Um dia antes do segundo turno das eleições municipais, pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (28) aponta empate no Recife entre os candidatos João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT), ambos com 50% dos votos válidos (sem contar brancos, nulos e indecisos). O levantamento foi contratado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo.
>> João Campos se diz preparado para encarar os desafios do Recife
>> Marília Arraes diz ser mais preparada e promete mudanças para o Recife
>> Ibope/JC/Rede Globo no Recife, votos válidos: João Campos, 50%; Marília Arraes, 50%
A pesquisa foi realizada de forma presencial, entre os dias 27 e 28 de novembro. Foram entrevistados 1.803 eleitores do Recife. A margem de erro máxima estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade. A pesquisa está registrada no TRE-PE com o número 08731/2020.
Em relação aos levantamentos anteriores do Datafolha, divulgados em 19 de novembro e em 26 de novembro João subiu de 45% para 48% e, agora, tem 50%. Por outro lado, Marília tinha 55%, desceu para 52% e, agora desceu mais uma vez, para 50%.
IBOPE
Também neste sábado (28), foi divulgada a última rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo para o segundo turno no Recife. Assim como no Datafolha, João e Marília aparecem empatados, ambos com 50% dos votos válidos, reforçando a tendência de uma eleição acirrada, neste domingo (29).
Empate
A pesquisa aponta que, nos votos totais, que incluem indecisos, brancos e nulo, os candidatos João Campos e Marília Arraes estão empatados, ambos com 42%. Os que afirmam votar em branco, nulo ou em nenhum somam 12%. Outros 4% dizem não saber em quem votar.
O levantamento também mostrou que o eleitorado do Recife está bem ciente do número dos candidatos, pois foram 93% das menções corretas e 1% de menções incorretas. Além disso, outros 4% afirmaram não conhecer o número do postulante e 2% afirmou não saber anular o voto.
>> Quem não votou no primeiro turno, pode votar no segundo
Dos que afirmaram votar em Marília Arraes, 96% mencionaram corretamente o número número da petista, que é o 13. As menções incorretas somaram 1% e 3% afirmaram não saber o número dela. No caso de João Campos, as menções corretas ao número do candidato, o 40, somaram 93%. As menções incorretas ficaram em 1% e 6% não soube afirmar o número do socialista para digitar na urna eletrônica.
Comentários