Eleições 2020

Em encontro com Dom Fernando Saburido, Marília Arraes defende combate às desigualdades no Recife

Candidata a prefeita do Recife, Marília Arraes (PT) foi até a Cúria Metropolitana para encontrar-se com o arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido, acompanhada também do seu candidato a vice, João Arnaldo

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 12/11/2020 às 18:04 | Atualizado em 12/11/2020 às 19:43
Ricardo Labastier/Divulgação
Marília Arraes, candidata a prefeita do Recife, Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife e Joao Arnaldo, candidato a vice-prefeito do Recife - FOTO: Ricardo Labastier/Divulgação

Arte: JC
Eleições 2020 - Arte: JC

Nesta quinta-feira (12), a candidata a prefeita do Recife Marília Arraes (PT) foi até a Cúria Metropolitana para encontrar-se com o arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido, com quem falou sobre o combate às desigualdades, principal eixo do seu programa de governo. Ela esteve acompanhada do seu candidato a vice-prefeito, João Arnaldo (PSOL). 

"Quis visitar Dom Saburido porque reconheço no trabalho da igreja um instrumento importante de combate às desigualdades sociais. Para governar o Recife, precisamos intensificar parcerias incluindo iniciativas que já são realizados pela Arquidiocese de Olinda e Recife", afirmou Marília. 

Assistência Social

Na área de assistência social, Marília propõe a ampliação de equipamentos como os Centros de Referência da Assistência Social (CRAs), "garantindo, que no período dos quatro anos de gestão, tenhamos 24 CRAS implantados, atendendo todas as áreas da cidade, com garantia de estrutura, equipes completas e pactuações entre gestão, usuários e trabalhadores", disse trecho do programa de governo. 

Outra proposta nesta área é a de criar projetos de capacitação e empoderamento voltado para pessoas em situação de rua, viabilizados por meio de convênios com universidades e outr. Além disso, Marília pretende criar um programa para direcionar essas pessoas para o mercado de trabalho, "sempre com o acompanhamento das equipes de assistência social, para que possam ter o apoio necessário para a reintegração social", diz outro trecho do programa.  

Redes sociais

A três dias do primeiro turno e com as restrições impostas para a realização de atos de rua pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Marília vem intensificando a campanha pelas redes sociais. Só nesta quinta-feira (12), já foram sete postagens na sua página do Instagram. 

>> Ibope/JC/Rede Globo: PT espera arrancada de Marília Arraes na reta final para ir ao segundo turno no Recife

Em vários post, a candidata fala em "virada" de votos para possibilitar a sua chegada no segundo turno da eleição do Recife. De acordo com a última rodada da Pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, divulgada na segunda-feira (9), a petista oscilou dentro da margem de erro de três pontos percentuais, saindo de 19% para 21% das intenções de voto, enquanto o líder João Campos (PSB) também oscilou de 31% para 33%. Apesar de estar numericamente à frente de Mendonça Filho (DEM), 13% para 17% ela disputa com o democrata o segundo lugar na disputa.


Em outra publicação, Marília se dirige aos jovens recifenses à procura do primeiro emprego. "Essa gestão e pra voce, porque a gente enxerga a juventude do Recife como um celeiro de talentos que só precisa ter acesso a renda, moradia digna e qualificação educacional pra botar essa cidade pra frente", diz. 

>> Marília Arraes alfineta Geraldo Julio: 'Política para a juventude não pode ser apenas sortear smartphone e bicicleta'

No comparativo entre a terceira rodada da Pesquisa Ibope e a mais recente, Marília cresceu nove pontos percentuais na faixa etária de 16 a 24 anos, saindo de 16% para 25%.

Uma das propostas da candidata é fazer um diagnóstico das condições socioeconômicas da juventude recifense para subsidiar a criação de um programa de qualificação profissional para os jovens. Ela propôs a reformulação do Prouni Recife, para alinhar os cursos oferecidos às demandas do mercado, levando em consideração, por exemplo, o déficit de 1.500 vagas no Porto Digital.

No eixo "combate às desigualdades" no seu programa de governo, ela promete, entre outros pontos, assegurar direitos da juventude, pautado pelas diretrizes previstas no Estatuto da Juventude, aprovado pelo Congresso Nacional em 2013 no governo de Dilma Roussef (PT). A petista também defende políticas de promoção da igualdade racial e de oportunidades, "inclusive as voltadas à prevenção da violência contra a juventude negra, com programas que reduzam sua mortalidade e encarceramento", diz trecho do programa de governo.

Ainda nas suas redes sociais, ela citou a assinatura de um documento de compromisso elaborada pelo Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere-PE), que propõe um pacto "pela educação pública, gratuita, de qualidade e com valorização profissional". Além de Marília, também assinaram a carta os candidatos Cláudia Ribeiro (PSTU) e Victor Assis (PCO). 

Em outra postagem, Marília exibe um trecho do seu guia eleitoral em que defende a melhoria na atenção básica à saúde. "O Recife quer se sentir cuidado, quer um sistema de saúde rápido, prático e que funcione de verdade. A gente vai virar é a página de uma história triste que o Recife viveu nos últimos anos. A gente junto vai fazer um Recife melhor", diz a candidata no vídeo. 

Ricardo Labastier/Divulgação
Marília Arraes, candidata a prefeita do Recife, em reunião com Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife - FOTO:Ricardo Labastier/Divulgação
Arte: JC
Eleições de 2020 - FOTO:Arte: JC

Comentários

Últimas notícias