Eleições 2020

Armando Monteiro confirma apoio a Marília Arraes (PT) no segundo turno para prefeito do Recife

Candidata do PT se mostrou agradecida pelo apoio recebido

Cássio Oliveira Gabriela Carvalho
Cadastrado por
Cássio Oliveira
Gabriela Carvalho
Publicado em 17/11/2020 às 11:26 | Atualizado em 17/11/2020 às 17:16
DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM
Armando não tinha confirmado apoio a candidata até a manhã desta terça-feira (17) - FOTO: DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM

Após garantir que não ia apoiar o PSB no segundo turno das eleições majoritárias no Recife, o ex-senador Armando Monteiro Neto (PTB), em conversa com a reportagem do JC, confirmou, nesta terça-feira (17), que vai apoiar a candidata do PT, Marília Arraes.

"Diante do cenário que se desenhou no segundo turno, Marília representa a expressão da oposição ao projeto do PSB e oposição à gestão do PSB no Recife. Ela é a expressão do que parece ser um reposicionamento do PT em Pernambuco no sentido de fazê-lo um partido independente e não linha auxiliar do PSB, como vinha sendo com cargos no governo e na Prefeitura do Recife. Existe o PT governista e existe, agora, com Marília, a perspectiva de um PT independente, que se coloca claramente como oposição ao PSB", afirmou Armando Monteiro Neto.

>> Partido da Delegada Patrícia, Podemos declara apoio a Marília Arraes (PT) no segundo turno para prefeita do Recife

>> João Campos sobe tom contra o PT de olho em eleitores de Mendonça e Patrícia no segundo turno no Recife

>> Na briga do segundo turno no Recife, Marília (PT) diz que o primo João Campos (PSB) é imaturo e que PSB mancha imagem de Arraes

Cabe destacar que o apoio do ex-senador não representa o apoio de seu partido, o PTB, pois a sigla baixou uma resolução em setembro proibindo alianças com PT, PSOL, PDT, PCdoB, REDE, PSB, PCB, PSTU e PCO. Hoje, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson é alinhado ao presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido).

Marília Arraes é portadora de qualidades pessoais que posso atestar, é uma mulher corajosa, de fibra, que tem revelado espírito público. Portanto, é justo que se dê oportunidade.
Armando Monteiro Neto.

Em resposta ao apoio de Armando, Marília Arraes salientou que o político se destaca como alguém da oposição. "Armando é um militante de oposição, e não é de hoje. E fico muito feliz em receber um apoio pessoal dele", disse a petista que enfrentará seu primo, João Campos - o candidato do PSB - no segundo turno. No domingo passado, o socialista recebeu 29,17% dos votos válidos no Recife e candidata petista sagrou-se em segundo lugar, com 27,95%. 

Armando e Marília conversaram por telefone sobre o apoio no segundo turno. "Esse meu apoio não se traduz em nenhum compromisso de participação em governo. Não discuti isso, só disse que ela tem responsabilidade de falar ao conjunto da sociedade recifense", afirmou o político.

Mendonça Filho

Armando fez parte da coligação do candidato que ficou em terceiro lugar na eleição, Mendonça Filho (DEM), que preferiu se abster no segundo turno, não apoiando nem o PT nem o PSB.

"Quero expressar minha admiração e reconhecimento ao desempenho de Mendonça Filho, que recebeu o voto de 200 mil recifenses. Ele não chegou ao segundo turno pela fragmentação no nosso campo, mas ele teve vitória do ponto de vista politico, representando nosso conjunto", afirmou Armando Monteiro.

Voto de centro

Além de Armando Monteiro Neto, o Podemos, partido que teve como candidata no primeiro turno a Delegada Patrícia, anunciou apoio a Marília Arraes, nesta terça-feira (17). Assim, Marília terá apoio no palanque de siglas mais ao centro e centro-direita.

Após o resultado do primeiro turno, a petista chegou a ser questionada sobre como poderia capitalizar os votos de eleitores mais ao centro no Recife e disse que a discussão será diferente. "O que está em jogo é se o Recife quer continuar com quatro anos com uma gestão como é essa que está aí, uma continuidade. Ou, se o Recife quer fazer diferente, quer mudar, e mudar com experiência, com segurança. Tenho certeza que as pessoas vão entender, mesmo as que têm um posicionamento mais na direita, mais à centro-direita, vão entender que é isso que está em jogo. Não dá mais para continuar com o PSB”, disse a candidata.

Como o eleitor recifense se posicionou majoritariamente contra o PSB e a gestão do PSB, pois o candidato da situação (João Campos) teve menos de 30% dos votos, a vontade das urnas é a vontade do recifense de exigir mudança contra a continuidade do PSB e Marília Arraes é a esperança nessa linha, é a opção de oposição.
Armando Monteiro Neto.

Armando segue a mesma linha da candidata. "Eu sou do centro, não sou de esquerda, estava com Mendonça Filho no primeiro turno. Se estou apoiando Marília é porque ela é opção de oposição ao PSB, de oposição a uma gestão medíocre e incompetente que é a do PSB no Recife. Ela terá a capacidade de falar além do PT", destacou.

O ex-senador espera de Marília um diálogo amplo no segundo turno para atrair diferentes setores da sociedade civil. "Se espera que ela fale ao conjunto da sociedade e não a um setor ideológico, não somente a uma visão estritamente partidária. Precisa de discurso que dialogue com diversos setores da sociedade civil, com o setor produtivo, com o micro e pequeno empresário. Isso que espero e confio que ela assuma. Além de ter visão moderna, atualizada do que seria planejamento urbano, visão integradora do espaço metropolitano no Recife e compromisso com gestão fiscal responsável", afirmou o petebista.

Armando Monteiro e o PT

Na aliança de 2016, da esquerda para a direita, Silvio Filho (PRB), João Paulo (PT), Marília Arraes (PT) e Armando. Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Armando e o PT Sérgio Bernardo JC Imagem - Na aliança de 2016, da esquerda para a direita, Silvio Filho (PRB), João Paulo (PT), Marília Arraes (PT) e Armando. Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem

Não será a primeira vez que Armando Monteiro Neto estará em um palanque do Partido dos Trabalhadores. Na última eleição municipal do Recife, em 2016, ele estava na coligação do candidato a prefeito João Paulo, que estava no PT e, hoje, integra o PCdoB. A chapa era formado por PRB (hoje, Republicanos), PT, PTN (hoje, Podemos), PTdoB (hoje, Avante) e PTB.

Além de senador, Armando foi ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do governo Dilma Rousseff e votou contra o impeachment da presidente petista no Senado. Ele também já elogiou o ex-presidente Lula em diversas ocasiões, o classificando como "a maior liderança popular do Brasil".

Já em 2018, quando a candidatura de Marília Arraes a governadora de Pernambuco foi rifada pelo próprio PT em troca de uma aliança com o PSB, Armando Monteiro saiu em defesa da neta de Miguel Arraes. Ele chegou a classificar o ato como "um golpe no PT de Pernambuco".

Álvaro Porto

Outro membro do PTB a apoiar Marília Arraes foi o deputado estadual Álvaro Porto. De acordo com o parlamentar, é momento de unir forças para remover o PSB do Executivo da capital.

"Entro na campanha porque Marília demonstrou que tem força para administrar a cidade e sabemos que ela vai fazer o que deve ser feito: abrir todas as contas da Prefeitura, expondo aos órgãos de fiscalização e à Polícia Federal as irregularidades e os desmandos da gestão socialista”, disse o parlamentar em nota.

Para Porto, a candidatura de Marília representa, agora, o "não que a população do Recife deu ao PSB no primeiro turno". "Grande parte do eleitorado do Recife não aguenta mais este grupo que está aí e disse isso nas urnas. É esta realidade que nos motiva a declarar apoio a Marília", disse o deputado.

Citação

Marília Arraes é portadora de qualidades pessoais que posso atestar, é uma mulher corajosa, de fibra, que tem revelado espírito público. Portanto, é justo que se dê oportunidade.

Armando Monteiro Neto.
Citação

Como o eleitor recifense se posicionou majoritariamente contra o PSB e a gestão do PSB, pois o candidato da situação (João Campos) teve menos de 30% dos votos, a vontade das urnas é a vontade do recifense de exigir mudan

Armando Monteiro Neto.

Comentários

Últimas notícias