Eleições 2020

Líder do Governo Bolsonaro, Fernando Bezerra Coelho declara neutralidade no segundo turno das eleições a prefeito do Recife

O senador apoiava candidatura de Mendonça Filho no primeiro turno das eleições municipais

Gabriela Carvalho
Cadastrado por
Gabriela Carvalho
Publicado em 18/11/2020 às 10:26 | Atualizado em 18/11/2020 às 13:04
DIVULGAÇÃO
PROJETO Derrotado para o TCU, senador trabalhará pelos filhos em 2022 - FOTO: DIVULGAÇÃO

O líder do governo Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB) declarou, em nota enviada à imprensa nesta quarta-feira (18), que permancerá neutro durante o segundo turno das eleições no Recife. Anteriormente, Fernando havia declarado apoio ao candidato democrata Mendonça Filho, que ficou em terceiro lugar na eleição de primeiro turno da capital. No começo da campanha, o MDB-PE declarou apoio à candidatura de João Campos, mas FBC optou por manter o apoio a Mendonça.

"No primeiro turno das eleições municipais, apoiei a candidatura de Mendonça Filho à Prefeitura do Recife por estar convencido de que seu nome melhor representava os anseios de mudança da população e o campo de centro-direita. Nesse sentido, trabalhei pela união dos partidos em torno da candidatura do Democratas e, sem êxito, não fomos para o segundo turno", disse em nota.

>> Armando Monteiro confirma apoio a Marília Arraes (PT) no segundo turno para prefeito do Recife

O parlamentar alegou que, por o segundo turno ser formado por duas candidaturas de esquerda e ele ser o líder do governo do presidente Bolsonaro, crítico ferrenho dos partidos de esquerda, é necessário se manter neutro nessa eleição. Ainda em nota, o senador reafirmou que vai continuar trabalhando em favor da população recifense.

>> Partido da Delegada Patrícia, Podemos delcara apoio a Marília Arraes no segundo turno para prefeita do Recife

"No momento em que duas candidaturas do campo da esquerda disputam o segundo turno, como líder do governo do Presidente Jair Bolsonaro, assumo a posição de neutralidade. Mantenho, contudo, a disposição de continuar trabalhando em favor da população do Recife, ajudando na interlocução com o Governo Federal e contribuindo com o desenvolvimento da nossa capital seja qual for o resultado final da eleição", concluiu.

PT x PSB

A declaração de neutralidade de FBC chega em um momento do segundo turno em que os dois candidatos tentam adquirir novas alianças ou reafirmar o apoio alcançado de partidos no primeiro turno. 

Nesta semana, a candidata Marília Arraes (PT) recebeu apoio do Podemos, partido da candidata Delegada Patrícia, que ficou em quarto lugar na eleição majoritária. Além disso, o ex-senador Armando Monteiro (PTB) e o deputado estadual Álvaro Porto, que fazem parte da coligação que apoiava o candidato Mendonça Filho, também declararam apoio a candidata no segundo turno. 

O prefeito reeleito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), também declarou apoio à candidatura de Marília, após reunião com a postulante. Anderson é presidente do PL-PE, que também integrava na coligação do candidato Mendonça Filho. 

Já no campo socialista, o candidato João Campos (PSB) mantém os partidos adquiridos ainda no primeiro turno. O candidato conta com 11 partidos em seu palanque: MDB. PSD, PP, Republicanos, PV, Rede, Avante, Solidariedade, PCdoB, PROS e PDT.

Comentários

Últimas notícias