Segundo Turno

Rádio Jornal abre agenda de debates com prefeituráveis do Recife

Nesta quinta, a partir das 10h30, Geraldo Freire será o mediador do debate entre Jõa Campos (PSB) e Marília Arraes (PT)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 19/11/2020 às 8:37 | Atualizado em 19/11/2020 às 8:41
Montagem sobre fotos/Arnaldo Carvalho/JC Imagem
Debate para segundo turno no Recife entre João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT) - FOTO: Montagem sobre fotos/Arnaldo Carvalho/JC Imagem

A disputa eleitoral pela Prefeitura do Recife promete se acirrar nesta reta final. João Campos (PSB), que obteve apenas 9.780 votos a mais no primeiro turno, e Marília Arraes (PT) têm apenas 10 dias para conquistar o maior números de eleitores e buscar mais diálogos e articulações para tentar diminuir seus respectivos índices de rejeição. Com a proposta de ajudar os recifenses nesta decisão, a Rádio Jornal realiza nesta quinta-feira (19), a partir das 10h30, o primeiro debate do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) com os dois candidatos, no segundo turno. Na próxima terça-feira (24), às 11h20, eles discutem suas propostas na TV Jornal.

>> Liderança de Marília Arraes sobre João Campos inverte cenário no 2º turno e deve mobilizar campanhas com polarização da rejeição ao PT ou PSB

>> Ibope/JC/Rede Globo: Para 42%, apoio de Lula a um candidato no Recife não aumenta desejo de voto

"A Rádio Jornal tem 72 anos de história e a gente entende que promover este debate é proporcionar ao eleitor a chance de ouvir o confronto de ideias entre os dois candidatos que chegaram ao segundo turno e que disputam o comando da cidade pelos próximos quatro anos. Já nos reunimos com os representantes deles e reforçamos todos os cuidados sanitários para a realização do debate, com segurança para nossas equipes e para os candidatos. É mais uma prestação de serviço à comunidade, consolidando o nosso papel de uma rádio independente e que respeita o ouvinte e o debate democrático", pontua a diretora de Jornalismo da TV e Rádio Jornal, Mônica Carvalho. A expectativa é de uma audiência de 100 mil pessoas por minuto, conforme média do horário registrada pelo Ibope.

Dividida em cinco blocos, a transmissão terá Geraldo Freire como mediador. No primeiro bloco, João Campos e Marília Arraes terão a oportunidade de se apresentar ao público, explicando por que querem ocupar a Prefeitura. No segundo e terceiro blocos, eles farão perguntas diretas entre si, algumas com temas livres e outras com temas definidos, que serão sorteados na hora. Depois, os prefeituráveis irão responder as questões trazidas pelos jornalistas do SJCC. Já no último bloco, eles fazem suas considerações finais.

O cientista político Hely Ferreira pondera que o debate torna-se mais importante porque ambos os candidatos assumem um viés mais à esquerda, tendo propostas de gestão parecidas por seguirem a mesma tendência ideológica. Ferreira evidencia ainda os principais pontos a que os eleitores devem prestar atenção nesta reta final.

"Quando temos dois candidatos com a mesma tendência - que, neste caso, é mais para a esquerda -, os eleitores que votaram nos candidatos da direita se sentem 'órfãos', porque não se veem representados. Dois fatores vão definir a vitória no segundo turno: primeiro, quem conseguir ter uma menor rejeição no tempo que separa o primeiro do segundo turno; em segundo lugar, quem conseguir demonstrar que pode ter propostas de governo diferentes para a cidade do Recife. Sendo assim, esses dois pontos são de extrema importância para o eleitor levar em consideração, principalmente se ele não votou em nenhum dos dois no primeiro turno", complementa.

Com 233.028 votos no primeiro turno, equivalente a 29,17% dos votos válidos, o candidato João Campos disse o que espera do encontro desta manhã. "O debate da Rádio Jornal nos dará a oportunidade de aprofundar a discussão que estamos fazendo junto à população ao longo da campanha eleitoral. Será um momento para apresentar nossas propostas, discutir a viabilidade de cada uma delas e os seus impactos na vida dos recifenses. Vamos mostrar ao nosso povo qual o caminho que aponta para o futuro e que pode fazer o Recife seguir avançando", comenta.

>> Ibope/JC/Rede Globo: Marília aparece numericamente à frente, mas empatada no limite da margem de erro com João no Recife

>> Ibope/JC/Rede Globo: Vantagem de Marília sobre João no Recife é maior entre os que têm renda acima de 5 salários mínimos

Já para Marília Arraes, a segunda colocada, com 223.248 votos (27,95%), o debate desta quinta-feira além de fortalecer a democracia brasileira, é um ótimo espaço para os candidatos divulgarem suas propostas. "Debates são sempre importantes para fortalecer a nossa democracia, as discussões sobre o que é melhor para a cidade, para a população. O SJCC, mais uma vez, através da Rádio Jornal, está concedendo esse espaço tão importante para a nossa campanha. Geraldo Freire é um dos principais comunicadores do nosso Estado e o seu programa é um excelente espaço para reforçarmos o nosso projeto de cidade inclusivo e democrático para as pessoas", finaliza.

Onde acompanhar

A transmissão poderá ser acompanhada em tempo real pela rádio (90,3 FM e 780 AM) e também pela internet, através dos sites oficiais (Rádio Jornal, TV Jornal, NE10 e JC Online), perfis no Facebook e canais do YouTube de todos os veículos do SJCC. Durante os intervalos, o debate também contará com análises feitas pelos jornalistas Igor Maciel e Jamildo Melo no Facebook. Por meio da ferramenta CrowdTangle, eles vão comentar o desempenho dos candidatos e a repercussão nas redes sociais.

Comentários

Últimas notícias