Eleições 2020

Pesquisa Ibope/JC/Rede Globo: Marília Arraes desidrata mas se mantém em empate técnico com João Campos

A candidata a prefeita do Recife Marília Arraes (PT) caiu quatro pontos percentuais em relação à rodada anterior da pesquisa, enquanto João Campos (PSB) cresceu na mesma propoção

Luisa Farias
Cadastrado por
Luisa Farias
Publicado em 26/11/2020 às 0:04 | Atualizado em 26/11/2020 às 13:52
YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
OPOSIÇÃO Petista disse que João não assume papel anti-Bolsonaro - FOTO: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

Antes com folga no percentual de intenção de voto, Marília desidratou nesta nova rodada da Pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, divulgada nesta quarta-feira (25), e está com 41%, numericamente atrás do seu adversário João Campos (PSB), que apareceu com 43%, mas empatada tecnicamente, dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Ela caiu quatro pontos percentuais e ele cresceu na mesma proporção. 

Segundo a deputada estadual Teresa Leitão (PT), aliada de primeira hora de Marília, apesar de agora ela aparecer numericamente atrás de João, o resultado ainda é visto com tranquilidade pela campanha.
Para a parlamentar, a pesquisa retrata um cenário considerado desproporcional à “pancadaria”, segundo ela, que a candidata vem sofrendo neste segundo turno. “A pesquisa retrata o momento que pode ter sido por conta dessa pancadaria, esse machismo, essa insistência de desconstrução de Marília. Marília resiste. Para o grau de pancadaria e de baixaria que eles utilizaram, acho que a candidata resiste fortemente”, disse.

>> Ibope/JC/Rede Globo: Aliados de João Campos apostam no discurso da virada com o resultado da pesquisa

>> Ibope/JC/Rede Globo: João Campos tem 43%, e Marília Arraes tem 41%, acirrando disputa no Recife

Teresa acredita que os efeitos negativos da ofensiva de João contra ela conseguiram ser neutralizados. “Depois disso, a candidata ainda estar no empate técnico, significa que ela tem plenas condições de ser vitoriosa. A baixaria não pegou em todo canto não. A gente vai ter que analisar direitinho onde aconteceu (a queda no percentual de intenção de voto) e o que aconteceu. Mas acho que é normal nessa reta final de muita tensão”, completou.

Recortes

A petista continua com um melhor desempenho entre os entrevistados com ensino superior, assim como na primeira rodada da pesquisa no segundo turno, divulgada no último dia 18 de novembro. Ela, porém, caiu de 49% para 40% dos votos desse segmento, enquanto João subiu de 33% para 38%. Também caiu na faixa do eleitor com ensino médio (46% para 38%). Em contrapartida, ela cresceu entre os entrevistados com ensino fundamental (38% para 46%), segmento em que ela está numericamente a frente de João, que tem 45%. 

No recorte por renda, ela cresceu apenas entre as pessoas com 55 anos ou mais, saindo de 38% para 43%. Na segmentação por religião, ela oscilou negativamente dois pontos entre os evangélicos (32% para 30%). Segue a frente entre os católicos, com 45%, e João com 41%. 

Pesquisa

A pesquisa foi realizada de forma presencial entre os dias 23 e 25 de novembro de 2020. Foram entrevistados 1.001 votantes do Recife. A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com o nível de confiança de 95%. A pesquisa, contratada pelo Jornal do Commercio e Rede Globo, está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco sob o protocolo Nº PE04600/2020.

Arte: JC
Eleições de 2020 - FOTO:Arte: JC

Comentários

Últimas notícias