ELEIÇÕES 2020

Ibope/JC/Rede Globo: João segue líder no Recife; Marília e Mendonça disputam 2º lugar, com Delegada Patrícia em queda

Candidato socialista aparece agora com 33% das intenções de voto

JC
JC
Publicado em 09/11/2020 às 19:27
Notícia

Artes/SJCC
Quarta rodada da pesquisa Ibope/JC/Globo para prefeito do Recife nas eleições 2020 - FOTO: Artes/SJCC
Leitura:

O deputado federal João Campos (PSB) segue liderando a disputa pela Prefeitura do Recife. De acordo com os resultados da quarta rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, divulgada nesta segunda-feira (9), o candidato socialista aparece com 33% das intenções de voto, oscilando dois pontos percentuais - dento da margem de erro - em relação ao levantamento do último dia 29 de outubro. Já na disputa pelo segundo lugar, o empate técnico permanece agora entre os candidatos Marília Arraes (PT) e Mendonça Filho (DEM). A candidata petista passou de 18% para 21% das intenções de voto e o democrata, de 13% para 17%. Já Delegada Patrícia (Podemos) oscilou quatro pontos percentuais para menos, indo de 16% para 12%, tecnicamente empatada com Mendonça Filho.

A quarta rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo foi realizada entre os dias 7 e 9 de novembro. Foram entrevistados presencialmente 1001 votantes do Recife. A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número PE07456/2020. O levantamento foi encomendado pelo Jornal do Commercio e Rede Globo. 

 

Os demais candidatos Claudia Ribeiro (PSTU); Coronel Feitosa (PSC); Marco Aurelio Meu Amigo (PRTB); Carlos (PSL); Charbel (Novo); Thiago Santos (UP) e Victor Assis (PCO) oscilaram dentro da margem de erro e são indicados por até 1% dos eleitores, cada um.

O candidato Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB) anunciou a retirada de sua candidatura, nesta segunda-feira (9). Ele aparece neste levantamento, pois as entrevistas da quarta rodada do Ibope/JC/Rede Globo já haviam sido realizadas.

Artes/SJCC
Intenção de voto na quarta pesquisa Ibope/JC/Rede Globo para prefeito do Recife - Artes/SJCC

Os entrevistados que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto caiu de 14% para 10%, ao passo que os indecisos oscilaram de 4% para 3%.

 

Rejeição

A delegada Patrícia (Podemos) aparece agora, na quarta rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, com a maior taxa de rejeição entre os votantes do Recife. De acordo com o levantamento, a candidata do Podemos passou de 10% na primeira rodada da pesquisa, chegou a 14% de rejeição na segunda rodada, 20% na terceira e, agora, tem 40% de rejeição - o que a coloca na liderança de rejeição no Recife. O candidato João Campos (PSB), que liderava o percentual de rejeição entre os eleitores, aparece agora com 29%. Antes era rejeitado por 33% dos votantes. Já esteve com 36% na segunda rodada, e 28% na primeira. 

 

Coronel Feitosa (PSC) permanece com 28% de rejeição. Mendonça Filho (DEM) 24% e Marília Arraes 23%. Charbel (Novo) tem 17%. Carlos (PSL) e Thiago Santos (UP) 16%. Victor Assis (PCO), Cláudia Ribeiro (PSTU) e Marco Aurélio Meu Amigo aparecem, respectivamente, com 15%, 14% e 13%. Poderia votar em todos (1%). Os que não sabem ou preferem não opinar somam agora 5%. 

 

Votos válidos 

O resultado dos votos válidos da quarta rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo indica que a disputa pela Prefeitura do Recife só será deverá ser definida num segundo turno. De acordo com o levantamento, divulgado nesta segunda-feira (9), nenhum dos candidatos aparece com 50% mais um dos votos válidos para vencer a eleição no primeiro turno.

Artes/SJCC
Segundo turno na quarta pesquisa Ibope/JC/TV Globo para prefeito do Recife - Artes/SJCC

Segundo turno

Em um eventual segundo turno, a tendência apontada na quarta rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, divulgada nesta segunda-feira (9), mostra o candidato a prefeito do Recife João Campos (PSB) na liderança em relação aos outros candidatos, fora da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

 

Comparando com o último levantamento, divulgado dia 29 de outubro, João aumentou a diferença nos cenários de segundo turno, principalmente, contra a Delegada Patrícia (Podemos). Num embate direto com ela, num eventual segundo turno, João saiu de 45% para 51% e ela caiu de 38%, para 27%, contra o candidato do PSB.

 

Artes/SJCC
Intenção de voto na quarta pesquisa Ibope/JC/Rede Globo para prefeito do Recife - FOTO:Artes/SJCC
Artes/SJCC
Segundo turno na quarta pesquisa Ibope/JC/TV Globo para prefeito do Recife - FOTO:Artes/SJCC

Seja um assinante JC.

Assine o JC com planos a partir de R$ 1,90 e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo do jc.com.br, à edição digital do JC Impresso e ao JC Clube, nosso clube de vantagens e descontos que conta com dezenas de parceiros.

Assine o JC

Comentários

Últimas notícias