratização para estimular o empreendedorismo e a geração de empregos. Também vamos aderir à lei de Liberdade Econômica, que possibilita que pequenos empreendedores entrem na formalidade sem pagar caro à prefeitura. E, por fim, faremos a revisão da legislação tributária para que o Recifense pague menos impostos, principalmente os recifenses mais pobres. Nossa agenda de compromissos se assemelha à do Sindicato dos Fazendários no sentido de fazer a economia do Recife crescer", cravou Mendonça.

IPTU

Ex-ministro da Educação, o democrata também apresentou aos fazendários a sua proposta de congelamento do IPTU e da Taxa de Lixo por dois anos no Recife. "É uma proposta inédita e elaborada com responsabilidade fiscal, sustentação financeira e técnica. Vamos eliminar a lógica punitiva do PSB de sacrificar a população e os empreendedores na cidade com altas taxas e impostos", destacou.

Na reunião, diretores do Sindicato dos Fazendários do Recife entregaram ao democrata o documento “Propostas para o Recife melhor: justiça fiscal, crescimento econômico, geração de emprego e renda e eficiência no gasto público”, com sugestões de crescimento econômico para o Recife. O objetivo é melhorar o ambiente dos negócios com a simplificação das obrigações tributárias, a formalização mais ágil dos micro e pequenos empresários, e a promoção da justiça fiscal nos tributos municipais. A proposta divide-se em dois eixos temáticos, receitas e despesas.

.
Eleições 2020 - FOTO:.

Comentários

Últimas notícias