Candidatos à Prefeitura do Recife, João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT) estiveram frente a frente na manhã desta quinta-feira (19), durante o debate realizado pela Rádio Jornal. Por mais de uma hora, os candidatos confrontaram as propostas durante o enfrentamento mediado pelo comunicador Geraldo Freire. Esse é o primeiro embate realizado pelos herdeiros políticos de Arraes no segundo turno. Na próxima terça-feira (24), eles voltarão a se encontrar no debate que será promovido pela TV Jornal.
Confira como foi o debate:
Além da Rádio Jornal, a disputa entre os prefeituráveis foi transmitida por outras plataformas digitais do SJCC, por meio dos canais do YouTube e do Facebook, no Twitter da Rádio Jornal, no JC Online e no NE10. No Youtube, o debate obteve, até a publicação desta matéria, mais de 35 mil visualizações ao todo, contando com um pico de mais de 7 mil espectadores simultâneos. Apenas no player disponibilizado pela Rádio Jornal através de seu portal, cerca de 12 mil pessoas acompanharam o enfrentamento.
A diretora de Estratégias Digitais do SJCC, Maria Luiza Borges, destaca a importância do confronto de ideias entre os candidatos. "É a primeira oportunidade para que o eleitor que ainda está indeciso consiga decidir seu voto para o segundo turno", afirma. A grande difusão da informação promovida pelo SJCC também é vista como um incentivo para que o eleitor tome sua decisão. "Conseguimos espalhar ao máximo para que ninguém ficasse de fora. Para que mesmo os ouvintes que estavam em outros lugares pudessem acompanhar através da plataforma que ele escolheu", avalia.
No Facebook, por exemplo, o confronto obteve mais de 490 mil impressões, com quase 8 mil comentários e um pico de 4 mil espectadores simultâneos. "É um numero bem importante se você compara com o eleitorado no Recife. Temos aí duas figuras que despertam o interesse nacional, dois deputados federais que possuem um alcance que vai além das fronteiras do Estado e atraem a atenção não só dos eleitores recifenses", observa Maria Luiza. O destaque nacional também pode ser observado com a repercussão do debate fora de Pernambuco. O UOL, parceiro do SJCC, também reproduziu o confronto entre Marília (PT) e João (PSB) em sua página principal.
Diretora de jornalismo da Rádio e TV Jornal, Mônica Carvalho considera que "colocar os candidatos frente a frente é a dar a oportunidade para o ouvinte, para o espectador que nos vê pelas plataformas digitais, de conhecer melhor os candidatos, quais as propostas que cada um tem para a cidade e o posicionamento deles diante de temas cruciais para o Recife."
Mônica considera a audiência como um reflexo do interesse do ouvinte no processo eleitoral. "Batemos recordes de audiência digital, o que mostra que o eleitor está interessado em participar deste momento tão importante para a democracia que é decidir quem vai administrar a cidade pelos próximos quatro anos", afirma.
A expectativa da diretora agora é em relação ao debate que será realizado na próxima terça-feira (24). "Fomos a única emissora local a promover o debate no primeiro turno. Tivemos uma audiência histórica, liderando no Ibope por quase todas as duas horas de debate. Para o segundo turno, esperamos um debate ainda mais quente e com um engajamento ainda maior, tanto na TV aberta quanto nas plataformas digitais. Nossa prioridade é fazer com que os dois candidatos tenham tempo de esclarecer para o eleitor o que pretendem para o Recife, uma cidade que acumula problemas e tem inúmeros desafios", finaliza.
O diretor de Redação do Jornal do Commercio, Laurindo Ferreira, destaca o papel desempenhado pelo SJCC durante o pleito municipal deste ano. "Temos uma tradição de realizar debates e sabatinas com os candidatos, para auxiliar o eleitor em sua escolha. No primeiro turno, fomos o único sistema a promover debates em Pernambuco. Estamos fazendo o possível para cumprir o nosso papel de informar e debater temas importantes para a cidade do Recife e que são de absoluto interesse da população. As questões levantadas hoje já são acompanhadas cotidianamente pelo SJCC", comenta.
A diversidade de plataformas por onde o eleitor pode acompanhar a discussão também foi lembrada por Laurindo. "Tudo que o SJCC produz é multiplataforma. Esse foi mais um evento do nosso modelo de distribuição que se propõe a levar a informação para o eleitor onde ele estiver", completa.
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* Os dados foram coletados (cerca de) 13h40 do dia do debate. Portanto, são dados preliminares que podem sofrer alterações.
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