No segundo bloco do debate da Rádio Jornal, exibido na manhã desta terça-feira (24), os candidatos fizeram perguntas com temas livre entre si. Em uma das oportunidades, Marília fez uma pergunta sobre como seria as voltas as aulas com a pandemia do novo coronavírus (covid-19). "Eu sou mãe, estou passando por essa situação em casa e imagino como está sendo difícil também para as mães".
>> Marília Arraes e João Campos seguem com troca de farpas e ataques mútuos no debate da TV Clube
>> No início do debate TV Jornal, Marília Arraes diz que não vai cair em 'provocações' de João Campos
João Campos respondeu que educação era uma prioridade. "O primeiro passo é alinhar a decisão educacional, com a sanitária da saúde. Não vamos colocar nenhum aluno, nenhum professor, nenhum profissional da educação em risco. Mas a primeira ação vai ser fazer a medição do déficit de aprendizagem de toda a rede educacional de forma individualizada, por aluno, por turma e por colégio para que possamos ter a decisão acertada do que fazer para que cada aluno tenha o cuidado na aprendizagem devida", disse.
Já Marília falou sobre a situação estrutural das escolas no Recife. "Nós temos cerca de 70% das escolas com problemas estruturais. Então, nossa primeira vai ser uma reforma, uma manutenção geral desses prédios para que tenham condições de receber essas crianças e também verificar o problema de abastecimento de água deles. Não dá pra voltar as aulas com a pandemia sem ter o devido abastecimento de água", disse.
Segundo a petista, primeiramente será feita um levantamento sobre as condições da sala de aula e "uma adequação do conteúdo para que os professores possam se adaptar a essa nova realidade", além da atenção ao saneamento básico. "Porque 54% das escolas se encontram sem o saneamento básico, crianças brincando ali próximo ao esgoto. Então, vamos tomar todas essas providências e voltar às aulas respeitando as normas e sanitárias e com toda a responsabilidade", disse.
Comentários