MUDANÇAS PARTIDÁRIAS

Armando Monteiro Neto sai do PTB

A saída ocorreu seis dias depois do ex-senador declarar apoio à candidata do PT, Marília Arraes, a prefeitura do Recife

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 23/11/2020 às 20:41
DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM
O ex-senador Armando Monteiro Neto se desfiliou ao PTB nesta segunda-feira (23) - FOTO: DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM
Leitura:

O senador Armando Monteiro Neto se desfiliou na tarde desta segunda-feira (23) do PTB. A saída ocorreu seis dias depois dele declarar apoio à candidata do PT, Marília Arraes, que está disputando o segundo turno pela prefeitura do Recife com o candidato da situação, João Campos (PSB). O rompimento ocorreu porque o partido está se tornando de extrema direita para as posições políticas moderadas do ex-senador. Na tarde desta segunda (23), rolaram informações de que o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, teria convidado o Coronel Meira para ser o presidente estadual do PTB.

>> Coronel Meira vai comandar o PTB em Pernambuco

Caso Meira aceite o convite, ele vai substituir José Humberto Cavalcanti, que ocupa atualmente o cargo de presidente estadual da legenda e é amigo de Armando Monteiro Neto. Meira foi candidado a deputado federal em 2018 e candidato a vereador pelo Recife na eleição deste ano.

Discreto, Armando preferiu se pronunciar em nota sobre a saída. "Ao longo da minha vida pública, nunca admiti cabresto, nem recebo ordem unida", disse o ex-ministro num texto divulgado pela sua assessoria.
O desconforto do ex-senador com o PTB começou quando ele apoiou como candidato a prefeitura do Recife, o também ex-ministro Mendonça Filho (DEM), no primeiro turno.

A gota d'água que causou a saída foi o apoio declarado a Marília Arraes. Jefferson defende que os integrantes do PTB não podem apoiar partidos de esquerda, como o PT."Reitero o meu apoio à Marília. Nunca fui voto de cabresto", afirmou Armando Monteiro Neto, que disse já ter vários convites para fazer parte dos partidos de oposição. "Me sinto honrado com os convites. Vou avaliar junto com os companheiros depois da eleição", comentou. Em 2018, o ex-senador foi candidato a governador, mas não apoiou o então candidato a presidente Jair Bolsonaro, que na época era do PSL.

O ex-senador revelou ainda que queria Mendonça Filho no segundo turno. "Como a opção ficou entre João e Marília, estou dando um crédito de confiança a Marília, porque ela é corajosa e deve fazer um governo amplo, dialogando com o setor produtivo", concluiu.

O ex-senador já foi ministro no governo de Dilma Rousseff (PT) e foi um dos poucos políticos do Estado que, na época, votou contra o impeachment da ex-presidente petista. Ele estava no PTB desde 2003.

Leia na íntegra a nota divulgada pelo ex-senador Armando Monteiro Neto

"Tomando conhecimento de especulações sobre mudanças no comando do PTB em Pernambuco, que até o presente momento não foram confirmadas, antecipo a minha decisão de me desfiliar em caráter irrevogável do Partido Trabalhista Brasileiro. Comunico minha decisão, neste momento, ao meu amigo José Humberto Cavalcanti, Presidente Estadual, ao tempo em que reafirmo a minha irredutível decisão de apoiar a candidatura de Marília Arraes à Prefeita, que representa, neste momento, a melhor alternativa para o Recife, interrompendo um já longo, medíocre, e mal sucedido ciclo de gestões do PSB.

Ao longo da minha vida pública, nunca admiti cabresto, nem recebo ordem unida.
Agradeço a todos os companheiros do partido, dirigentes, parlamentares, gestores municipais, vereadores, lideranças e correligionários em geral, que nunca me faltaram, desde que iniciamos essa construção em 2003, sob a liderança do saudoso ex-presidente e empresário, José Carlos Martinez. Estou seguro de que em breves dias, nos reencontraremos".
Armando Monteiro Neto

Comentários

Últimas notícias